O plenário da Câmara Municipal de Ilhéus ficou lotado para a sessão especial alusiva às comemorações pelo Dia do Cacau, realizada quarta-feira, 27. Os oradores foram unânimes em destacar a importância do cacau brasileiro, especialmente o da região Sul da Bahia, no contexto econômico local, regional, nacional e mundial.
O vereador Ivo Evangelista (PRB), que propôs a sessão especial, externou sua preocupação com a falta de ISSO (selo de qualidade) do cacau baiano. “É inexplicável que outros produtos da nossa terra tenham selo de qualidade, como o café, leite, queijo, mamão, laranja e tantos outros, mas o nosso cacau, não. Vou cobrar sempre das nossas autoridades que corrijam essa terrível injustiça”, enfatizou.
Um dos palestrantes lembrou que a Organização Internacional do Cacau (ICCO) prevê que haverá déficit mundial do fruto nos próximos dois anos, em função de pragas, doenças e envelhecimento das plantações.
No entanto, algumas autoridades acreditam que o cacau produzido no país, por ter excelente qualidade, continuará por décadas sendo referência mundial.
Ascom/Câmara Municipal de Ilhéus