IABS implanta projeto na Costa do Descobrimento

IABS implanta projeto na Costa do Descobrimento
Reunião na Casa dos Pescadores com representantes da IABS, La Torre Resort e Diretoria de Pesca.
Comunidade pesqueira de Cabrália e empresariado local: Parceria e desenvolvimento

Na última quinta – feira de abril (28/04), o La Torre Resort recebeu pescadores representantes da Comunidade de pesca de Santa Cruz Cabrália. O Projeto “Pescando com Redes 3G” do Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS foi implantado no município e um dos objetivos é fazer com que o empresariado da Costa do Descobrimento participe de forma a priorizar a compra de pescados diretamente das entidades pesqueiras da cidade. No total são 15 embarcações que já possuem o aplicativo do projeto, sendo que duas delas são da comunidade indígena Pataxó, e as outras, distribuídas entre pescadores do Guaiú, Santo Antônio e Santo André.

Empresas Envolvidas

Através do projeto, este que tem como empresas executoras e financiadoras a VIVO ZTE, Qualcomm Wireless Reach (instituição norte americana) e USAID From the American People. Uma das etapas foi a colocação da torre da VIVO no Guaiú, fazendo com que melhorasse, de maneira significativa, o sinal de internet em alto mar, pois dele o pescador estará enviando a quantidade de produtos que a embarcação já possui à sede.

Trabalho na colônia

O escritório responsável pelo armazenamento desses dados fica na própria Colônia de Pescadores Z – 51. O escritório quando contatado pelo empresariado, repassa essa quantidade de produto disponível para a comercialização; interessado em comprar a mercadoria faz a reserva diretamente com a colônia; realizado esse procedimento, a empresa que fizer a reserva não poderá mais suspendê-la, pois isso poderá causar prejuízo ao pescador que deixa de vender o produto para outro comprador.

Capacitação

Os pescadores que fazem parte do projeto tiveram aulas de informática na própria colônia. Cada embarcação tem um aplicativo (celular com internet por onde o pescador manda os cálculos dos produtos para a sede via internet e também recebe informações sobre a meteorologia, localização de cardumes, ph da água etc).

Preocupação Social

O La Torre Resort, uma das empresas que mais usa mariscos e frutos do mar, tanto no hotel quanto na Nativa Clube de Praia, participou de diversas reuniões com os pescadores de Cabrália; conheceu a realidade local: A tarifa (local que recebe e trata o pescado para pós-venda), Cooperativa dos Pescadores – COOPESC onde é fabricado o gelo artesanalmente e armazenamento dos produtos.

Segundo João Paulo – Bacharel em Turismo e especialista em desenvolvimento sustentável, a empresa financiadora do projeto, a Qualcomm busca financiar e estimular ações sócio-ambientais principalmente em regiões com baixo índice de desenvolvimento humano, mas com grande possibilidade de desenvolvimento turístico.

O representante do La Torre Resort, Thon Gobira afirmou que não irá faltar trabalho para os pescadores: “O hotel tem preocupação com o trabalho social, pesca artesanal etc. Aqui no hotel, o consumo de mariscos e pescados em geral é muito grande devido ao sistema all – inclusive, ou seja, a alimentação já está inserida no nosso tarifário. Uma das características da região é o pescado, por isso muito procurado pelos nossos clientes”, conclui.

Fonte: Jerusa Brandão/Mídia Mutá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui