Ilhéus: Atividades do Outubro Rosa são encerradas nesta quinta-feira em Ilhéus

Ilhéus: Atividades do Outubro Rosa são encerradas nesta quinta-feira em Ilhéus

Voltado para oferecer orientações e exames às mulheres, principalmente sobre o câncer de mama e do colo uterino, sob a coordenação do Departamento de Atenção Básica, o evento foi realizado durante todo o mês, no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Nelson Costa, sempre às quintas-feiras, contando com participação popular.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) encerra nesta quinta-feira, dai 30, o evento Outubro Rosa com programação no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Nelson Costa, na zona Sul de ilhéus. Voltado para oferecer orientações e exames às mulheres, principalmente sobre o câncer de mama e do colo uterino, sob a coordenação do Departamento de Atenção Básica, o evento foi realizado durante todo este mês, sempre às quintas-feiras, contando com participação popular, como atesta a diretora Bárbara Christian.

Nestes encontros, que acontecem das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, são apresentadas palestras, oferecendo orientações para o autoexame, assim como os períodos em que se deve procurar um diagnóstico médico. Também são realizadas dinâmicas em grupo, distribuição de panfletos e preservativos, além de um lanche, tanto no período vespertino quanto matutino. De acordo com Bárbara Christian, para diversificar as atividades, no período da tarde, além de promover o atendimento dos pacientes agendados, ocorrem outras atividades, a exemplo de curso de maquiagem, massagens, sorteio de brindes e de doces, como sonho de valsa.

Em todos os encontros promovidos, diz a diretora, a Secretaria de Saúde contou com o apoio de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) “que nos ajudam a alertar a população feminina para o conhecimento da doença, principalmente se houver um histórico familiar, o que necessita de maior atenção”, Bárbara Christian. A diretora explicou, por fim, que, a partir dos 35 anos de idade as mulheres devem realizar um exame clínico, ao menos uma vez por ano, e acima dos 50 anos, de dois em dois anos. “Nos autoexames que devem fazer em suas residências, caso percebam nódulos nos seios, devem se dirigir com urgência para atendimento médico”, finalizou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui