II Mutirão de Limpeza no Arquipélago de Abrolhos tem resultados animadores

A segunda edição do Mutirão de Limpeza no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos registrou uma redução significativa na quantidade de resíduos coletados, cerca de 145kg a menos do que foi retirado no ano passado, quando 337,86 kg de lixo foram removidos apenas nas Ilhas Siriba e Santa Bárbara. “Acreditamos que este fato deve-se, sobretudo, à iniciativa do primeiro ano – 2010, o que desencadeou uma série de campanhas de limpeza no arquipélago.” Afirma o coordenador de Educação Ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Kid Aguiar.

A ação reuniu 52 participantes, entre patrulheiros, professores e convidados, que recolheram 193,27kg de material nas Ilhas de Santa Bárbara, Redonda e Siriba, sendo que nas duas últimas a quantidade de lixo coletada foi considerada insignificante, representando menos de 1 kg do total. Entre os itens encontrados estão plástico, vidro, borracha, isopor, alumínio, metal e tecido. O Projeto Baleia Jubarte – iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental – foi responsável pela triagem, pesagem e destinação final deste material.

Coordenaram e participaram dessa ação o Projeto Baleia Jubarte, o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, a Organização Sócio-Ambientalista Jogue Limpo, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Marinha do Brasil e as empresas Horizonte Aberto Catamarans e ZM Embalagens – Sacos de Lixo Oxi-biodegradáveis.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Além da biodiversidade característica do local, reconhecido por sua beleza e exuberância, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui uma formação coralínea, chamada “chapeirão”, única no mundo. São cinco ilhas (Ilha de Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita) no entorno da região, marcada, principalmente, pela rica vida marinha. O local é também o maior berço reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul, o que explica o fato de o Instituto Baleia Jubarte manter uma de suas sedes em Caravelas, ponto do continente mais próximo ao Arquipélago.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado com a finalidade de preservar atributos excepcionais da natureza, aliando a proteção integral da flora e fauna e das belezas naturais à sua utilização para fins educacionais, recreativos e científicos, de acordo com normas estabelecidas pelo Instituto Chico Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui