Ibirapuã: Festa dos Mouros na Vila Juazeiro atrai multidão

Ibirapuã: Festa dos Mouros na Vila Juazeiro atrai multidãoUma multidão compareceu a Praça Geraldo Chácara na Vila Juazeiro, zona rural de Ibirapuã, neste fim de semana para prestigiar mais uma edição da Festa dos Mouros.

Na sexta –feira (23) se apresentaram as bandas Trilha do Arrocha e Clemilton e o Forró Pegada Quente. No sábado (24) a animação ficou por conta de Dangelly’s Show, Garanhões do Forró e os Os Brothe’s. E a despedida da festa no domingo foi ao som do Forrornejo.

Durante a tarde houve apresentações culturais, de capoeira e culinária afro. A festa dos Mouros e Cristãos é uma tradição que vem desde a época medieval, onde é retratado em dramatização a luta entre mouros e cristãos. Há ainda as prisões dos moradores que depois de presos só serão soltos mediante pagamento de uma quantia simbólica.

Antes das lutas começarem é enviado um emissário de cada lado que faz perguntas, a partir das respostas dadas a luta começa. A luta só termina depois da procissão, quando finalmente os Mouros são dominados pelos Cristãos são levados a força para os pés do Santo.

Para o prefeito Rildo Andrade manter a tradição é manter viva a cultura do povo. “Para esta administração realizar um festa tão bonita e rica como esta é uma enorme satisfação, pois sabemos da importância desta contribuição para o fortalecimento da cultura, economia, entretenimento e lazer da comunidade. A Vila Juazeiro mantém viva a cultura e merece cada investimento realizado neste evento,” concluiu.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui