Hospital de campanha em Teixeira e UPA de Porto Seguro recebem túnel de desinfecção

Os equipamentos, disponibilizados pelo Governo do Estado, são para uso exclusivo de profissionais com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Hospital de campanha em Teixeira e UPA de Porto Seguro recebem túnel de desinfecção
Foto: Divulgação

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Porto Seguro e Itaberaba, além de um hospital de campanha em Teixeira de Freitas, exclusivos para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19, passaram a contar, neste domingo (07), com túneis de desinfecção. Os equipamentos, disponibilizados pelo Governo do Estado, são desenvolvidos pelo Senai Cimatec, para uso exclusivo de profissionais com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com estes, já são 22 unidades de Saúde com o equipamento, sendo que outros 19 túneis já foram implantados em hospitais e UPAs que atendem pacientes com sintomas da Covid-19. São eles: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra) e Dantas Bião (Alagoinhas).

“Estes são equipamentos imprescindíveis para ofertar mais proteção para os profissionais que atuam na linha de frente, no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19. Outras unidades de Saúde na Bahia também vão receber túneis de desinfecção”, ressalta o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os equipamentos foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec, e atendem adequadamente aos requisitos especificados pela Anvisa. “A gente sabe que a contaminação do profissional da área da saúde, cerca de 50% ocorre não no contato com o paciente, mas quando ele vai se desparamentar. Ao passar pelo túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional pode retirar estes equipamentos de proteção individual sem risco de contaminação”, explicou Badaró.

O túnel do Senai Cimatec possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do seu expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui