Ilhéus: Balcão do Empreendedor atende demanda do Sebrae

Ilhéus: Balcão do Empreendedor atende demanda do SebraeA decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 20, em reunião entre representantes do Sebrae e da Secretaria de Indústria e Comércio, no Palácio Paranaguá, e tem o objetivo de criar um cadastro único de microempreendedores do município e fortalecer a parceria entre as instituições.

A partir desta terça-feira, dia 21, todo atendimento ao microempreendedor de Ilhéus será concentrado no Balcão do Empreendedor. A decisão foi tomada por representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em reunião na tarde da segunda-feira, dia 20, no Palácio Paranaguá. O objetivo principal é criar um cadastro único dos pequenos empresários de do município e fortalecer a parceria entre as instituições.

Com a decisão os microempreendedores ilheenses devem emitir o boleto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), formalizar empreendimento e fazer a declaração anual de faturamento (que este ano vai até março) somente no Balcão do Empreendedor. A unidade funciona das 8h30 às 18 horas, no térreo do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n, Centro). Também podem ser realizadas no local inscrições para as oficinas promovidas pelo Sebrae.

Estão disponíveis vagas para quatro cursos que vão ocorrer no próximo mês de fevereiro: Sei comprar (dia 4), Sei empreender (dia 6), Sei controlar meu dinheiro (dia 11) e Sei vender (dia 13). Todos os cursos são gratuitos e vão ocorrer sempre das 18 às 21 horas, na sede do Sebrae, na Praça José Marcelino, Nº 100, Centro. As inscrições também podem ser realizadas com Cláudia Iglesias pelo fone 73 3634-4068 (segunda à sexta-feira, em horário comercial).

Balcão do Empreendedor – Referência regional, o Balcão do Empreendedor foi criado em abril do ano passado, com o objetivo de fornecer orientações empresariais, direcionamento para crédito, formalização de microempreendedores individuais, entre outras propostas de desenvolvimento para o empresário.

Desde a criação, já foram realizados cerca de 5.000 atendimentos a micro empresários de Ilhéus, que somam o total de 4.600. Conforme o titular da Sedic e prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), o programa tem oferecido vários benefícios aos pequenos empreendedores. “A emissão do alvará que antes levava em torno de 40 dias, hoje é feita em sete dias. Para atividades consideradas de risco, o prazo era de 60 dias e caiu para 21”, exemplifica.

O case do Balcão do empreendedor foi apresentado como modelo no estande de gestão pública, na Feira do Empreendedor, que aconteceu em outubro do ano passado, para prefeitos e representantes do poder público municipal de outras cidades. Antes em evento regional, o Sebrae considerou o serviço da Prefeitura de Ilhéus, referência para toda a região sul.

 

Secretaria de Comunicação (Secom)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui