Ibirapuã: ‘Campanha Pai Presente’ esclarecm dúvidas sobre reconhecimento paterno

Em Ibirapuã, a ‘Campanha Pai Presente’, que tem como objetivo garantir o direito a paternidade, está a todo vapor. Graças ao Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Defensoria Pública, muitas crianças terão seus registros atualizados. Nos dias 21 e 22 de julho foram realizadas no Fórum da cidade as audiências de esclarecimento da campanha.

Na oportunidade, o juiz Cássio Jorge Tristão Guedes falou sobre a importância da iniciativa. “É direito da criança o nome, lazer, educação, saúde e alimento, e é dever dos pais proporcionar isso aos filhos. Por isso, a campanha quer estimular o reconhecimento voluntário, para os que não têm dúvidas da paternidade. Para os que não tem certeza, é direito deles solicitar um exame de DNA que comprove o resultado,” disse.

A declaração de paternidade pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filho. Em ambos os casos, é preciso comparecer à Defensoria Pública Local. A Defensoria de Ibirapuã esta localizada à Rua Nilson Mendes de Andrade, 318, Centro (próximo ao Super Lar). E a de Lajedão localizada na sede da Assistência Aocial, à praça Plínio Dantas, centro, Lajedão.

Para dar início ao processo é preciso que a mãe compareça ao local portando cópia dos documentos RG, CPF e comprovante de residência, além dos documentos da criança ou adolescente. A partir da indicação do suposto pai, feita pela mãe ou filho maior de 18 anos, as informações são encaminhadas ao juiz responsável. Este, por sua vez, vai localizar e intimar o suposto pai para que se manifeste quanto a paternidade, ou tomar as providências necessárias para dar início à ação investigatória.

Caso o reconhecimento espontâneo seja feito com a presença da mãe (no caso de menores de 18 anos) e no cartório onde o filho foi registrado, a família poderá obter na hora o novo documento.

Depois da paternidade reconhecida serão regulamentos os direitos apensão alimentícia, guarda e visitação.


Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui