Três hospitais da Bahia contam com esquema especial para pacientes com queimaduras durante o período junino. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE).
No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba no HGE, sendo 57 no mês de junho (51,81%). Já em 2023, até o final de maio, foram apenas 12 atendimentos pelo mesmo tipo de ocorrência.
No interior do estado, foram 215 entradas por conta de queimaduras, deste total, 19 foram no período de 20 a 30 de junho. Em média, o período junino registra 14 internações por queimaduras relacionadas a fogos de artifício.
De acordo com o cirurgião plástico Victor Felzemburg, em casos de pequenas queimaduras o indicado é colocar o local queimado em água corrente e procurar um hospital. Além disso, Victor afirma que não é indicado colocar gelo na área da queimadura.
Ainda conforme o cirurgião especialista, a maioria dos queimados durante o período junino são crianças e existe um alerta sobre roupas que podem ser facilmente inflamadas.
Fonte: g1