Ibicaraí: Colégio Universitário da UFSBA é apresentado

Ibicaraí: Colégio Universitário da UFSBA é apresentado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O modelo de funcionamento da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) com os Colégios Universitários (Cunis) foi apresentado à comunidade de Ibicaraí pelo reitor da universidade, Naomar Almeida, e pela vice-reitora professora Joana Guimarães, a convite do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana. O município vai sediar um dos Colégios Universitários, atendendo, além de Ibicaraí, Floresta Azul, Itaju do Colônia e Barro Preto.

Participaram da apresentação, o deputado federal Geraldo Simões, relator do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado estadual, Rosembeg Pinto, e os prefeitos de Pau Brasil, Alberto Rocha (Dr. Alberto), e de Floresta Azul, Sandra Cardoso, além de representantes de prefeituras da região.

O Colégio Universitário de Ibicaraí tem uma estimativa de atender 200 alunos dos quatro municípios. “Os professores Naomar e Joana têm desenvolvido todo o empenho na execução desse projeto de universidade que vai fazer com que os filhos da região possam estudar em uma universidade federal”, disse o prefeito Lenildo. De acordo com ele, pelo seu conhecimento de professor, não mais que 30 pessoas alcançaram o estudo em uma universidade federal no município.

Para o sociólogo e deputado Rosemberg Pinto, o projeto da universidade “é inovador na sua organização com os estudantes, não precisando fazer grandes deslocamentos na busca da educação”. O deputado federal Geraldo Simões afirmou que a Universidade é a maior conquista da região nos últimos anos. “Somente um estudioso, um cientista como professor Naomar, pensou uma proposta tão brilhante”, afirmou ele.

De acordo com o professor Naomar Almeida, a ideia dos Colégios Universitários foi concebida pelo educador Anísio Teixeira, na década de 50. Escreveu o educador à época “E o colégio universitário, nas escolas superiores… [parte de um] ciclo inicial que diplomaria os estudantes num primeiro grau de bacharel, o qual não importaria no direito de exercer a profissão. Este direito, para ser alcançado, exigiria que o diplomado seguisse em escola mais adequada o restante do curso, que seria o profissional propriamente dito”.

Os Colégios Universitários

A entrada nos Colégios Universitários será o primeiro ciclo na formação do aluno da UFSBA. Serão oferecidas cinco mil vagas, em 26 unidades dos Colégios Universitários, sendo 2550 na área do Território Litoral Sul, 1150 no Território Costa do Descobrimento e 1300 no Território Extremo Sul. O modelo é adotado por 13 universidades federais brasileiras, um dos exemplos de universidades de grande porte que vem adotando o sistema é a Unicamp, de Campinas (SP), uma das mais conceituadas universidades brasileiras.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui