Ibametro fiscaliza brinquedos no Dia das Crianças

Ibametro fiscaliza brinquedos no Dia das CriançasCom a proximidade do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), realizou fiscalização sobre a qualidade dos brinquedos para coibir a comercialização de produtos que possam afetar segurança das crianças. Durante a ação, foram verificados aproximadamente 14 mil brinquedos em 37 estabelecimentos comerciais. Um total de 152 produtos foram reprovados e apreendidos pelo Instituto, órgão delegado do INMETRO na Bahia.

Os respectivos estabelecimentos comerciais foram multados em valores que variam de um a 50 salários mínimos. Entre os produtos fiscalizados, as bicicletas infantis, produto de grande apelo de consumo na data comemorativa. Foram testadas 12 marcas de bicicletas e todas foram aprovadas.

O Diretor de Regulação e Mercado do Ibametro, Edson Sales, alerta aos pais. O brinquedo tem que ser seguro. Os pais devem observar se o brinquedo tem o selo do INMETRO, a garantia de que o produto foi testado e aprovado. O selo do INMETRO deve apresentar a indicação da idade adequada para o brinquedo, bem como informações sobre o produto detalhadas em português.

Edson Sales explica que os técnicos do IBAMETRO realizaram diversos testes nos brinquedos para verificar o quesito segurança. Os testes avaliaram se há riscos de partes pequenas do brinquedo se soltarem, podendo ser ingeridas pelas crianças. Outros aspectos observados foram:  se o produto possui partes pontiagudas ou cortantes, que possam causar ferimentos, e se o produto contém partes energizadas, podendo gerar choques elétricos”, detalhou. Sales acrescenta que também foi verificado se os produtos possuíam o selo de qualidade do INMETRO, com as informações exigidas pelo Órgão Federal, entre outros pontos. A fiscalização de brinquedos aconteceu na capital e interior do Estado da Bahia. Denúncias sobre brinquedos e outros produtos, que coloquem em risco a segurança do consumidor, podem ser feitas pelo Disque Ibametro: 0800 071 1888.

Fonte: Ascom do Ibametro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui