Hospital realiza primeiro transplante facial completo dos EUA

Hospital realiza primeiro transplante facial completo dos EUAUm norte-americano do Texas de 25 anos, que ficou desfigurado após um grave acidente elétrico há dois anos, recebeu o primeiro transplante completo de rosto dos EUA em um hospital de Boston.

O procedimento aconteceu na semana passada, mas o hospital divulgou à imprensa somente nesta segunda. Dallas Wiens passa bem, segundo o estabelecimento.

Mais de 30 médicos, enfermeiros e outros funcionários do Hospital Brigham and Women’s, liderados pelo cirurgião plástico Bohdan Pomahac, realizaram a operação de 15 horas

O acidente elétrico, ocorrido em novembro de 2008, deixou Wiens cego e sem lábios, nariz e sobrancelhas. Em Boston, os médicos transplantaram uma cara totalmente nova, incluindo o nariz, lábios, pele, músculos e nervos que animam a pele e dão sensibilidade.

A identidade do doador não foi divulgado e o hospital não disse quando a cirurgia foi feita, por razões de privacidade.

Wiens não vai parecer “quem ele costumava ser, ou o doador”, mas algo no meio, disse Pomahac. “Os tecidos são realmente moldados em uma nova pessoa.”

O transplante não foi capaz de restaurar a visão de Wiens, e os nervos estavam tão danificados pela lesão que ele provavelmente terá apenas sensação parcial do lado esquerdo do rosto, disse o cirurgião.

Hospital realiza primeiro transplante facial completo dos EUAWiens foi capaz de falar com sua família ao telefone, segundo seu avô, Del Peterson, que participou da entrevista coletiva em Boston.

“Quando o vi pela primeira vez após a lesão, não tinha ideia do que viria a seguir”, disse Peterson. “Mas ele está determinado a ficar bem e seguir em frente, fazer alguma coisa da sua vida.”

Ele disse que Wiens espera se tornar um advogado para doações faciais, e agradeceu à família do doador, dizendo: “Vocês permanecerão para sempre em nossos corações e nossas orações e somos gratos pela generosidade.”

A cirurgia foi paga pelo Departamento de Defesa; o hospital recebeu uma doação de US $ 3,4 milhões dos militares para pesquisa sobre transplante.

A nova lei federal de assistência à saúde ajudou a tornar possível a operação, permitindo que Wiens obtivesse a cobertura do seguro para os medicamentos caros que ele vai precisar ao longo da vida, para prevenir a rejeição de seu novo rosto.

Este foi o segundo transplante facial que o hospital de Boston realizou; o anterior foi em abril de 2009 –a substituição parcial do rosto de um homem que sofreu lesões traumáticas da face após um acidente.

O primeiro transplante facial do mundo, ainda parcial, foi feito na França, em 2005, em uma mulher desfigurada por seu cão. Médicos em Espanha realizaram o primeiro transplante facial completo em março do ano passado, em um agricultor que era incapaz de respirar ou comer por conta própria depois de atirar acidentalmente na própria cara.


Fonte: AP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui