O Programa Cultivar, desenvolvido pela Suzano e realizado em parceria com a Komatsu, realizou no dia 6 de setembro a formatura de 10 Operadores de Máquinas Florestais de Colheita, todos residentes da região de Curvelo e cidades circunvizinhas, no centro do estado de Minas Gerais. O evento ocorreu no auditório da fábrica da Suzano, em Mucuri (BA).
De acordo com o analista de Desenvolvimento de Pessoas da Suzano, Jorge Ribeiro da Silva, além de capacitar moradores de regiões de atuação da empresa, o programa também tem o objetivo de contribuir com a geração de renda local. Com a formação, os participantes serão cadastrados no Banco de Talentos da empresa e convocados para participar dos futuros processos seletivos, conforme disponibilidade de vaga.
O curso contou com 30% de participação de mulheres, como a formanda Gisele Cordeiro Dias de Jesus Castro, de 31 anos. “Hoje trabalho como autônoma, mas tenho o objetivo de ingressar numa grande empresa como a Suzano. Sempre sonhei em operar máquinas pesadas e vi no Programa Cultivar uma oportunidade única de me qualificar. O curso mostrou que a questão do gênero não é um impedimento para atuar em áreas dominadas pelos homens, então estou bem esperançosa de um dia conquistar uma vaga na área”, afirma Gisele.
Durante a evento, os formandos tiveram um momento para interagir, tirar dúvidas e conhecer alguns profissionais da Suzano, que contaram sobre suas funções e histórias dentro da empresa. Houve ainda um passeio pelos setores da unidade fabril de Mucuri, onde os formandos conheceram de perto o processo de fabricação da celulose.
Durante o curso, os participantes tiveram transporte do estado de MG para a BA e também a hospedagem no local de atividades práticas. Os alunos receberam ainda alimentação, bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00, uniformes do Programa Cultivar e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O Programa Cultivar tem o objetivo de promover o desenvolvimento social contínuo em comunidades dos cinco estados onde a empresa mantém operações (ES, BA, MG, SP e MS). Somente no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, o programa formou mais de 400 pessoas nos últimos três anos, focado nas áreas de colheita florestal e mecânica.
“Nós cultivamos a diversidade em nossa empresa, então é gratificante ver tantas pessoas, dentre elas mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social, se formarem e terem a oportunidade de mudar a própria realidade e de suas famílias”, completa Jorge Ribeiro da Silva.
Com a proposta de renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) pela empresa VLI, por mais 30 anos, em discussão nas audiências públicas que acontecerão entre 30 de setembro e 4 de outubro, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) avalia que é preciso que a Bahia se mobilize para defender a logística ferroviária, que corre risco de encolher ainda mais e causar impactos negativos à economia local, em particular, à indústria, que utiliza esse modal para o transporte de sua produção. Em Salvador, a audiência está marcada para o dia 4 de outubro.
Pela proposta da VLI, os trechos da FCA na Bahia, que interligam o estado a Minas Gerais e Sergipe, serão descontinuados no contrato de renovação, com a paralisação desses trechos. Dos 7.220km de ferrovia sob concessão, a VLI quer devolver 2.132km, dos quais 291km (14%) são em território baiano – Bonfim/Petrolina e Alagoinhas/Propriá. Outro ponto preocupante é o que acontecerá com os 1.883km, incluindo o trecho Corinto-Campo Formoso, de onde há ligações com os trechos a serem devolvidos no estado.
Perda de cargas
“Precisamos nos posicionar sobre a proposta que está em curso e defender esse trecho estratégico para a Bahia. O que está em jogo é a interligação da Bahia pela via ferroviária com outros centros importantes, o escoamento da produção de setores importantes da nossa economia, como a mineração”, afirma o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. Para ele, é preciso pensar mais à frente para entender o grande impacto do que está em curso, pois a interrupção da operação da FCA na Bahia abre caminho para a perda de cargas do trecho FIOL Barreiras/Mara Rosa (novo traçado que está em estudo pelo governo federal, em substituição a Figueirópolis).
A FIEB defende que seja garantida formalmente, na renovação, a manutenção da operação no trecho baiano, enquanto o governo define qual modelo operacional será adotado para esta ferrovia. Somado a essa garantia, deverá acontecer investimento público para viabilizar as condições de operação do trecho. “Não será possível atrair um investidor privado para operar, baseado nas condições atuais”, afirma. Uma solução para esse investimento nas melhorias necessárias pode ser via a utilização de recursos por meio do Capex (despesas de capital) proposto pela VLI.
A seguir, os três pontos que a FIEB defende como essenciais para a renovação automática da concessão à VLI por mais 30 anos.
Não permitir que o trecho de Corinto (MG) a Campo Formoso (BA) seja paralisado até que haja solução de novo operador.
A proposta da atual concessionária VLI, que será apresentada em quatro audiências públicas (entre setembro e outubro), prevê a devolução de 291km na Bahia – de Alagoinhas (BA) a Propriá (SE) e de Bonfim (BA) a Petrolina (PE). Este trecho corresponde a 14% do total que a VLI se propõe a devolver, por considerá-lo não operacional, e indenizar.
Além disso, há um grande trecho que não está na renovação automática nem está incluído na proposta de devolução pela VLI, mas com indicação de ser descontinuado no contrato: Corinto (MG) a Campo Formoso (BA). Este é um trecho muito estratégico para a Bahia porque faz a ligação Sudeste-Nordeste. Contudo, está com baixa eficiência operacional e custosa para a concessionária que, ao longo dos anos, não investiu na potencialização da carga.
Ou seja, Corinto-Campo Formoso está formalmente no limbo. Mesmo com baixa eficiência este trecho é fundamental para o escoamento da produção de empresas baianas como Ferbasa, Magnesita, Dow e Deten.
A FIEB defende que a operacionalidade desse trecho seja mantida pela concessionária enquanto o governo federal define o modelo de operação dessa ferrovia, condicionando a renovação automática à manutenção dos serviços.
Direcionar recursos da renovação automática e de outras ferrovias para melhoria do trecho Corinto-Campo Formoso, aumentando sua velocidade com obras de retificação de traçado e rampas.
Considerando as condições atuais do trecho, dificilmente será possível atrair um interessado na operação. Antes, será necessário investimento público, pois estamos falando de uma ferrovia antiga, na qual não houve nenhum tipo de atualização, nem a devida manutenção. O importante para a Bahia é garantir a operacionalidade dessa ferrovia, assegurando recursos para esta finalidade dentro do que for arrecadado pelo governo federal, seja com os trechos que serão devolvidos, pela outorga do que vai ser renovado, seja por outros meios.
O ideal seria termos uma nova ferrovia, com bitola de 1,60m, que é o novo modelo de ferrovia no Brasil, mas não teremos recursos para isso. Então, precisamos que a eficiência dessa ferrovia, construída na década de 1950, seja melhorada. E isso pode ser feito com a correção de raios de curva e rampas e mesmo de traçado.
Para isso, há necessidade de alocação de recursos que podem ser oriundos da própria Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) ou do sistema ferroviário brasileiro, de forma geral, uma vez que o governo está renegociando outorgas de renovações que foram feitas. Deste modo, poderemos ter uma ferrovia que atraia novos operadores. É preciso mobilizar a sociedade baiana para defender a Bahia.
Garantir funcionalidade da FIOL 2 (Caetité-Barreiras) e da FIOL 1 (Ilhéus-Caetité), permitindo que a interseção com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) assegure que as cargas cheguem aos portos da Baía de Todos os Santos até que o Porto Sul entre em operação.
Outro ponto fundamental em toda essa questão é garantir uma interseção em que possa haver uma interligação de carga entre a FIOL e a FCA. Por quê? Enquanto a FCA é uma via Norte-Sul, a FIOL é uma via Leste-Oeste. Só que a FIOL está projetada para nascer em Barreiras e terminar em Ilhéus, onde haverá um porto para exportar minério, cuja obra está paralisada. Por outro lado, o Oeste da Bahia tem cargas que não são exatamente de minério e demandaria um outro terminal portuário. Então, nós temos que garantir que esses trechos do oeste da Bahia, Brumado ou Caetité possam mandar cargas, que eventualmente possam vir para os portos da Baía de Todos os Santos, incluindo o de Salvador, por trem. Há que se resolver também o trecho para desviar da ponte de Cachoeira, que faz parte da revisão do traçado que precisamos resolver.
A HSR Specialist Researchers, instituto independente de pesquisa de mercado, fez um estudo com jogadores de apostas esportivas online que mostrou que 55% dos que jogam quase todos os dias admitem já ter perdido o controle sobre suas participações nos jogos e 23% já deixaram de pagar contas para investir em apostas. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
No total, o instituto ouviu 500 pessoas, sendo que 400 delas se declararam jogadoras. Entre os jogadores, 21% acreditam que há chance de alguém se viciar nos jogos de apostas online. Já entre os não-jogadores, este percentual foi de 51%.
O levantamento também descobriu que a motivação dos apostadores varia de acordo com a faixa etária. A “geração Z”, dos 12 aos 25 anos, vê na jogatina uma maneira de ganhar dinheiro rápido. Já a “Y”, faixa dos 26 aos 41, acredita que tem sorte e aptidão para as apostas e também enxerga uma forma de retorno financeiro. Entre os acima de 42 anos, as bets são encaradas como uma diversão de baixo custo.
Dados contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) através da Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública, apontam a Bahia como o quarto estado com maior número de apreensões de armas de fogo em rodovias federais. As informações estão relacionadas aos últimos seis anos, entre janeiro de 2019 e 31 de julho de 2024.
Dentre as rodovias com mais ocorrências, estão BR-101, BR-116 e BR-324, respectivamente. Neste ano, foram apreendidas 40 armas de fogo e 235 munições na Bahia. Já em 2023, foram 106 armas e 1779 munições. Ainda de acordo com o levantamento, a cidade de Vitória da Conquista ocupa a 9ª posição do ranking entre todos os municípios brasileiros.
O Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar do ranking dos estados, com 1.094 apreensões de armas de fogo. Na sequência, aparecem Paraná, com 952, e Rio de Janeiro, com 945.
Analisando o cenário nacional, as apreensões de fuzis quadruplicaram nos últimos cinco anos e meio. No período, 12.898 armas foram apreendidas pela PRF nas rodovias. Destas, 11.370 eram armas de fogo, enquanto as outras eram armas brancas, como facas e punhais.
Veja os dados de armas de fogo apreendidas entre 2020 e 2024 na Bahia:
A Bahia é destaque na produção nacional de cacau. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o estado produziu 139.011 toneladas de amêndoas de cacau, um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior.
De acordo com os dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária, calculados pelo MAPA em agosto de 2024, relacionados ao preço do cacau, o valor bruto de produção do cacau passou de 1,9 bilhão em 2023 para uma previsão de 5,4 bilhões em 2024, subindo da 6ª posição no ranking estadual das culturas agrícolas para a 3ª posição. A soja ocupa o primeiro lugar, com 14,2 bilhões, seguida pelo algodão, com 6 bilhões.
A retomada da liderança é um marco importante para a economia baiana, especialmente para os territórios produtores como o Litoral Sul e o Baixo Sul, que se destacam entre os maiores produtores do estado, com ênfase nos municípios de Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Ibirapitanga.
Embora o Pará não tenha mais a maior produção total, concentra os três maiores municípios produtores: Medicilândia (44.178 toneladas), Uruará (21.266 t) e Placas (12.788 toneladas). A Bahia aparece na sequência, com Ilhéus (8.961 toneladas, 4º maior produtor), Wenceslau Guimarães (8.775 t, 5º maior) e Ibirapitanga (8.655 t, 6º maior produtor).
Os resultados para o setor do cacau na Bahia podem continuar em destaque nos próximos anos, considerando a expansão da produção em novas áreas não tradicionais, como a região oeste do estado, o investimento e a reestruturação da conservação produtiva e da produtividade nas áreas tradicionais, a ampliação do mercado mundial de consumo de chocolate e derivados e os projetos em desenvolvimento no estado, como o Parceiros da Mata, CompensAÇÃO, GEF Cabruca, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas em Sistemas Agroflorestais na Produção de Cacau, Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC+ Bahia e o Plano Inova Cacau, que somam mais de 1 bilhão de reais.
Atrelado a esse cenário positivo para a agenda do cacau, a SEAGRI atualizou a Câmara Setorial do Cacau da Bahia, que reúne diversos representantes e segmentos do setor atuando em prol do desenvolvimento do cacau no estado.
Em um cenário global marcado pela instabilidade climática e pela concorrência de outros países produtores, a retomada da liderança brasileira ganha ainda mais relevância. A Costa do Marfim, principal produtora mundial, sofreu com condições climáticas adversas em 2023, após o fenômeno climático El Niño, o que impactou sua produção. Além disso, há uma previsão de necessidade de mais 1 milhão de toneladas de amêndoas de cacau nos próximos 10 anos.
“A Bahia se posiciona como uma alternativa segura e confiável para a pauta do cacau e chocolate mundial. Nossa produção é sustentável, respeita o meio ambiente, possui infraestrutura logística e oferece ao mercado produtos de alta qualidade com reputação e origem”, destacou Thiago Guedes, secretário em exercício da Agricultura do Estado da Bahia.
Na noite de terça-feira (24), empresários de diferentes segmentos e convidados participaram do encerramento do Festival Gastronômico de Eunápolis 2024. Com o tema “Memórias à Mesa”, a 5ª edição, que terminou neste mês de setembro, atingiu resultados expressivos e consolidou ainda mais a cidade como um polo gastronômico no extremo sul.
Realizado pelo Sebrae e a CDL Eunápolis, com correalização da Abrasel e Senac, o festival contou com o patrocínio master da Veracel e Bahiagás, reforçando seu papel como motor da economia local.
Ao longo da edição de 2024, participaram 40 estabelecimentos com 54 pratos, e mais de 6.877 pratos criados especialmente para o festival foram vendidos, gerando um faturamento de R$ 287.655. Somando todos os pratos dos cardápios dos restaurantes participantes, o número de vendas chegou a 75.049, resultando em um faturamento total de R$ 2.169.030.
Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel, destacou a importância do evento. “Tenho extrema satisfação de finalizar mais uma edição de um festival de sucesso numa cidade como Eunápolis, que demonstrou mais uma vez a potência da própria gastronomia, uma expressão gastronômica relevante e inovadora. O festival mostrou o quanto o povo de Eunápolis abraça a causa da gastronomia, fundamental para o desenvolvimento comercial da cidade”.
Rosemberg Pereira, presidente da CDL de Eunápolis, reforçou o impacto positivo do evento. “O Festival gera emprego e renda, conectando toda a cadeia do alimento, priorizando a agricultura familiar. Também colaboramos para o aumento nas vendas de todo o comércio local, beneficiando diversos setores”.
Além disso, Eliane Menezes, representante da Bahia na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, enfatizou o progresso do festival ao longo dos anos. “A população recebeu o evento de braços abertos, e estamos no caminho certo, levando a cultura da nossa região e fortalecendo tanto a comunidade urbana quanto rural”.
O Sebrae, por meio de seu gerente regional Alex Brito, também celebrou os resultados. “Tivemos um incremento de 22% nas vendas em comparação ao ano passado, o que demonstra o crescimento e a importância do festival para a economia local. Esse evento não só gera empregos, mas também movimenta setores como material de construção e linha branca”.
