O decreto que permite o alistamento de mulheres ao Serviço Militar Voluntário foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (28).
Com a nova medida, as mulheres poderão optar pelo alistamento voluntário a partir dos 18 anos, começando já no próximo ano. Tradicionalmente, o alistamento militar no país é uma obrigação para todos os homens que completam 18 anos, enquanto as mulheres eram excluídas dessa possibilidade.
O processo para ingressar no serviço militar é dividido em três etapas: alistamento, seleção e incorporação. Durante o alistamento, que ocorre entre janeiro e junho de cada ano, os interessados devem se registrar. Para as mulheres, a inscrição será voluntária, diferentemente dos homens que têm essa etapa como obrigatória.
A seleção inclui exames médicos, testes de aptidão e entrevistas, seguindo os critérios específicos estabelecidos pelas Forças Armadas. Após a seleção, as mulheres incorporadas passarão por um curso de formação básica antes de iniciar suas funções. Elas terão o direito de desistir do serviço militar até o momento da incorporação, após o qual o cumprimento do serviço será obrigatório.
Além disso, o decreto determina que as mulheres, ao serem desligadas do serviço, serão integradas à reserva não remunerada das Forças Armadas. Isso significa que, ao contrário dos militares ativos, elas não adquirirão estabilidade no serviço militar.
Em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 9.614 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 83.823 admissões e 74.209 desligamentos. Trata-se do sétimo mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O saldo de julho no território baiano foi superior ao de junho (+9.514 postos) e o terceiro maior do ano. Além disso, foi superior ao do mês de julho do ano passado (+4.975 postos).
Com o saldo de julho, a Bahia passou a contar com 2.116.991 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,46% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 1.383 postos de trabalho celetista, contabilizou 660.985 vínculos, um aumento de 0,21% sobre o montante de empregos de junho.
Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo em julho. O segmento de Serviços (+5.297 vagas) foi o que mais gerou postos, seguido da Indústria geral (+2.009 vínculos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.129 empregos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.016 postos) e Construção (+163 vagas).
No mês, o Brasil computou um saldo de 188.021 vagas, enquanto o Nordeste registrou 39.341 novos postos – representando variações relativas de 0,40% e 0,51% comparativamente ao estoque do mês anterior – a Bahia (+0,46%) exibiu um aumento relativo do estoque de vínculos maior do que o do país e menor do que o da região nordestina.
Das 27 unidades federativas do território nacional, apenas o estado do Espírito Santo (-1.029) registrou saldo negativo no mês. A Bahia, com 9.614 novos postos, exibiu o sexto maior saldo do país. Em termos relativos, com variação percentual de 0,46%, a unidade baiana situou-se na 13ª posição.
No Nordeste, em julho, todos os nove estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (+9.614 postos) ocupou a primeira colocação na geração de vagas entre as unidades nordestinas no mês. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano (+0,46%) situou-se na sexta posição no território nordestino.
Na Região Nordeste, no que concerne à geração de postos em julho, a Bahia (+9.614 vínculos) foi seguida pelos estados de Pernambuco (+7.578 postos), Rio Grande do Norte (+5.774 vagas), Paraíba (+4.389 vínculos), Ceará (+3.488 postos), Alagoas (+2.946 postos), Maranhão (+2.573 vagas), Piauí (+1.715 empregos celetistas) e Sergipe (+1.264 vagas).
Do ponto de vista da variação relativa mensal do estoque, o estado do Rio Grande do Norte (+1,12%) foi o destaque da região nordestina, tendo sido acompanhado por Paraíba (+0,89%), Alagoas (+0,67%), Pernambuco (+0,51%), Piauí (+0,48%), Bahia (+0,46%), Maranhão (+0,39%), Sergipe (+0,38%) e Ceará (+0,25%).
Acumulado do ano
No agregado dos sete primeiros meses de 2024, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 64.696 novas vagas – aumento de 3,15% em relação ao total de vínculos celetistas do começo do ano. O município de Salvador, por sua vez, registrou 25.302 novos postos no período (variação positiva de 3,98%).
Segundo o especialista em produção de informações da SEI, Luiz Fernando Lobo, vale destacar que “a geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2024, visto que o saldo acumulado de janeiro a julho deste ano, com quase 65 mil novos postos, supera o resultado para o mesmo conjunto de meses do ano passado, quando 56.225 novos vínculos empregatícios foram estabelecidos”.
No somatório de janeiro a julho, do ponto de vista setorial, todos os cinco grandes grupamentos de atividades registraram resultado positivo. O setor de Serviços (+37.678 vagas), de longe, foi o de maior saldo. Em seguida, os segmentos de Indústria geral (+11.911 vínculos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+7.105 vagas), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+5.606 empregos) e Construção (+2.395 empregos) também foram responsáveis pelo surgimento de novas vagas.
O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado do ano, com 1.492.214 e 184.454 novas vagas, respectivamente – significando, nessa ordem, aumentos relativos de 3,28% e 2,42% em relação ao quantitativo de empregos celetistas no início do ano. A Bahia (+3,15%), dessa forma, exibiu um crescimento relativo do emprego formal maior do que o do Nordeste, mas menor do que o do país no ano.
Do conjunto das 27 unidades federativas do país, 26 delas contaram com aumento do quantitativo de empregos celetistas no acumulado deste ano. O estado de Alagoas (-3.483 postos) foi o único com saldo negativo. A Bahia, com 64.696 novos postos, exibiu o sétimo maior saldo agregado do país. O desempenho relativo baiano, com alta de 3,15% no ano, posicionou o estado na 18ª colocação no país como um todo.
Ainda em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana (+64.696 vagas) continuou à frente das demais do Nordeste, que contou com Ceará (+34.988 postos) e Pernambuco (+25.172 vínculos) na segunda e terceira posições, respectivamente. Em termos proporcionais, no agregado do ano, a Bahia (+3,15%) ficou na terceira posição dentro da região nordestina, atrás somente do Piauí (3,80%) e do Rio Grande do Norte (+3,77%).
A Polícia Civil de Itamaraju, na tarde desta quarta-feira (28), cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais C. S. G. S., em sua residência no Bairro Cristo Redentor, em Itamaraju.
O mandado foi expedido pela Justiça Criminal da Comarca de Eunápolis, após representação da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, devido ao crime de estupro de vulnerável.
Segundo a polícia, a vítima do crime é uma criança de apenas 4 anos de idade. A prisão ocorreu em cumprimento à solicitação do Delegado Titular da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis.
O acusado foi detido e encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais cabíveis. O caso segue sob investigação das autoridades competentes.
Na tarde desta quarta-feira (28), a Polícia Civil de Itamaraju cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em uma residência localizada no centro da cidade.
As ordens judiciais foram emitidas pela justiça criminal da comarca de Eunápolis, após representações da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, contra um homem de 35 anos, identificado pelas iniciais D. F. M. S., acusado de crimes de perseguição e ameaça contra a mulher.
Segundo a polícia, os mandados foram cumpridos após solicitação do delegado titular da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, resultando na prisão do acusado e na apreensão de itens relevantes para a investigação.
O homem foi conduzido para a delegacia, onde ficará à disposição da Justiça.
A soma de esforços entre as Forças de Segurança do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami resultou em ganhos importantes contra o garimpo ilegal no mês de agosto. Conforme dados da Casa de Governo, órgão responsável pela coordenação das operações, 38 prisões foram realizadas dentro da terra indígena nesse mês.
Entre os dias 22 e 26 de agosto de 2024, na região de Jeremias, dois garimpeiros foram presos, enquanto 11 motores e um acampamento foram destruídos. No rio Couto Magalhães, uma das áreas de maior concentração de garimpo, houve a detenção de mais dois garimpeiros. As equipes também inutilizaram geradores, motores e bombas, e apreenderam celulares e documentos vinculados às operações de extração ilegal de minérios.
Na região do rio Mucajaí, outra frente importante de combate, 18 galões de diesel (“o combustível do garimpo”) foram confiscados. Motores, geradores e outros equipamentos fizeram parte das apreensões.
Houve ainda a rendição voluntária de seis garimpeiros na região de Xitei, que se entregaram após tentarem fugir das equipes federais.
No dia 24 de agosto de 2024, três garimpeiros foram presos após a destruição de acampamentos e maquinários ilegais na Estação Ecológica de Maracá. Os detidos foram conduzidos à Polícia Federal, em Boa Vista, onde foram formalizados autos de infração e termos de apreensão e destruição.
Balanço de agosto
O balanço geral das operações no mês de agosto também apresenta números expressivos: 12.560 litros de óleo diesel e 871 kg de suprimentos foram inutilizados. Além disso, 64 acampamentos e 60 edificações utilizadas por garimpeiros foram destruídos. As forças de segurança inutilizaram quatro balsas, três quadriciclos, 20 antenas Starlinks e 70 geradores, enfraquecendo ainda mais a logística dos invasores.
As apreensões incluem 1.740 kg de suprimentos, 104.649 quilos de mercúrio, 516 munições e 13 armas. Foram confiscados ainda 25.700 quilos de cassiterita, 550 litros de gasolina, 18 gramas de ouro, além da destruição de 177 motores. Duas aeronaves também foram inutilizadas no mês.
Garimpeiros são detidos na Terra Indígena Yanomami – Foto: Bruno Mancinelle/Casa de Governo.
Atuação da Casa de Governo
Até o momento, a Casa de Governo realizou um total de 1.479 operações, sendo 324 apenas em agosto. As forças de segurança seguem fiscalizando pistas de pouso clandestinas e monitorando rotas aéreas utilizadas no transporte de materiais e garimpeiros na região. A destruição de uma pista de pouso e a apreensão de materiais logísticos fazem parte do esforço contínuo do Governo Federal para desmantelar a cadeia logística que sustenta o garimpo ilegal.
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, Dia da Avicultura, a Bahia comemora os resultados expressivos de investimentos que vêm transformando a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares em todo o estado. A avicultura de galinhas caipiras, além de ser um pilar da segurança alimentar, tornou-se um importante sistema produtivo que impulsiona a economia local e regional, gerando renda e oportunidades para as comunidades rurais.
A Bahia, reconhecida como um polo de referência no cenário da avicultura, destacou-se no ano passado por superar a média nacional de crescimento em produção e faturamento. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o estado se consolidou como o principal produtor de frango nas regiões Norte e Nordeste, ocupando a oitava posição no ranking nacional.
Esse avanço é amplamente impulsionado pela agricultura familiar, um dos principais vetores desse crescimento, fruto de políticas públicas do Governo do Estado, implementadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vem promovendo uma produção cada vez mais sustentável, com a implantação de galinheiros, entrega de insumos, aves e a construção de entrepostos, como parte de um conjunto de ações para fortalecer a agricultura familiar.
Histórias de Sucesso e Impacto Social
Na comunidade de Bomba, no município de Belo Campo, Gleide de Oliveira testemunha as mudanças trazidas pelos investimentos. “Antes do investimento, eu só criava sete galinhas e um galo, alimentando-os apenas com milho. Após receber apoio da CAR, aprendi a utilizar uma alimentação mais natural, e agora cheguei a ter 200 galinhas. Comecei a plantar moringa e comercializo, em uma rede em Conquista, além dos ovos, hoje vendo também galinha abatida. Recebemos também equipamentos e assistência técnica, que mudaram completamente a nossa produção”.
Outro exemplo de sucesso vem de Moisés Dias, agricultor familiar de Malhada de Pedras. “Eu trabalhava com a produção de leite junto com meu sogro, que criava gado. Quando o projeto da CAR chegou, comecei a criar galinhas e, aos poucos, fui crescendo. Hoje, tenho cerca de duas mil aves e minha renda média é de três salários mínimos”.
Investimentos em Infraestrutura e Parcerias
A CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também investe em infraestrutura para ampliar o alcance da avicultura familiar. Em Pintadas, por exemplo, a construção de um entreposto para embalagem, classificação e comercialização de ovos pela Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos de Pintadas (Coopaves) está trazendo novas perspectivas para a região. Com capacidade para processar 3.600 ovos por dia, o entreposto agrega valor à produção e melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas.
Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves, ressalta a importância deste empreendimento: “A chegada desse entreposto agrega valor à produção, atendendo às legislações vigentes. Hoje, minha renda vem da galinha caipira. É um investimento que dá certo, é promissor e gera renda.”
Parcerias com Consórcios Públicos Intermunicipais
Além dos investimentos diretos, a CAR firmou parcerias com 17 consórcios públicos intermunicipais na Bahia, beneficiando mais de 8 mil famílias. Um exemplo é a parceria com o Consórcio do Território Recôncavo (CTR), que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e gerar renda para os Grupos Produtivos Locais (GPL).
Daiane Sampaio, da comunidade de Boca da Mata, em Cruz das Almas, Território Recôncavo, comenta sobre a importância do apoio recebido. “Na zona rural, temos a renda que vem da lavoura, e o galinheiro ampliou essa possibilidade. Hoje, já temos a renda proveniente da venda dos ovos, ajudando não só a economia local, mas também a nossa comunidade. Além disso, comemos o que produzimos, caminhando para alcançar a soberania alimentar”.
Neste Dia da Avicultura, o estado da Bahia tem muito a comemorar. Os investimentos na avicultura familiar, conduzidos pela CAR, não apenas fortalecem a economia local, mas também transformam vidas, promovendo sustentabilidade, segurança alimentar e dignidade para milhares de famílias em todo o estado.
A Bahia é um dos oito estados brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a federalização dos dados de saúde. A boa notícia é da diretora do DataSUS do Ministério da Saúde, Paula Xavier, que apresentou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) aos secretários e representantes das 27 unidades federativas durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Na avaliação do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, que esteve presente ao encontro, “o Brasil experimentará uma transformação profunda em seu sistema de saúde com o estabelecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde como a principal plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde. Esse avanço, que beneficiará pacientes, profissionais, organizações de saúde e gestores em todo o país, terá a Bahia como um dos estados protagonistas dessa revolução digital”.
O subsecretário da Bahia pontua ainda que isso permitirá a continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção, fortalecendo a prevenção, a promoção e um atendimento mais qualificado. “O paciente é único, e todas as suas informações de atendimentos são essenciais para que os profissionais possam tomar decisões mais assertivas”, explicou. Ele ainda enfatizou o impacto positivo na redução de custos: “se o paciente já realizou uma tomografia recentemente, não será necessário repetir o exame se o médico tiver acesso a esse resultado”.
A diretora do DataSUS antecipou para os secretários e representantes estaduais que “o governo baiano desenvolveu uma solução tecnológica que conecta o sistema de prontuário eletrônico AGHUse à rede nacional. Atualmente, o sistema já está em operação em 31 unidades na Bahia e agora será disponibilizado para todo o Brasil”.
Na próxima sexta-feira (30), em Salvador, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinarão um protocolo de intenções que ratificará essa parceria, acelerando o processo de modernização e digitalização do sistema de saúde em todo o país.
Todo mundo compra óleo de motor levando em conta o grau de viscosidade indicado na embalagem: 5W-30, 10W-30, 15W-40 e assim por diante. Há quem se lembre de considerar se o lubrificante é mineral, sintético ou semissintético. Porém, apenas esses dois parâmetros não são mais suficientes para escolher o óleo certo para o seu carro.
Qualquer motor atual, até mesmo os 1.0 3-cilindros de entrada, é projetado e construído para poluir menos e gerar mais potência do que seus equivalentes de décadas atrás. A eficiência energética não é mais um objetivo, mas uma obrigação. Portanto, as classificações de desempenho e normas de aprovação da fabricante do veículo passaram a ser fundamentais.
Quais são as funções do óleo do motor?
O óleo do motor tem como principais funções reduzir o atrito entre as peças móveis internas, fazer a vedação entre os pistões e os cilindros, auxiliar no controle da temperatura na câmara de combustão e limpar possíveis depósitos e impurezas nas áreas onde circula.
Em motores atuais, o lubrificante também é responsável pelo acionamento hidráulico de componentes como variadores de fase do comando de válvulas (VVT), tuchos hidráulicos, tensionadores de corrente, entre outros. Para que o lubrificante possa cumprir esses papéis, seja com o motor frio ou quente, é necessário que ele seja multiviscoso.
Ou seja, ele precisa preservar suas propriedades de escoamento dentro da ampla variação de temperatura de funcionamento do motor.
O que significa o código de viscosidade do óleo?
Conforme o padrão determinado pela SAE (Society of Automotive Engineers) e seguido mundialmente para óleos multiviscosos, o número à esquerda informa a viscosidade a frio, acompanhado da letra W, que significa “winter” ou “inverno”. A dezena à direita indica a viscosidade a quente.
Por exemplo, em um óleo de grau SAE 5W-40, o “5W” representa a viscosidade a frio e o “40”, a viscosidade a quente. Quanto menor o número, menos viscoso é o lubrificante naquela condição. Se comparar as viscosidades 5W-40 e 10W-30, a primeira é menos viscosa a frio (5W contra 10W), mas é mais viscosa a quente (40 contra 30).
Qual é a diferença de um óleo mineral, semissintético ou sintético?
O óleo mineral é derivado diretamente do petróleo. O sintético, por sua vez, é obtido através de processos químicos diversos para se obter o óleo-base. Por ter uma estrutura molecular mais avançada, os óleos sintéticos possuem melhor estabilidade física e química, além de maior desempenho de lubrificação.
Já o semissintético é um composto entre óleos minerais e sintéticos que surgiu como uma alternativa de melhor custo-benefício em algumas faixas de mercado. É interessante notar que dois óleos com a mesma viscosidade SAE e a mesma base podem ser bem diferentes entre si devido aos aditivos.
Qual é a importância da norma da montadora para o óleo do motor?
Embora os graus de desempenho ACEA, API e ILSAC sejam muito importantes, a norma da fabricante do veículo, quando houver, se sobrepõe a essas classificações. Afinal, é o fabricante do veículo quem projeta e homologa o lubrificante final a ser utilizado em seu motor.
Por exemplo, a Volkswagen utiliza normas como VW 505.00, 508.88, 509.99; a Ford tem a norma WSS-M2C948-B; a General Motors possui o Dexos 1, entre outras. Óleos de motor com essas normas são os mais indicados para suas respectivas aplicações. Além disso, sempre escolha o lubrificante de acordo com as classificações de desempenho mencionadas anteriormente.
Nunca use um óleo com viscosidade diferente do indicado no manual. Cada motor tem sua especificação de lubrificante ideal. Alterar a viscosidade pode prejudicar o desempenho do veículo.
Passos para escolher o óleo de motor adequado
Verifique o manual do veículo para a especificação correta.
Considere as classificações de desempenho ACEA, API e ILSAC.
Prefira lubrificantes que atendem às normas da montadora.
Evite misturar diferentes tipos de óleo.
Fique atento às especificações de viscosidade.
Dicas importantes sobre a troca de óleo
Aqueça o motor antes da troca de óleo.
Escolha o filtro de óleo correto.
Jamais use aditivos paralelos.
Realize a troca completa do óleo antigo.
Seguir a especificação original mesmo para motores com alta quilometragem.
A falta de profissionais qualificados no Brasil tornou-se um desafio significativo, especialmente nos setores de serviços e construção civil. Um estudo da Confederação Nacional de Bens Serviços e Turismo (CNC) revela que, das 231 ocupações que formalmente empregam 80% dos trabalhadores brasileiros, 92 estão enfrentando escassez de mão de obra. Dentre as 20 profissões mais afetadas, 16 pertencem ao setor de serviços, três à construção civil e uma à indústria pesada.
Esse déficit de trabalhadores qualificados está impulsionando os salários em algumas dessas ocupações. Por exemplo, o salário de admissão para a função de helpdesk cresceu 16,6% entre junho de 2023 e 2024, enquanto o aumento salarial médio no mercado foi de 5,8%. Essa disparidade mostra o esforço das empresas para atrair profissionais em falta.
Escassez de mão de obra qualificada em alta demanda
O estudo destaca que a profissão de helpdesk é a mais crítica em termos de falta de mão de obra qualificada. Embora tenha ocorrido um aumento de 8,2% no número de profissionais, a demanda ainda supera a oferta. Fabio Bentes, economista da CNC, observa que “mesmo com a ampliação do número de profissionais, as empresas continuam aceitando pagar um salário de admissão muito acima da média do mercado”.
Outras profissões no topo da lista incluem agentes de vendas de serviços, caldeireiros de chapas de ferro e aço (indústria pesada), montadores de estruturas metálicas (construção civil), auxiliares de farmácia de manipulação, auxiliares de garçom e auxiliares de serviços jurídicos.
Por que há escassez de mão de obra com alto número de desempregados?
Uma questão intrigante é: por que há escassez de mão de obra qualificada com 7,5 milhões de desempregados no Brasil? Esta situação é atribuída à falta de formação técnica adequada. A rápida evolução do mercado exige um nível maior de qualificação, e muitos trabalhadores não possuem as habilidades necessárias para essas novas demandas.
O déficit é notável entre os auxiliares em várias áreas. “Não faltam médicos ou advogados, mas há uma carência de auxiliares, como auxiliares jurídicos e de contabilidade”, explica Bentes. Isso evidencia a necessidade urgente de cursos técnicos para qualificar a força de trabalho de maneira rápida e eficiente.
Como a Educação e Capacitação Podem Resolver a Escassez?
Investir em educação e capacitação é fundamental para solucionar a escassez de mão de obra qualificada. O Mutirão Nacional do Emprego, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, é uma iniciativa exemplar neste sentido. “Neste ano, o foco foi na capacitação, qualificação e inclusão, com diversas vagas disponibilizadas por instituições como Senai e Senac”, destaca Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Segundo Ricardo Patah, a falta de qualificação profissional é um problema persistente em todos os eventos de emprego. Para superar esse desafio, é crucial investir em cursos voltados para tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, que desempenha um papel cada vez mais importante no mercado de trabalho.
Confira a seguir as 20 profissões mais críticas em termos de escassez de mão de obra:
Helpdesk
Agente de vendas de serviços
Caldeireiro de chapas de ferro e aço
Montador de estruturas metálicas
Auxiliar de farmácia de manipulação
Auxiliar de garçom
Auxiliar de serviços jurídicos
Auxiliar de logística
Auxiliar de contabilidade
Técnico em informática
Enfermeiro auxiliar
Operador de telemarketing
Recepcionista
Vendedor externo
Operador de caixa
Atendente de farmácia
Assistente administrativo
Motociclista entregador
Zelador
Auxiliar de limpeza
Para efetivamente resolver a escassez de mão de obra qualificada, é essencial que governo, empresas e instituições de ensino colaborem para oferecer formação técnica e qualificação apropriada aos trabalhadores. Somente através de um esforço conjunto será possível atender às demandas do mercado de trabalho e fortalecer a economia do país.
A “invasão” de carros chineses no mercado não está tirando o sono de fabricantes tradicionais apenas no Brasil. Se por aqui os aumentos na alíquota de importação tornaram mais difícil a compra de um modelo eletrificado importado da Ásia, no Canadá a missão está ainda mais complicada. Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, informou nesta terça-feira (27) que o país irá impor uma sobretaxa de 100% em cima de carros elétricos importados da China, além de uma tarifa de 25% sobre alumínio e aço.
O governo do Canadá resolveu adotar uma postura radical após uma consulta pública sobre o assunto. A justificativa de Trudeau é que as novas tarifas alinham o Canadá com o que vem sendo feito na Europa e nos Estados Unidos, pois, segundo ele, a China “não está jogando pelas mesmas regras”. Esse novo cenário colocará ainda mais desafios para os consumidores canadenses interessados em adquirir veículos eletrificados.
Carros Elétricos Chineses: Entenda a Sobretaxa de 100%
De acordo com o primeiro-ministro, a decisão canadense de sobretaxar em 100% os carros elétricos chineses é uma tentativa de frear a vantagem competitiva do país asiático. Esta nova tarifa não vem sozinha; juntamente com ela, a tarifa sobre alumínio e aço importados da China foi aumentada para 25%. Trudeau acredita que essas medidas são necessárias para proteger a economia e a indústria local de um mercado global cada vez mais competitivo e regulamentado.
Por que o Canadá está adotando essas medidas?
A intenção do Canadá de taxar carros elétricos e matérias-primas vindas da China tem um propósito estratégico. O país busca se posicionar como referência global na cadeia de suprimentos para carros elétricos. Para isso, é essencial combater a concorrência chinesa, que tem uma forte presença no setor. Recentemente, o Canadá firmou acordos com fabricantes europeus para reforçar sua própria cadeia de suprimentos, esperando que os Estados Unidos também adiram a essa “frente unida” para frear a invasão chinesa.
Quais serão os próximos passos dessa “frente unida”?
Durante esta semana, o primeiro-ministro do Canadá estará em Pequim ao lado de Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. A ideia é montar uma “frente unida” para tentar frear o que Joe Biden, presidente dos EUA, rotulou de “vantagem injusta” dos chineses. O objetivo é alinhar estratégias com os principais parceiros ocidentais para equilibrar o jogo na indústria automobilística, especialmente no setor de carros elétricos.
Impactos para os consumidores e a economia
As novas tarifas terão impactos significativos tanto para os consumidores quanto para a economia canadense. Abaixo, alguns dos principais efeitos esperados:
Aumento nos preços: Os consumidores podem esperar um aumento considerável nos preços de carros elétricos, o que pode desincentivar a compra de veículos mais sustentáveis.
Incentivo à indústria local: Com menos importação de carros chineses, há a esperança de um fortalecimento da indústria automobilística local.
Parcerias internacionais: Fortalecimento das relações internacionais com parceiros democráticos, como a União Europeia e os Estados Unidos.
Reações diplomáticas: A China pode retaliar com medidas semelhantes, afetando outras áreas da economia.
Em suma, a decisão de Justin Trudeau de sobretaxar os carros elétricos chineses visa proteger e promover a indústria local, alinhando o Canadá com outras grandes economias ocidentais. No entanto, os consumidores devem se preparar para os impactos financeiros dessa medida, enquanto o cenário global continua a evoluir.