Hospital Sobrasa é referência da rede privada para covid-19; confira boletim

O Extremo Sul conta com atendimento de qualidade para suspeitos e confirmados com a covid-19

Leito no Hospital Sobrasa. Foto ilustrativa: Reprodução/Arquivo

Em um momento único e desafiador da assistência à saúde, diante da expansão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a rede hospitalar privada de Teixeira de Freitas conta com o Hospital Sobrasa como referência no tratamento de pacientes.

O Sobrasa está posicionado no centro do Extremo Sul, uma das regiões em que o coronavírus tem se propagado em índices elevados. Sendo assim, ocupa um lugar de grande responsabilidade, o que levou a unidade a adotar os procedimentos mais seguros de acordo com a evolução da doença em casos suspeitos ou confirmados.

Neste sentido, desde 16 de março, quando foi atendido o primeiro paciente suspeito de covid-19, o atendimento e as condições de trabalho de seus profissionais vêm sendo aprimorados com foco na prevenção e recuperação.

O Hospital Sobrasa montou um protocolo, elaborado e seguido em conjunto com os demais hospitais da rede, determinando as ações a serem tomadas desde o atendimento no pronto-socorro a possíveis internações na enfermaria ou em UTI.

O protocolo

O diretor-clínico, dr. Alex Costa, explica que as medidas abarcam desde a higienização e uso de máscaras, até o tratamento medicamentoso, incluindo o chamado “kit covid-19” (cloroquina, azitromicina e ivermectina), e também a posição prona, que consiste em deixar o paciente de bruços para otimizar oxigenação dos pulmões.

“Apesar de não haver medicamentos com efetividade comprovada, o médico tem autonomia de prescrição, junto ao consentimento do paciente. De acordo com a gravidade, a gente contextualiza cada caso e medica conforme necessidade”, disse o dr. Alex.

Todos os pacientes com suspeita são notificados e são solicitados os exames que comprovem a existência do vírus no organismo. O protocolo adotado divide a doença em fases: inicial, leve, moderada e grave. “Graças a Deus, a gente tem tido um excelente resultado, com quase 100% de recuperação. A gente espera que continue assim”, informou o diretor.

Ainda conforme o médico, a orientação é que todas as pessoas que apresentem os sintomas procurem atendimento. “A gente vê que, quanto mais precoce o diagnóstico, melhores são os resultados”, comentou o dr. Alex.

Na unidade, não é registrado nenhum óbito em decorrência da doença. A informação consta no último boletim de enfrentamento do coronavírus com dados do Hospital Sobrasa/Uti Sulmed, datado em 14 de julho.

Conforme a publicação, eram quase 700 atendimentos realizados, 70 pacientes estiveram internados na Ala Covid (sendo 65 recuperados) e 13 estiveram na UTI Sulmed (sendo oito já recuperados).

O Hospital Sobrasa

Está situado na avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 2752, bairro Recanto do Lago, Teixeira de Freitas. Atua há 49 anos, em toda a região, com excelência em diversas especialidades médicas.

Marque sua consulta pelo telefone (73) 3311-2800 ou pelo site hospitalsobrasa.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui