Ilhéus: 22 mil alunos da rede municipal de ensino estão sem aulas

Ano letivo começaria atrasado por conta da greve dos professores em 2013.
Sindicato não aceita proposta do governo, diz secretária de educação.

Ilhéus: 22 mil alunos da rede municipal de ensino estão sem aulasVinte e dois mil alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus, no sul da Bahia, ainda não voltaram às salas de aula em 2014.  O ano letivo já começaria atrasado por causa da greve dos professores do ano passado, que durou 83 dias.

As aulas deveriam ter começado no dia 14 de abril, mas foram adiadas para esta quinta-feira (24). Contudo, os alunos que chegaram às escolas municipais nesta quinta, não encontraram os professores.

“Respeito os professores, sei que eles têm que ter um bom salário, mas por outro lado, não tão respeitando o direito da criança”, diz Uelinton de Almeida, comerciante e pai de uma aluna.

De acordo com Enilda Mendonça, representante do Sindicato dos Trabalhadores em educação,  o governo não fez propostas referentes ao piso nacional dos professor. “Até o momento, o governo não colocou uma proposta na mesa de cumprimento do piso nacional dos professores e a revisão dos demais trabalhadores da educação. Por isso, a categoria ainda não iniciou o ano letivo”, explica.

Já o a secretária de educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha diz que o sindicato não concorda com a proposta do governo. “A proposta que o governo faz o sindicato não aceita que é, primeiro avaliar o quadrimestre, isso significa até o final de abril, então em maio provavelmente já tenha uma resposta, pra saber da condição de efetivamente revisar esse piso”, conta.

Mesmo com a paralisação, algumas escolas municipais de Ilhéus estão funcionando. A escola Heitor Dias é uma delas. De acordo com a diretora, as cinco turmas da escola estão sem aulas, pois dois professores aderiram à greve e um ainda falta ser contratado. Outras duas turmas estão em funcionamento e do total de 1200 alunos matriculados, menos da metade estão comparecendo as aulas, cerca de 480 alunos estão indo para a escola.

 

 

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui