Idosos de 90 anos ou mais começam ser vacinados contra a covid-19 em Mucuri

Idosos de 90 anos ou mais começam ser vacinados contra a covid-19 em Mucuri. Foto: Ascom

Após vacinar 452 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19, de um total de 540 doses de vacinas recebidas até agora, a Secretaria de Saúde de Mucuri deu início na última quarta-feira, 3 de fevereiro, a imunização do segundo público prioritário de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), que são idosos com 90 anos ou mais e que estejam asilados.

No primeiro dia foram vacinadas 16 pessoas e o local escolhido foi o Lar dos Idosos, que fica no distrito de Itabatã. Já na quinta-feir, 04 de fevereiro, outros 19 idosos também receberam a primeira dose da vacina. Além dos profissionais de saúde e idosos, indígenas aldeados também estão entre os públicos prioritários para a vacinação.

Foto: Ascom

Segundo Fernando Jardim, secretário municipal de Saúde, a vacinação em Mucuri segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). “Até o momento, a imunização atende a profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, serviços de diagnóstico, Prontos Socorros e Prontos Atendimentos, além dos idosos de instituições de longa permanência (ILPIs)”, assegura.

Foto: Ascom

Primeiro

O município de Mucuri foi o primeiro da região a receber as doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A primeira pessoa vacinada foi a técnica de enfermagem Edilma Oliveira Morais, de 61 anos, que coordena o setor de vacinas no município e é a responsável por imunizar os seus colegas que atuam na linha de frente de combate à covid-19. Logo depois foram vacinados o técnico em radiologia José Carlos Nunes Coelho e a médica Júlia Caroliny Nogueira Borges.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui