Por Hamilton Farias de Lima
Na década de 70 do século passado, avultava no Extremo Sul baiano o povoado de Teixeira de Freitas, centralizando um “boom” de desenvolvimento incomparável no Estado da Bahia, em que as atividades extrativistas da madeira, a exploração da agropecuária e do seu comércio, faziam-no o epicentro do que se transformaria aquela localidade, a seguir, pós-emancipação em 1985, na atual Capital do Extremo Sul.
Ali, à época, por força de minhas atividades profissionais então vinculadas à Secretaria de Agricultura do Estado, conheci o empresário agropecuarista, o nascente político Temóteo Alves de Brito, o amigo “Timo”!
Era fácil aproximar-se de Temóteo, ele mesmo buscava em sua simplicidade e sem maiores arrodeios a convivência e o relacionamento social – o passo inicial daqueles que se fazem líderes por, exatamente, construir amizades e granjear seguidores.
Inicialmente, convivemos nas ações e atividades em prol da pecuária local; e, tempos depois, quando Teixeira de Freitas já emancipada, na Prefeitura junto à Secretaria Municipal de Educação. Num terceiro momento, acompanhei-o na Assembleia Legislativa da Bahia, em sua última atuação como Deputado Estadual, quando atuava de forma incansável, defendendo e reivindicando pelos interesses maiores da sua Teixeira de Freitas e da Regionalidade.
Seu curriculum é extremamente rico, ora como Prefeito ou Deputado seguidas vezes, implementando ações pela consolidação de Teixeira de Freitas e da sua área de influência, desde os tempos idos da sua fundação àqueles atuais de sua existência entre nós, e isto é inegável!
O seu legado é a consistência da sua própria trajetória entre nós, vista por muitos, ao longo de 50 anos de trabalho, pelo amor à terra que escolheu onde viver e a ela dedicar-se e amá-la!
Aos seus familiares e aos amigos teixeirenses, o abraço comovido de confraternização pela perda, mas, também, o reconhecimento nesta Homenagem Póstuma pela amizade com que nos distinguiu e a todos os cidadãos com quem ele, “Timo”, conviveram.