O evento de encerramento foi uma celebração desse sucesso, com empresários e participantes comemorando o impacto positivo que o festival teve na cidade.
Para Cória Monteiro, assistente de gerência do Senac de Porto Seguro, “o envolvimento de toda a comunidade e o sucesso do evento são motivo de grande felicidade. O Festival Gastronômico movimenta o setor econômico e traz novas oportunidades para os empresários”.
Alexandre Mendonça, gerente de Responsabilidade Social da Veracel, destacou a importância de conectar produtores rurais com comerciantes. “Estamos felizes de contribuir com esse festival que ajuda a movimentar a economia da cidade, gera empregos e fortalece a relação entre produtores e empresários locais”.
Com a cidade abraçando a gastronomia, o Festival Gastronômico de Eunápolis 2024 se despede deixando um legado de crescimento, inovação e muito sabor.
Aqui na Graça, onde moro, não tenho o silêncio à noite; existe sempre um ruído ou outro. Apesar de morar no décimo primeiro andar, há um bar em frente que tira o sossego. Também há barulho de vizinhos que mexem os móveis à noite. Na maioria dos restaurantes, é impossível conversar em um tom de voz normal. Nos cinemas, onde se deveria conversar o mínimo possível, as vozes competem com o barulho dos sacos de pipoca e dos celulares. Nem a religião escapa: quando vou a Santo Antônio de Jesus, o hotel onde fico hospedado é ao lado de uma igreja, e os cantos são altos à noite, neste mundo que se recusa a calar. Será que Deus, hoje, ouve somente quem grita? Acredito que silêncio mesmo, para valer, só em alto-mar. Acredito que as futuras gerações vão nascer sem orelhas para defender a sobrevivência da espécie.
Cerca de 34 mil policiais e bombeiros serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na Operação Eleições 2024. O planejamento das ações preventivas, ostensivas e de inteligência foi apresentado na manhã desta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Além dos efetivos das polícias Militar, Civil e Técnica, com apoio do Corpo de Bombeiros, a SSP-BA ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura, instalada no COI, reunirá representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O CICC será ativado entre os dias 4 e 7 de outubro, com atuação ininterrupta.
A SSP, buscando sempre fortalecer a integração entre as Forças Policiais e de Bombeiros, instalará também o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP). O compartilhamento de informações e a coleta de dados nortearão as equipes externas.
“Serão R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado, com o objetivo principal de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Atuaremos com força máxima”, garantiu o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O titular da pasta acrescentou, ainda, que a tecnologia auxiliará na aplicação do efetivo. “Utilizaremos 3.595 câmeras em todo o estado. Os equipamentos ficarão direcionados para zonas eleitorais e pontos estratégicos mapeados pela Inteligência”, completou Werner.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou, nesta segunda-feira (23), o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. Em Salvador, a cerimônia ocorreu no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, no Porto Seco Pirajá, e contou com a presença do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
O presidente do TRE-BA destacou a relevância do procedimento: “Esse processo reflete a confiança, transparência e segurança da urna eletrônica”. Durante o evento, ele também agradeceu o trabalho dos servidores e magistrados: “Quero parabenizar e agradecer a todos os juízes e as juízas eleitorais e servidores(as) pelo trabalho hercúleo em suas ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Os servidores(as) e magistrados(as) são o alicerce da nossa instituição”, afirmou o desembargador.
Na capital, 5.440 urnas serão preparadas pelas 19 zonas eleitorais. No interior, o cronograma segue as 180 zonas que cobrem 416 municípios. A previsão é concluir o procedimento até 3 de outubro, com 39.765 urnas prontas para as seções de votação e contigências. O cronograma completo das cerimônias de carga e lacração no estado está disponível aqui.
Guia das eleições
A cerimônia de carga e lacração das urnas foi acompanhada por quase 15 jornalistas da imprensa soteropolitana. Na ocasião, o presidente conversou com os repórteres e aproveitou para entregar a publicação “Guia das Eleições 2024”. O material reúne informações estatísticas do pleito, além do cronograma com os principais marcos do processo eleitoral que merecem a atenção dos meios de comunicação.
Fortalecendo a assistência à saúde nos municípios baianos, o governador Jerônimo Rodrigues entregou dezenas de ambulâncias, nesta terça-feira (24), em evento realizado no Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba, em Salvador. Durante a solenidade, foram entregues 71 novos veículos, entre 67 ambulâncias e quatro vans para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), contemplando 65 municípios e seis unidades de saúde. O investimento ultrapassa os R$ 17 milhões.
Para Jerônimo Rodrigues, a entrega de hoje soma-se a outras iniciativas que vem sendo desenvolvidas pela gestão com o objetivo de ampliar a assistência em toda a Bahia. “Hoje serão mais 71 veículos que serão entregues para os municípios, e nós estamos fazendo aquela capilaridade do serviço da zona rural, do distrito, de um bairro até o ponto de atendimento, mas também do município até Salvador ou um hospital de alta complexidade regional que nós temos”, disse o governador.
A entrega desses veículos soma-se aos esforços do governo estadual, que, desde janeiro de 2023, alcança marca de 410 ambulâncias e 28 vans para TFD distribuídas em todo o estado, totalizando um investimento superior a R$ 116 milhões. Esse investimento tem garantido transporte rápido e seguro de pacientes que necessitam de atendimento de urgência e de tratamentos fora dos seus municípios de origem.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância da iniciativa para acelerar a transferência de pacientes. “Com a entrega de hoje, reafirmamos o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade e acessível para todos os baianos. Essas novas ambulâncias vão possibilitar que os municípios realizem o transporte seguro e rápido de pacientes, reduzindo o tempo de espera e ampliando o acesso aos serviços de urgência e emergência. Já as vans para Tratamento Fora de Domicílio são essenciais para garantir que pacientes que precisam de tratamentos mais complexos tenham acesso ao atendimento sem que a distância seja uma barreira. Esse é o resultado de uma gestão comprometida com o bem-estar de sua população”, afirmou Roberta Santana.
Além do impacto imediato na agilidade do atendimento, a secretária reforçou que essa entrega faz parte de uma estratégia maior do governo estadual, que inclui a ampliação de leitos hospitalares, a construção de novas unidades de saúde e o fortalecimento da atenção básica e especializada. “Já abrimos 3.168 novos leitos, realizamos 370 mil cirurgias eletivas e entregamos mais de 15 mil equipamentos hospitalares aos municípios em menos de dois anos”, ressaltou a secretária.
Os gestores municipais também ressaltam a importância dos investimentos no interior. “Estamos recebendo mais um grande prêmio para Mairi: uma nova ambulância, que será utilizada para servir a nossa população. Tenho me dedicado muito às questões de saúde do município, e sempre esperamos melhorias constantes para a saúde do Brasil, da Bahia e de Mairi”, afirmou o prefeito de Mairi, José Bonifácio Pereira “Jobope”.
Balanço
Até agora, foram entregues 343 ambulâncias, atendendo 246 municípios, 24 unidades de saúde e seis entidades, com um investimento total de mais de R$ 92,7 milhões. Somente em 2024, foram 262 ambulâncias entregues, enquanto 81 foram entregues no ano anterior. Além disso, foram disponibilizadas 23 vans, com um investimento de mais de R$ 6,3 milhões destinadas a apoiar o deslocamento de pacientes que precisam de atendimento especializado fora de suas cidades.
Com a entrega dos 71 veículos durante o evento desta terça-feira, o total de recursos investidos pelo governo estadual na renovação da frota de veículos de saúde nos anos de 2023 e 2024 chega a mais de R$ 116,4 milhões. Ao todo, são 410 ambulâncias e 28 vans, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar da população baiana.