Estudantes do curso de licenciatura intercultural indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Porto Seguro, realizou uma manifestação na sede da instituição, na manhã da última sexta-feira (29).
O motivo seria ausência de prestação de contas do IFBA ao Ministério da Educação referente ao curso, iniciado em 2016. Por este motivo, os estudantes não estariam recebendo recurso para arcar com alimentação, transporte e hospedagem.
De acordo com a informação, o MEC teria disponibilizado R$ 400 mil por ano para a instituição de ensino repassar para 60 estudantes. No entanto, desde fevereiro de 2019, os indígenas não recebem a bolsa-auxílio. Segundo os manifestantes, representantes do MEC informaram que o bloqueio ocorreu devido à falta de prestação de contas.
“Queremos começar 2020 com nossa bolsa-auxílio, pois não estamos conseguindo arcar com as despesas. Em um período deste ano, precisamos nos alojar na quadra do IFBA por causa da falta do recurso”, disse um dos líderes da reivindicação e estudante do 5º semestre, Itucuri Santos Santana, que mora na Aldeia Boca da Mata.
A diretoria do IFBA e indígenas se reuniram e definiram um prazo para apresentação da prestação de contas atualizada. “Se até a próxima quarta-feira (04), os diretores não apresentarem esse documento, vamos fazer uma nova manifestação”, completou Itucuri.