II Encontro de Prevenção ao Suicídio é realizado pelo CAPS, FASB e PMTF

O 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio na Câmara. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Por volta das 7h30 desta sexta-feira, dia 21, teve início o ciclo de palestras que compôs o 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF) através da Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

A psicóloga dr.ª Janine Dagnoni

A psicóloga dr.ª Janine Dagnoni Neiva foi uma das palestrantes, tratando do tema “O que é felicidade?”. Segundo ela, a abordagem do Setembro Amarelo feita neste ano tem sido um pouco diferente, com foco no que o indivíduo quer e como ele interpreta isso. “A gente vive muito uma cultura da felicidade, em que o sujeito precisa estar feliz a todo e qualquer custo. E a gente entra numa onda de que as emoções negativas são algo a ser evitado”, disse.

O secretário de Saúde, Max Almeida

O secretário da pasta, Max Almeida, acompanhou o Encontro. Ele considera de extrema importância que sejam realizadas tais reflexões, tendo em vista o envolvimento de vários setores da saúde e do social na questão discutida. “Fazemos questão de incentivar e apoiar eventos como esse”, enfatizou.

Vivian Silva, coordenadora de Saúde Mental do município, destacou que foram reunidas diversas secretarias na campanha do Setembro Amarelo. “Em parceria com faculdades e escolas da cidade, nós reunimos toda comunidade para tratar de algo que era como tido como um tabu”, disse.

Outras palestras que ocorreram:

Suicídio: como abordar e prevenir, com o dr. Eglife Brauher.

Influências dos transtornos psiquiátricos no suicídio, com a psicóloga Valesca Melo.

Valorização da vida, com a mestre em Saúde Coletiva, a enfermeira Francielli Garcia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui