A Suzano, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realiza na próxima quinta-feira, dia 19, às 15h15, a palestra do engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia – Ciências do Solo, Maurel Behling, no estande do Sebrae, dentro do Parque de Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas.
Com o tema “A integração lavoura-pecuária-floresta como alternativa de diversificação de renda para o produtor”, a palestra será uma oportunidade para os produtores rurais da região conhecerem a modalidade de cultivo que permite a diversificação econômica por meio da integração de culturas agrícolas. O evento é aberto ao público.
Maurel Behling é natural de Campos Erê (SC) e foi para o Mato Grosso em 1988. Formou-se técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá, em 1995, pós-técnico em Zootecnia pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Tereza (ES), em 1996, e em Engenharia Agronômica (2002) e mestre em Agronomia – Ciências do Solo (2005) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (MG), em 2009.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado administrada pelo Einstein, realizará, no próximo sábado, 21 de setembro, das 7h às 13h, um mutirão de consultas ambulatoriais para crianças e adolescentes. Cento e dez pacientes vindos de todas as regiões do Estado e de cidades como Vitória da Conquista, Seabra, Senhor do Bonfim e Porto Seguro estão sendo convocados, de acordo com a ordem na regulação, para os atendimentos.
Farão parte da iniciativa 22 especialistas em coluna e ortopedia geral, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos e biomédicos. O objetivo é a diminuição do tempo para acesso às consultas na especialidade, através do Sistema Único de Saúde do Estado.
Para ser inscrito na regulação e ser convocado para mutirões como esse, o paciente precisa passar por uma consulta em uma unidade básica de saúde do SUS, que pode ser um posto de saúde ou uma policlínica. Sendo identificada a necessidade de tratamento especializado com um ortopedista, a própria unidade, a Prefeitura-Bairro ou a Secretaria de Saúde do município cadastra o paciente no Sistema de Regulação Ambulatorial – o SRA. Após esse processo, basta aguardar o chamado do hospital.
Em seis meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia chegou ao marco de mais de 3.000 mil cirurgias e 719 atendimentos pediátricos. “Essa é uma especialidade com uma demanda reprimida importante. Por isso, ao realizar mutirões como esse, nosso objetivo é agilizar o atendimento e, consequentemente, o diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando melhorar sua qualidade de vida”, destaca Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. “Aos poucos, vamos diminuindo o tempo de espera com encaminhamentos das consultas e exames complementares e, se necessário, indicação para procedimentos cirúrgicos”, completa
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.
Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A 40ª Edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas promete ser uma das mais seguras de sua história, graças a um robusto esquema de segurança montado em parceria com a Polícia Militar da Bahia. Este ano, uma das grandes inovações é a utilização de tecnologia de reconhecimento facial, garantindo maior controle sobre o fluxo de pessoas no circuito do evento. A medida visa prevenir ações criminosas, identificando possíveis foragidos ou pessoas em situação de risco.
O reconhecimento facial, que já se provou eficaz em grandes eventos pelo Brasil, será integrado ao sistema de monitoramento por câmeras, cobrindo todas as áreas da exposição. Além da tecnologia, a segurança contará com uma estrutura de patrulhamento reforçado, com presença constante de policiais militares, rondas ostensivas e pontos de controle nas entradas e saídas do parque.
O comandante do CPR-ES, Coronel Paraíso, destacou a importância do planejamento para garantir a tranquilidade do público. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência segura para todos os presentes, e para isso estamos empregando o que há de mais moderno em tecnologia e mobilizando um grande efetivo”, afirmou o Coronel.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, Renan Reisen, a segurança é um fator crucial para o sucesso do evento. “Estamos muito confiantes de que o planejamento de segurança garantirá que a Exposição aconteça em um ambiente de tranquilidade para expositores, visitantes e todos os envolvidos. Este é um evento de grande importância para o desenvolvimento econômico e social da nossa região, e queremos que todos aproveitem o melhor que temos a oferecer”, disse Renan.
A Exposição de Teixeira de Freitas é um dos eventos mais aguardados da região, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local. Além de ser um ponto de encontro para negócios e lazer, a feira fortalece a cultura agropecuária e estimula o desenvolvimento da cidade e do entorno. A segurança, portanto, é peça-chave para o sucesso deste evento que já faz parte do calendário oficial do sul da Bahia.
Com um esquema tão detalhado e inovador, a expectativa é que todos possam desfrutar da programação com tranquilidade, reforçando o caráter familiar e tradicional da Exposição de Teixeira de Freitas.
Uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a corrida para a Prefeitura de Belmonte confirma a ampla liderança do candidato Iêdo Elias. O levantamento, realizado pela empresa Séculus Análise entre os dias 11 e 12 de setembro, ouviu 500 eleitores nas localidades da Sede, Santa Maria Eterna, Barrolândia e Boca do Córrego. Registrada sob o número 08214/2024 no TSE, a pesquisa conta com um nível de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, que mede a intenção de voto sem a apresentação de nomes, Iêdo Elias aparece com 41,80% da preferência dos eleitores. Flavielle de Sá, a segunda colocada, tem 7,80%, seguida por Paulinho de Papau com 2,40%. Outros candidatos como Alex Santos (Servo do Deus Vivo) e Alice Britto obtiveram 0,20% e 0,40%, respectivamente. Além disso, Bebeto Gama aparece com 1% das intenções de voto. Um número significativo de eleitores, 37%, não soube ou preferiu não responder, enquanto 9,40% indicaram não ter candidato ou votar nulo.
Quando os eleitores foram apresentados aos nomes dos candidatos oficialmente concorrendo, Iêdo Elias ampliou sua vantagem, alcançando 55% das intenções de voto. Flavielle de Sá permaneceu em segundo lugar com 13,60%, enquanto Paulinho de Papau se manteve com 6,40%. Entre os eleitores, 5,80% afirmaram votar nulo ou em nenhum dos candidatos, e 17,60% não quiseram opinar.
Os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revelam um aumento significativo nas escolas da rede estadual da Bahia, principalmente nas instituições que atendem estudantes de faixas socioeconômicas mais baixas. Entre 2019 e 2023, as escolas pertencentes às faixas 1 e 2, que representam os menores níveis socioeconômicos, registraram os maiores crescimentos no IDEB, com aumentos de 10,6% e 11%, respectivamente. Em comparação, as faixas 3 e 4, que representam níveis socioeconômicos mais elevados, tiveram crescimentos de 10,1% e 7,2%. Esse avanço demonstra o sucesso das políticas educacionais implementadas pelo Governo da Bahia, focadas na redução das desigualdades e na garantia do direito à educação de qualidade.
Este crescimento está diretamente ligado aos investimentos que o governo vem fazendo na rede estadual, desde a melhoria na infraestrutura escolar até o reforço de programas educacionais focados no apoio à permanência dos estudantes. De 2019 até agora, já foram entregues 85 novas escolas em tempo integral. Outras 39 escolas foram ampliadas e mais 57 passaram por processo de modernização. Essas são estratégias que têm tornado a escola um espaço cada vez mais atrativo para o estudante.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância dessas ações: “Este novo padrão de escola atrai o estudante. Recentemente, alguns deles mandaram áudios no meu Instagram falando sobre a quadra e o campo da unidade escolar em Ibipeba, que inauguramos na semana passada. A estudante disse que ficam o dia inteiro na escola, pois lá eles têm possibilidades, espaços possíveis, como a quadra, para praticar o esporte, e um laboratório para fazer pesquisas, ciência e inovação”.
Além dos investimentos estruturais, o governo baiano tem adotado diversas medidas para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Programas como o Bolsa Presença, que já garantiu apoio a cerca de 403 mil estudantes, e o Mais Estudo, que oferece reforço escolar para milhares de alunos, com foco em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, e ações como a de Busca Ativa, têm sido essenciais para garantir o engajamento dos alunos, principalmente daqueles oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Os resultados mostram que são iniciativas fundamentais para que o Estado continue avançando no combate às disparidades educacionais e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e de qualidade para todos os estudantes.
O projeto da desoneração da folha de pagamentos, aprovado pelo Congresso com o aval do governo na quinta-feira (12), reforça as divergências entre Banco Central e Ministério da Fazenda sobre o tamanho do rombo fiscal. O texto aguarda agora por uma sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo matéria do Estadão, o documento permite que o Tesouro Nacional contabilize como receita primária – ou seja, computada para a meta – os valores esquecidos por pessoas físicas e jurídicas em contas de instituições financeiras, como bancos, corretoras e cooperativas. Serão R$ 8,6 bilhões a mais no cofre do governo, um valor que não será considerado pelo BC no seu cálculo de resultado primário. Pelo arcabouço fiscal, porém, a verificação da meta é atribuição do Banco Central.
BC e Tesouro sempre divergiram em relação a como aferir esse resultado. A grande questão é que essa diferença deixou de ser residual e se aprofundou. No acumulado em 12 meses até julho, o rombo calculado pelo BC é superior em R$ 39,7 bilhões ao verificado pela Fazenda. Em valores corrigidos pela inflação, essa discrepância, a maior da história, chegou a R$ 41,1 bilhões, segundo levantamento do economista-chefe da Tullett Prebon Brasil, Fernando Montero. Procurado, o Tesouro não se manifestou.
Boa parte dessa divergência é explicada pelos R$ 26 bilhões deixados por trabalhadores nas cotas do PIS/Pasep, os quais foram incorporados pelo Tesouro em setembro do ano passado. Na ocasião, o governo contabilizou essa cifra no resultado primário, melhorando o dado fiscal de 2023. Isso ocorreu com o respaldo do Congresso, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, aprovada no fim de 2022.
Esses valores, emtretanto, não foram computados como receita primária pelo BC, levando a uma diferença expressiva nos números apurados pelos dois órgãos. A diferença de quase R$ 40 bilhões ainda inclui cerca de R$ 8 bilhões de ajuste metodológico em relação às compensações aos Estados pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e discrepâncias estatísticas mensais – que sempre existiram.
“Cria um problema grande de apuração (da meta) e de credibilidade sobre o conjunto de regras fiscais que a gente tem”, diz Gabriel Barros, economista-chefe da ARX Investimentos e ex-diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão atrelado ao Senado Federal.
A apuração do resultado primário é feita baseada na diferença entre receitas e despesas, sem considerar os juros da dívida pública. Ou seja, é o número que determina se o governo fechou o ano no azul ou no vermelho e se cumpriu ou não a meta estabelecida pela equipe econômica.
“O (resultado) primário serve para avaliar como está sendo o desempenho da administração pública para conseguir reduzir a sua dívida a partir da política fiscal, se (ela) está sendo expansionista demais, contracionista demais, se está investindo nos lugares certos”, ressalta João Pedro Leme, analista da consultoria Tendências.
Para analistas, a perda de transparência e credibilidade em relação ao resultado primário do País ajuda a impulsionar o cenário de incerteza em relação às contas públicas. Além disso, a Fazenda,
ao sustentar o seu número primário, vai na contramão do que diz a lei do arcabouço fiscal, de que o cálculo da meta é de responsabilidade do BC. Isso, avaliam os especialistas, pode trazer o Tribunal de Contas da União (TCU) para o centro do debate, com o objetivo de arbitrar a questão.
“Fica uma dúvida gigante. Ninguém sabe como vai ser apurado (o resultado primário). Certamente, o TCU vai ter de entrar na jogada. Criaram um imbróglio jurídico, de como vai ser feita a apuração. O arcabouço diz claramente que o cumprimento é feito pelo dado divulgado pelo BC”, afirma Barros.
Parceria visa mobilizar organizações privadas e públicas para impulsionar agenda em prol da biodiversidade e do desenvolvimento socioeconômico
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de eucalipto, e a Conservação Internacional (CI-Brasil), organização ambiental que trabalha para promover o bem-estar humano por meio do cuidado responsável com a natureza, se unem para promover a restauração e conservação de biomas brasileiros, com foco na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. No âmbito desta parceria, as organizações irão somar esforços para alavancar a conservação de biodiversidade, a restauração de ecossistemas, e o desenvolvimento socioeconômico para as comunidades que vivem em áreas estratégicas e prioritárias nos biomas relacionados.
A cooperação prevê o estabelecimento de um comitê conjunto para definir estratégias e articular parcerias para fortalecer essas agendas em âmbito nacional. As organizações irão colaborar na mobilização de recursos públicos e privados para implementar projetos relacionados a esses eixos temáticos, tendo como base as melhores práticas científicas de conservação e restauração para dar qualidade, escala e velocidade às ações empregadas, maximizando os benefícios para o clima, biodiversidade e comunidades locais.
Essa iniciativa contribui com um dos compromissos de combate à crise climática e perda da biodiversidade assumidos pela Suzano, o de conectar meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade nos biomas do Cerrado, da Mata Atlântica e da Amazônia até 2030 através da implantação de corredores ecológicos.
“Em 2020, assumimos o compromisso de conectar blocos de fragmentos de vegetação nativa remanescentes nos três biomas onde temos atuação, contribuindo para a reversão da perda histórica da biodiversidade em áreas prioritárias. Esse ambicioso compromisso vai além das nossas áreas, engajando outros atores do território nas agendas de restauração e conservação dos ecossistemas’’, diz Marina Negrisoli, Diretora de Sustentabilidade da Suzano. ‘’Unir esforços e parcerias com organizações que estão conectadas às nossas estratégias potencializa o impacto de nossas ações, apoiando positivamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o combate à crise climática’’, conclui Marina. A Suzano possui uma área de atuação de aproximadamente 2,7 milhões de hectares, sendo mais de 1,1 milhão dedicados à conservação
Contribuir com a criação de condições para a conservação e restauração de ecossistemas críticos é um dos objetivos da CI-Brasil, que busca promover a restauração de mais de 100 mil hectares no país até 2025, com a meta de 500 mil hectares até 2030. Para alcançar essa meta, a organização atua em parceria com a sociedade civil, governos e setor privado, reconhecendo que a colaboração é essencial para enfrentar os desafios e implementar soluções com escala e velocidade.
“A colaboração entre CI-Brasil e Suzano busca endereçar as crises climática e de perda da biodiversidade por meio da geração de conhecimento e engajamento de atores chaves na promoção de iniciativas de restauração em regiões críticas”, explica Mauricio Bianco, Vice-Presidente da CI-Brasil. “A restauração de paisagens, somada à conservação e manejo sustentável dos recursos naturais, representa pelo menos 30% das ações globais necessárias para evitar os cenários climáticos mais críticos, ao mesmo tempo que garante a conservação da biodiversidade, gera oportunidades de trabalho e ajuda a sociedade a se adaptar aos efeitos da crise climática que já estão ocorrendo”, complementa.
O acordo de cooperação da Suzano e CI-Brasil foi firmado no dia 10 de setembro, com assinatura de memorando de entendimento realizada na sede da Suzano em São Paulo. Trata-se de uma parceria a longo prazo, que tem como próximo passo o desenvolvimento de um Plano de Trabalho com uma série de ações a serem implementadas nos próximos 5 anos.
Governo Federal irá destinar R$ 514.474.666,00 (quinhentos e quatorze milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, seiscentos e sessenta e seis reais) para ações emergenciais de combate aos efeitos dos incêndios e à situação de grave estiagem que atinge grande parte da Região Norte e a Amazônia Legal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá assinar medida provisória que abre crédito extraordinário a diversos ministérios e autarquias públicas que darão continuidade ao trabalho de investigação de incêndios criminosos, de combate aos focos das queimadas – garantindo toda a infraestrutura necessária – e de atendimento à população afetada.
Os recursos serão direcionados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos incêndios, em especial no monitoramento das queimadas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderão adquirir materiais e equipamentos e contratar novos serviços especializados de combate ao fogo, como brigadistas, locação de viaturas e aeronaves.
Já o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, irá cobrir despesas com equipe policial para diligências “in loco” e investigação, com a realização de incursões em campo com mobilidade e dedicação exclusiva, análise de imagens de satélite e perícias que possibilitem identificar a origem dos incêndios. Também será enviado montante ao Fundo Nacional de Segurança Pública para que a Força Nacional de Segurança Pública possa garantir o envio e mobilização, durante cem dias, de 180 novos profissionais.
Com a MP, as Forças Armadas também poderão seguir apoiando as atividades de combate aos incêndios e à estiagem na Amazônia Legal, mediante a aquisição de materiais (EPI), uso de aeronaves, transporte de brigadistas para as áreas de operações, montagem e desmontagem de bases de apoio logístico, transporte fluvial e terrestre, dentre outros.
Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, serão adquiridas 300 mil cestas de alimentos e 7 mil toneladas de alimentos de 2,6 mil agricultores familiares, para o atendimento das famílias na Região Norte afetadas pela emergência climática.
Além disso, serão direcionados valores para a intensificação do combate aos focos de incêndio em assentamentos federais, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – Ministério do Desenvolvimento Agrário; atendimento à população afetada pelos incêndios em áreas afetadas – Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; adoção de medidas emergenciais de proteção e saúde às populações indígenas, incluindo ações de combate à insegurança alimentar e proteção social em caráter emergencial – Ministério dos Povos Indígenas, por meio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). No estado do Amazonas e em outras regiões, muitas comunidades indígenas e ribeirinhas estão com dificuldade de acesso devido à seca dos rios.
Outras medidas
O presidente da República também irá assinar despacho que prevê 60 dias para a reestruturação da Defesa Civil. A finalidade será o fortalecimento do órgão diante do novo cenário de eventos climático extremos.
Outra medida anunciada é a assinatura de decreto que institui o Comitê Interinstitucional de Gestão e do Comitê Executivo, no âmbito do Pacto pela Transformação Ecológica entre os três Poderes do Estado brasileiro, instituído há menos de um mês no Palácio do Planalto.
O ministro da Casa Civil também anunciou medida de flexibilização das regras para contratações do BNDES. Uma medida provisória será enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias para tratar a questão, com o objetivo de conferir maior agilidade para a aplicação dos recursos do banco.
Também está prevista a instituição de um novo fundo para gestão de recursos específicos para os demais biomas – Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Essa medida pretende facilitar a doação de recursos estrangeiros.
Com recursos do Orçamento Geral da União e do Fundo Amazônia, serão adquiridas novas aeronaves e diversos kits de combate aos incêndios florestais, bem como serão fortalecidos os projetos de equipagem dos Corpos de Bombeiros estaduais.
O Governo Federal também irá ampliar as sanções administrativas aplicadas por infrações ambientais. O objetivo é garantir a revisão dos valores e a introdução de novas modalidades de multas.
Para dar continuidade e aprimorar as ações de monitoramento e controle dos incêndios, a Sala de Situação do Governo Federal, criada há cerca de três meses e coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, continuará se reunindo uma vez por semana.
Atuação permanente
Na semana passada, o presidente Lula e diversos ministros estiveram no Amazonas, onde visitaram comunidades afetadas pela estiagem e anunciaram R$ 500 milhões para intervenções nos rios do estado que permitirão a navegabilidade e o escoamento de produtos. Foram enviados 150 purificadores de água potável, para serem distribuídos pela região.
Os anúncios integram uma série de ações promovidas pelo governo para minimizar os impactos da seca, que neste ano está sendo mais grave que a observada em 2023 e em anos anteriores. Além da estiagem mais antecipada do que o previsto, a pior das últimas sete décadas, o continente enfrenta um dos piores El Ninõs da história, agravado pela aceleração de fenômenos climáticos extremos, em vários países, que o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) considerava como prováveis para as próximas décadas.
Histórico
Durante o evento do último dia 10/09, em Manaus, o presidente havia assinado decreto que define as competências do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e do Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal (Ciman).
Dentre as diferentes estratégias de monitoramento e enfrentamento às queimadas e à seca, foram instituídas duas salas de situação que coordenam a atuação do Governo Federal tanto na proteção do meio ambiente e no enfrentamento da mudança do clima (mitigação e adaptação aos seus efeitos), quanto na assistência às populações atingidas por desmatamento e incêndios florestais.
Abaixo, alguns exemplos de ações realizadas pelo Governo Federal desde 2023 no enfrentamento à questão:
1. Planejamento e operacionalização da contratação de novos brigadistas e aquisição de equipamentos; Fundo Amazônia atinge R$ 1,3 bilhão em aprovações para projetos e chamadas públicas em 2023 (janeiro e fevereiro 2024);
2. Assinatura pelo Presidente Lula de pacto com governadores para combate a incêndios no Pantanal e Amazônia, e convocação de reunião pela Presidência sobre seca e incêndios no Pantanal (Junho 2024);
3. Polícia Federal instala gabinete de crise para investigar origem de incêndios no Pantanal; Instalação da Base Operativa Multiagências e comando Integrado local em Corumbá (MS) (Junho 2024);
4. Instalação da Base Operativa Multiagências e Comando Integrado local no Km 100 da Rodovia Transpantaneira, em Poconé (MT) (Junho 2024);
5. Governo Federal reconhece situação de emergência em 12 municípios de MS em razão de incêndios florestais (Junho 2024);
6. Presidente Lula assina MP nº 1.241, que libera crédito extraordinário de R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal; Presidente Lula sanciona Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei n° 14.944 de 31 de julho de 2024) após acompanhar ações de combate em Corumbá (MS) (julho 2024);
7. Governo Federal anuncia criação de três frentes multiagências interfederativas para combate aos incêndios em áreas críticas da Amazônia, após reunião com governadores do bioma e do Pantanal; Governo Federal apoia o combate e o monitoramento de áreas atingidas por incêndios no estado de São Paulo com seis aeronaves, entre elas um avião KC-390, e cerca de 400 militares (agosto 2024);
8. Presidente Lula acompanha monitoramento dos incêndios no país na sede do Prevfogo, em Brasília; MGI autorizada a contratação de brigadas temporárias do Ibama em 20 estados (agosto 2024).
9. Retomada da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, bem como do Fundo Amazônia após quatro anos de paralisação;
10. Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Pantanal lançado em abril de 2023;
11. Lançamento da nova versão do PPCDAM;
12. Lançamento de dados preliminares do DETER Pantanal e do PPCerrado (novembro 2023);
13. Antecipação em dois meses da instalação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), que reúne órgãos e agências federais envolvidas no combate aos incêndios, com participação dos governos de MT e MS;
14. Senado aprova Política Nacional sobre Manejo Integrado do Fogo, importante para a prevenção e controle dos incêndios florestais em todo o país;
15. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, assina Medidas Provisórias para acelerar a recontratação de brigadistas (MP nº 1.239) e facilitar o uso de aviões estrangeiros no combate a incêndios florestais (MP nº 1.240).
O atual prefeito e candidato a reeleição, Tonzinho (PSD), lidera a disputa pela prefeitura de Lajedão com 52,4% das intenções de voto no cenário estimulado. O levantamento foi realizado pela EDITORA EM PAUTA JORNALISMO E PUBLICIDADE e divulgado nesta terça-feira (17).
Na sequência, vem os candidatos Jader de Zezito (MDB) com 23,3% e Lidiane Pereira (PT) com 18,6% das intenções de voto.
Já os indecisos somam 3,4% e os que vão anular o voto somam 2,4%.
Espontânea
A EDITORA EM PAUTA também pesquisas o cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Confira:
Tonzinho: 46,9%
Jader de Zezito: 22,3%
Lidiane Pereira: 14,9%
Indeciso/Não sabe: 12,3%
Branco/Nulo: 3,7%
Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum:
Jader de Zezito: 28%
Tonzinho: 18,8%
Lidiane Pereira: 15,4%
Não rejeito ninguém: 37,7%
A pesquisa foi realizada pela EDITORA EM PAUTA JORNALISMO E PUBLICIDADE. Foram entrevistadas presencialmente 382 pessoas de Lajedão, entre os dias 13 e 14 de setembro, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BA-03104/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro é de 4,8 pontos para mais ou para menos.
Arredondamentos
A Editora EM PAUTA informa que os resultados divulgados são arredondados, com uma casa decimal, por uma decisão metodológica, por considerar que a estatística não permite tal grau de assertividade na estimativa dos resultados.
Assim, a soma dos percentuais pode ser entre 99,8% ou 100,3%, o que não gera interferência nos resultados.
Salvador sedia, nesta terça-feira (17) e na quarta (18), o Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, realizado pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP/SVSA/MS) do Ministério da Saúde, no Gran Hotel Stella Maris. O evento é voltado para profissionais das mais diversas áreas envolvidos em prevenção e resposta a desastres naturais e tecnológicos em grande escala.
Além do subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, que fez parte da mesa de abertura, o evento conta com a participação de diversos profissionais da Sesab, dentre eles, representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Núcleos Regionais de Saúde, Coordenação de Urgências e Emergências e da Vigilância Epidemiológica.
Durante a atividade, os participantes realizaram uma avaliação do plano multirrisco para desastres naturais e tecnológicos na Bahia, com ênfase na incidência de chuvas intensas no estado. Além disso, os profissionais também participaram de um exercício simulado, com a mesma temática.
“Estamos vivendo momentos muito desafiadores para todos nós, não apenas para Defesa Civil ou para o setor de saúde e demais forças que integram as respostas aos desastres. É um desafio para a sociedade, como um todo, quando a gente vive uma situação como viveu o Rio Grande do Sul recentemente, como está vivendo grande parte do Brasil, com essas queimadas, ou como está vivendo, por exemplo, a Europa e a África, com grandes enchentes”, avaliou o subsecretário da Saúde do Estado.
Paulo Barbosa enfatizou ainda a importância da simulação para o trabalho em conjunto dos entes envolvidos, opinião compartilhada por Raquel Proença, assessora técnica do DEMSP, também presente na mesa de abertura. “Os simulados são importantes para capacitar os trabalhadores do SUS a agir de forma coordenada durante uma Emergência em Saúde Pública (ESP). As oficinas fazem parte de uma estratégia da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), iniciada em 2023, para capacitar as estruturas locais do setor saúde e integrar os diferentes segmentos”, explicou a assessora técnica.
Além do subsecretário, a mesa de abertura do evento contou com a presença da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa/Sesab), Rivia Barros, e de representantes da Superintendência do Ministério da Saúde na Bahia, do município de Salvador, do Conselho Estadual de Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), da Defesa Civil da Bahia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Programação
No primeiro dia, foram realizadas apresentações detalhadas sobre a gestão de emergências em saúde, abordando aspectos de preparação, vigilância e resposta, elaboração de planos de contingência, estágios operacionais e estratégias de manejo durante uma emergência. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para analisar o plano de contingência definido pelo estado.
Com o aprimoramento do plano, o segundo dia marcará a aplicação do simulado de mesa com a temática das chuvas intensas. A iniciativa irá testar a eficácia do plano e preparar os profissionais de saúde para agir de forma rápida e coordenada em uma emergência em saúde pública.