Início Site Página 106

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo
Fotos: André Frutuôso

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, Dia da Avicultura, a Bahia comemora os resultados expressivos de investimentos que vêm transformando a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares em todo o estado. A avicultura de galinhas caipiras, além de ser um pilar da segurança alimentar, tornou-se um importante sistema produtivo que impulsiona a economia local e regional, gerando renda e oportunidades para as comunidades rurais.

A Bahia, reconhecida como um polo de referência no cenário da avicultura, destacou-se no ano passado por superar a média nacional de crescimento em produção e faturamento. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o estado se consolidou como o principal produtor de frango nas regiões Norte e Nordeste, ocupando a oitava posição no ranking nacional.

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo

Esse avanço é amplamente impulsionado pela agricultura familiar, um dos principais vetores desse crescimento, fruto de políticas públicas do Governo do Estado, implementadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vem promovendo uma produção cada vez mais sustentável, com a implantação de galinheiros, entrega de insumos, aves e a construção de entrepostos, como parte de um conjunto de ações para fortalecer a agricultura familiar.

Histórias de Sucesso e Impacto Social

Na comunidade de Bomba, no município de Belo Campo, Gleide de Oliveira testemunha as mudanças trazidas pelos investimentos. “Antes do investimento, eu só criava sete galinhas e um galo, alimentando-os apenas com milho. Após receber apoio da CAR, aprendi a utilizar uma alimentação mais natural, e agora cheguei a ter 200 galinhas. Comecei a plantar moringa e comercializo, em uma rede em Conquista, além dos ovos, hoje vendo também galinha abatida. Recebemos também equipamentos e assistência técnica, que mudaram completamente a nossa produção”.

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo

Outro exemplo de sucesso vem de Moisés Dias, agricultor familiar de Malhada de Pedras. “Eu trabalhava com a produção de leite junto com meu sogro, que criava gado. Quando o projeto da CAR chegou, comecei a criar galinhas e, aos poucos, fui crescendo. Hoje, tenho cerca de duas mil aves e minha renda média é de três salários mínimos”.

Investimentos em Infraestrutura e Parcerias

A CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), também investe em infraestrutura para ampliar o alcance da avicultura familiar. Em Pintadas, por exemplo, a construção de um entreposto para embalagem, classificação e comercialização de ovos pela Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos de Pintadas (Coopaves) está trazendo novas perspectivas para a região. Com capacidade para processar 3.600 ovos por dia, o entreposto agrega valor à produção e melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas.

Bahia celebra Dia da Avicultura com investimentos que transformam vidas no campo

Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves, ressalta a importância deste empreendimento: “A chegada desse entreposto agrega valor à produção, atendendo às legislações vigentes. Hoje, minha renda vem da galinha caipira. É um investimento que dá certo, é promissor e gera renda.”

Parcerias com Consórcios Públicos Intermunicipais

Além dos investimentos diretos, a CAR firmou parcerias com 17 consórcios públicos intermunicipais na Bahia, beneficiando mais de 8 mil famílias. Um exemplo é a parceria com o Consórcio do Território Recôncavo (CTR), que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e gerar renda para os Grupos Produtivos Locais (GPL).

Daiane Sampaio, da comunidade de Boca da Mata, em Cruz das Almas, Território Recôncavo, comenta sobre a importância do apoio recebido. “Na zona rural, temos a renda que vem da lavoura, e o galinheiro ampliou essa possibilidade. Hoje, já temos a renda proveniente da venda dos ovos, ajudando não só a economia local, mas também a nossa comunidade. Além disso, comemos o que produzimos, caminhando para alcançar a soberania alimentar”.

Neste Dia da Avicultura, o estado da Bahia tem muito a comemorar. Os investimentos na avicultura familiar, conduzidos pela CAR, não apenas fortalecem a economia local, mas também transformam vidas, promovendo sustentabilidade, segurança alimentar e dignidade para milhares de famílias em todo o estado.

Bahia protagoniza a revolução digital na saúde com a integração à Rede Nacional de Dados em Saúde

Bahia protagoniza a revolução digital na saúde com a integração à Rede Nacional de Dados em Saúde
Fotos: Pablo Barbosa/Saúde GovBA

A Bahia é um dos oito estados brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a federalização dos dados de saúde. A boa notícia é da diretora do DataSUS do Ministério da Saúde, Paula Xavier, que apresentou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) aos secretários e representantes das 27 unidades federativas durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Na avaliação do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, que esteve presente ao encontro, “o Brasil experimentará uma transformação profunda em seu sistema de saúde com o estabelecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde como a principal plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde. Esse avanço, que beneficiará pacientes, profissionais, organizações de saúde e gestores em todo o país, terá a Bahia como um dos estados protagonistas dessa revolução digital”.

Bahia protagoniza a revolução digital na saúde com a integração à Rede Nacional de Dados em Saúde

O subsecretário da Bahia pontua ainda que isso permitirá a continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção, fortalecendo a prevenção, a promoção e um atendimento mais qualificado. “O paciente é único, e todas as suas informações de atendimentos são essenciais para que os profissionais possam tomar decisões mais assertivas”, explicou. Ele ainda enfatizou o impacto positivo na redução de custos: “se o paciente já realizou uma tomografia recentemente, não será necessário repetir o exame se o médico tiver acesso a esse resultado”.

A diretora do DataSUS antecipou para os secretários e representantes estaduais que “o governo baiano desenvolveu uma solução tecnológica que conecta o sistema de prontuário eletrônico AGHUse à rede nacional. Atualmente, o sistema já está em operação em 31 unidades na Bahia e agora será disponibilizado para todo o Brasil”.

Na próxima sexta-feira (30), em Salvador, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinarão um protocolo de intenções que ratificará essa parceria, acelerando o processo de modernização e digitalização do sistema de saúde em todo o país.

 

Segredos da troca de óleo de motor: o que você precisa saber para proteger seu motor

Segredos da troca de óleo de motor: o que você precisa saber para proteger seu motor
Segredos da troca de óleo de motor: o que você precisa saber para proteger seu motor. Foto: Reprodução

Todo mundo compra óleo de motor levando em conta o grau de viscosidade indicado na embalagem: 5W-30, 10W-30, 15W-40 e assim por diante. Há quem se lembre de considerar se o lubrificante é mineral, sintético ou semissintético. Porém, apenas esses dois parâmetros não são mais suficientes para escolher o óleo certo para o seu carro.

Qualquer motor atual, até mesmo os 1.0 3-cilindros de entrada, é projetado e construído para poluir menos e gerar mais potência do que seus equivalentes de décadas atrás. A eficiência energética não é mais um objetivo, mas uma obrigação. Portanto, as classificações de desempenho e normas de aprovação da fabricante do veículo passaram a ser fundamentais.

Quais são as funções do óleo do motor?

O óleo do motor tem como principais funções reduzir o atrito entre as peças móveis internas, fazer a vedação entre os pistões e os cilindros, auxiliar no controle da temperatura na câmara de combustão e limpar possíveis depósitos e impurezas nas áreas onde circula.

Em motores atuais, o lubrificante também é responsável pelo acionamento hidráulico de componentes como variadores de fase do comando de válvulas (VVT), tuchos hidráulicos, tensionadores de corrente, entre outros. Para que o lubrificante possa cumprir esses papéis, seja com o motor frio ou quente, é necessário que ele seja multiviscoso.

Ou seja, ele precisa preservar suas propriedades de escoamento dentro da ampla variação de temperatura de funcionamento do motor.

O que significa o código de viscosidade do óleo?

Conforme o padrão determinado pela SAE (Society of Automotive Engineers) e seguido mundialmente para óleos multiviscosos, o número à esquerda informa a viscosidade a frio, acompanhado da letra W, que significa “winter” ou “inverno”. A dezena à direita indica a viscosidade a quente.

Por exemplo, em um óleo de grau SAE 5W-40, o “5W” representa a viscosidade a frio e o “40”, a viscosidade a quente. Quanto menor o número, menos viscoso é o lubrificante naquela condição. Se comparar as viscosidades 5W-40 e 10W-30, a primeira é menos viscosa a frio (5W contra 10W), mas é mais viscosa a quente (40 contra 30).

Qual é a diferença de um óleo mineral, semissintético ou sintético?

O óleo mineral é derivado diretamente do petróleo. O sintético, por sua vez, é obtido através de processos químicos diversos para se obter o óleo-base. Por ter uma estrutura molecular mais avançada, os óleos sintéticos possuem melhor estabilidade física e química, além de maior desempenho de lubrificação.

Já o semissintético é um composto entre óleos minerais e sintéticos que surgiu como uma alternativa de melhor custo-benefício em algumas faixas de mercado. É interessante notar que dois óleos com a mesma viscosidade SAE e a mesma base podem ser bem diferentes entre si devido aos aditivos.

Qual é a importância da norma da montadora para o óleo do motor?

Embora os graus de desempenho ACEA, API e ILSAC sejam muito importantes, a norma da fabricante do veículo, quando houver, se sobrepõe a essas classificações. Afinal, é o fabricante do veículo quem projeta e homologa o lubrificante final a ser utilizado em seu motor.

Por exemplo, a Volkswagen utiliza normas como VW 505.00, 508.88, 509.99; a Ford tem a norma WSS-M2C948-B; a General Motors possui o Dexos 1, entre outras. Óleos de motor com essas normas são os mais indicados para suas respectivas aplicações. Além disso, sempre escolha o lubrificante de acordo com as classificações de desempenho mencionadas anteriormente.

Nunca use um óleo com viscosidade diferente do indicado no manual. Cada motor tem sua especificação de lubrificante ideal. Alterar a viscosidade pode prejudicar o desempenho do veículo.

Passos para escolher o óleo de motor adequado

  • Verifique o manual do veículo para a especificação correta.
  • Considere as classificações de desempenho ACEA, API e ILSAC.
  • Prefira lubrificantes que atendem às normas da montadora.
  • Evite misturar diferentes tipos de óleo.
  • Fique atento às especificações de viscosidade.

Dicas importantes sobre a troca de óleo

  1. Aqueça o motor antes da troca de óleo.
  2. Escolha o filtro de óleo correto.
  3. Jamais use aditivos paralelos.
  4. Realize a troca completa do óleo antigo.
  5. Seguir a especificação original mesmo para motores com alta quilometragem.

Fonte: Terra Brasil

Veja quais profissões em que há mais escassez de mão de obra no Brasil

Veja quais profissões em que há mais escassez de mão de obra no Brasil
Veja quais profissões em que há mais escassez de mão de obra no Brasil. Foto: Reprodução

A falta de profissionais qualificados no Brasil tornou-se um desafio significativo, especialmente nos setores de serviços e construção civil. Um estudo da Confederação Nacional de Bens Serviços e Turismo (CNC) revela que, das 231 ocupações que formalmente empregam 80% dos trabalhadores brasileiros, 92 estão enfrentando escassez de mão de obra. Dentre as 20 profissões mais afetadas, 16 pertencem ao setor de serviços, três à construção civil e uma à indústria pesada.

Esse déficit de trabalhadores qualificados está impulsionando os salários em algumas dessas ocupações. Por exemplo, o salário de admissão para a função de helpdesk cresceu 16,6% entre junho de 2023 e 2024, enquanto o aumento salarial médio no mercado foi de 5,8%. Essa disparidade mostra o esforço das empresas para atrair profissionais em falta.

Escassez de mão de obra qualificada em alta demanda

O estudo destaca que a profissão de helpdesk é a mais crítica em termos de falta de mão de obra qualificada. Embora tenha ocorrido um aumento de 8,2% no número de profissionais, a demanda ainda supera a oferta. Fabio Bentes, economista da CNC, observa que “mesmo com a ampliação do número de profissionais, as empresas continuam aceitando pagar um salário de admissão muito acima da média do mercado”.

Outras profissões no topo da lista incluem agentes de vendas de serviços, caldeireiros de chapas de ferro e aço (indústria pesada), montadores de estruturas metálicas (construção civil), auxiliares de farmácia de manipulação, auxiliares de garçom e auxiliares de serviços jurídicos.

Por que há escassez de mão de obra com alto número de desempregados?

Uma questão intrigante é: por que há escassez de mão de obra qualificada com 7,5 milhões de desempregados no Brasil? Esta situação é atribuída à falta de formação técnica adequada. A rápida evolução do mercado exige um nível maior de qualificação, e muitos trabalhadores não possuem as habilidades necessárias para essas novas demandas.

O déficit é notável entre os auxiliares em várias áreas. “Não faltam médicos ou advogados, mas há uma carência de auxiliares, como auxiliares jurídicos e de contabilidade”, explica Bentes. Isso evidencia a necessidade urgente de cursos técnicos para qualificar a força de trabalho de maneira rápida e eficiente.

Como a Educação e Capacitação Podem Resolver a Escassez?

Investir em educação e capacitação é fundamental para solucionar a escassez de mão de obra qualificada. O Mutirão Nacional do Emprego, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, é uma iniciativa exemplar neste sentido. “Neste ano, o foco foi na capacitação, qualificação e inclusão, com diversas vagas disponibilizadas por instituições como Senai e Senac”, destaca Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Segundo Ricardo Patah, a falta de qualificação profissional é um problema persistente em todos os eventos de emprego. Para superar esse desafio, é crucial investir em cursos voltados para tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, que desempenha um papel cada vez mais importante no mercado de trabalho.

Confira a seguir as 20 profissões mais críticas em termos de escassez de mão de obra:

  • Helpdesk
  • Agente de vendas de serviços
  • Caldeireiro de chapas de ferro e aço
  • Montador de estruturas metálicas
  • Auxiliar de farmácia de manipulação
  • Auxiliar de garçom
  • Auxiliar de serviços jurídicos
  • Auxiliar de logística
  • Auxiliar de contabilidade
  • Técnico em informática
  • Enfermeiro auxiliar
  • Operador de telemarketing
  • Recepcionista
  • Vendedor externo
  • Operador de caixa
  • Atendente de farmácia
  • Assistente administrativo
  • Motociclista entregador
  • Zelador
  • Auxiliar de limpeza

Para efetivamente resolver a escassez de mão de obra qualificada, é essencial que governo, empresas e instituições de ensino colaborem para oferecer formação técnica e qualificação apropriada aos trabalhadores. Somente através de um esforço conjunto será possível atender às demandas do mercado de trabalho e fortalecer a economia do país.

Fonte: Terra Brasil

Canadá vai impor taxação de 100% para carros chineses

Canadá vai impor taxação de 100% para carros chineses
Canadá vai taxar em 100% carros que forem importados da China (Imagem: Divulgação/BYD)

A “invasão” de carros chineses no mercado não está tirando o sono de fabricantes tradicionais apenas no Brasil. Se por aqui os aumentos na alíquota de importação tornaram mais difícil a compra de um modelo eletrificado importado da Ásia, no Canadá a missão está ainda mais complicada. Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, informou nesta terça-feira (27) que o país irá impor uma sobretaxa de 100% em cima de carros elétricos importados da China, além de uma tarifa de 25% sobre alumínio e aço.

O governo do Canadá resolveu adotar uma postura radical após uma consulta pública sobre o assunto. A justificativa de Trudeau é que as novas tarifas alinham o Canadá com o que vem sendo feito na Europa e nos Estados Unidos, pois, segundo ele, a China “não está jogando pelas mesmas regras”. Esse novo cenário colocará ainda mais desafios para os consumidores canadenses interessados em adquirir veículos eletrificados.

Carros Elétricos Chineses: Entenda a Sobretaxa de 100%

De acordo com o primeiro-ministro, a decisão canadense de sobretaxar em 100% os carros elétricos chineses é uma tentativa de frear a vantagem competitiva do país asiático. Esta nova tarifa não vem sozinha; juntamente com ela, a tarifa sobre alumínio e aço importados da China foi aumentada para 25%. Trudeau acredita que essas medidas são necessárias para proteger a economia e a indústria local de um mercado global cada vez mais competitivo e regulamentado.

Por que o Canadá está adotando essas medidas?

A intenção do Canadá de taxar carros elétricos e matérias-primas vindas da China tem um propósito estratégico. O país busca se posicionar como referência global na cadeia de suprimentos para carros elétricos. Para isso, é essencial combater a concorrência chinesa, que tem uma forte presença no setor. Recentemente, o Canadá firmou acordos com fabricantes europeus para reforçar sua própria cadeia de suprimentos, esperando que os Estados Unidos também adiram a essa “frente unida” para frear a invasão chinesa.

Quais serão os próximos passos dessa “frente unida”?

Durante esta semana, o primeiro-ministro do Canadá estará em Pequim ao lado de Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. A ideia é montar uma “frente unida” para tentar frear o que Joe Biden, presidente dos EUA, rotulou de “vantagem injusta” dos chineses. O objetivo é alinhar estratégias com os principais parceiros ocidentais para equilibrar o jogo na indústria automobilística, especialmente no setor de carros elétricos.

Impactos para os consumidores e a economia

As novas tarifas terão impactos significativos tanto para os consumidores quanto para a economia canadense. Abaixo, alguns dos principais efeitos esperados:

  • Aumento nos preços: Os consumidores podem esperar um aumento considerável nos preços de carros elétricos, o que pode desincentivar a compra de veículos mais sustentáveis.
  • Incentivo à indústria local: Com menos importação de carros chineses, há a esperança de um fortalecimento da indústria automobilística local.
  • Parcerias internacionais: Fortalecimento das relações internacionais com parceiros democráticos, como a União Europeia e os Estados Unidos.
  • Reações diplomáticas: A China pode retaliar com medidas semelhantes, afetando outras áreas da economia.

Em suma, a decisão de Justin Trudeau de sobretaxar os carros elétricos chineses visa proteger e promover a indústria local, alinhando o Canadá com outras grandes economias ocidentais. No entanto, os consumidores devem se preparar para os impactos financeiros dessa medida, enquanto o cenário global continua a evoluir.

Fonte: Terras Brasil

Porto Seguro amplia turismo internacional com novos voos fretados da Argentina

Porto Seguro amplia turismo internacional com novos voos fretados da Argentina
Porto Seguro amplia turismo internacional com novos voos fretados da Argentina. Foto: Ascom

Porto Seguro se prepara para receber novos voos da Argentina, fortalecendo ainda mais o turismo internacional na cidade. Os primeiros voos, operados pela companhia Andes Líneas Aéreas, terão batismo nesta quarta-feira, 28 de agosto, marcando o início de uma série de voos semanais que se estenderão até 11 de outubro.

Serão três voos fretados pela Andes, com uma média de 189 passageiros; e um voo regular pela Aerolíneas, com cerca de 120 desembarques, ambos voos em aeronave Boeing 737 800, com aterrissando nas segundas, quartas e sextas-feiras, e no também no sábado. Ao todo, serão mais de 4.500 desembarques na temporada. Esses voos são resultado de uma parceria de longa data com a operadora Soulmax, que celebra 25 anos de atuação no destino, trazendo turistas, principalmente estudantes latino-americanos, para vivenciar as belezas e atrações de Porto Seguro.

O dirigente da operadora Soulmax, Federico Amran, que já foi condecorado com o título de Cidadão Porto-segurense, destacou a relevância do destino para a empresa: “Porto Seguro é essencial para o sucesso da empresa, especialmente neste marco de 25 anos. A cada temporada, nossa operação cresce, impulsionada pela atratividade única da cidade e pela parceria sólida que construímos ao longo dos anos.” A programação dos estudantes incluirá visitas a centros históricos, Recife de Fora, Eco Parque, praias e festas, proporcionando uma experiência completa que conecta os jovens turistas com a cultura e o estilo de vida local.

Porto Seguro também contará com um segundo fretamento da Argentina, pela linha aérea Andes Líneas Aéreas, começando em 5 de janeiro de 2025. Serão 12 rotações até 4 de abril, com capacidade de 189 passageiros por voo, vindos de Córdoba, através da operadora Git, e de Buenos Aires, pela Multitravel, solidificando ainda mais a posição de Porto Seguro como um destino de destaque no Mercosul.

PRF prende homem por adulteração de veículo automotor em Eunápolis

PRF prende homem por adulteração de veículo automotor em Eunápolis
PRF prende homem por adulteração de veículo automotor em Eunápolis. Foto: Ascom

Um homem de 51 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de segunda-feira, em Eunápolis, após ser flagrado conduzindo uma motocicleta com adulteração em seus elementos identificadores. A abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina no quilômetro 718 da BR-101.

Ao verificar a documentação do condutor e do veículo, os policiais constataram que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que a motocicleta Honda CB 250F Twister, de cor cinza, apresentava sinais de adulteração no chassi e no motor, impossibilitando a correta identificação do veículo.

Diante da gravidade das infrações, o condutor foi encaminhado para a delegacia de polícia civil para adoção das medidas cabíveis.

População de Marcionílio Souza passa a contar com novo mercado municipal

População de Marcionílio Souza passa a contar com novo mercado municipal
População de Marcionílio Souza passa a contar com novo mercado municipal. Foto: Divulgação/Prefeitura de Marcionílio Souza

Feirantes e consumidores do Mercado Municipal de Marcionílio Souza, na região da Chapada Diamantina, passaram a contar com mais conforto e segurança. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou o equipamento totalmente reformado.

A nova estrutura, que leva o nome da feirante Maria José, mais conhecida como Dona Chuíte, agricultora tradicional do mercado e muito querida pela população da cidade, conta com infraestrutura adequada para a comercialização e o manuseio dos alimentos, permitindo o recebimento dos produtos da agricultura familiar de maneira segura e higiênica.

População de Marcionílio Souza passa a contar com novo mercado municipal

O coordenador de Segurança Alimentar da CAR, Gilmar Bonfim, destacou que essa foi a primeira reforma do mercado desde a construção, na década de 1970. “Ficou um ambiente agradável, fresco, com pontos de comercialização de carnes (ovinos, caprinos e bovinos) e também área para lanches e refeições, como as tradicionais buchadas e mocofato da Chapada. É mais um shopping center da agricultura familiar, um ponto de encontro para a população do município”.

Quem comemorou a novidade foi o comerciante Lourival Teles, que trabalha há oito anos no mercado. Segundo ele, a nova estrutura vai beneficiar a venda das carnes do seu boxe. “A reforma deixou o mercado mais organizado e higienizado. Com essa estrutura, agora, eu vou trabalhar aqui até o final da vida! Ficou bom demais”, declarou Lourival.

População de Marcionílio Souza passa a contar com novo mercado municipal

Além de promover um novo e amplo espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, o novo local dinamiza a economia do município, trazendo mais renda para a população rural e mais alimento saudável na mesa dos consumidores da região.

Prefeitura de Feira de Santana deve mais de R$ 850 mil a Policlínica Regional

Prefeitura de Feira de Santana deve mais de R$ 850 mil a Policlínica Regional
Prefeitura de Feira de Santana deve mais de R$ 850 mil a Policlínica Regional. Foto: Ascom

A Prefeitura de Feira de Santana, sob a gestão de Colbert Martins, tem demonstrado uma completa irresponsabilidade financeira ao não arcar com suas obrigações perante o Consórcio Público Interfederativo de Saúde que administra a Policlínica Regional de Saúde no município. Em 2024, a situação atingiu níveis alarmantes: a dívida da prefeitura com o consórcio já ultrapassa R$ 850 mil, e o município não pagou um único real durante todo o ano. Feira de Santana é o único dos 29 municípios consorciados que não cumpre com suas obrigações financeiras, sobrecarregando outros municípios que, apesar de também enfrentarem dificuldades, honram seus compromissos.

Prefeitura de Feira de Santana deve mais de R$ 850 mil a Policlínica Regional
Foto: Ascom

“A consequência direta dessa inadimplência é uma pressão financeira sobre os demais municípios consorciados, que se veem obrigados a cobrir os custos operacionais da unidade. Esses custos incluem o pagamento de salários de médicos, enfermeiros e técnicos, além da manutenção essencial dos equipamentos médicos”, avalia o coordenador dos Consórcios Estaduais de Saúde, Marcos Pereira, ao apontar que o Governo do Estado já arca com 50% do custeio e os municípios rateiam o restante, proporcional a população.

A unidade já realizou mais de 445 mil atendimentos entre consultas e exames e apesar da omissão da Prefeitura de Feira de Santana, os cidadãos feirenses continuam a utilizar os serviços sem qualquer restrição, uma prova da importância vital dessa unidade para a região.

Prefeitura de Feira de Santana deve mais de R$ 850 mil a Policlínica Regional
Foto: Ascom

A gestão de Colbert Martins não é apenas omissa; é reincidente. No ano passado, a dívida da prefeitura com o consórcio chegou a ultrapassar R$ 1,6 milhão, uma situação que resultou em graves consequências. A manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos foi atrasada, colocando em risco a continuidade dos serviços. Um exemplo emblemático foi a substituição de um tubo de tomografia computadorizada, cujo custo superava R$ 500 mil. A restrição orçamentária provocada pela inadimplência da prefeitura causou um atraso significativo na substituição do equipamento.

“A falta de pagamento por parte da Prefeitura de Feira de Santana não pode ser vista como um problema isolado; ela reflete uma gestão descomprometida com a saúde pública e com o bem-estar de sua população”, avalia o médico e superintendente da rede estadual, Karlos Figueiredo.

Doença da Pressa

Doença da Pressa

Ter pressa virou sinal de status. Quem vive correndo dá a impressão de ser uma pessoa importante, requisitada, cheia de compromissos. Quanto menos tempo se tem, mais prestígio.

Esperar o elevador chegar é algo que fazemos sem pressa durante quinze segundos. Depois, vamos perdendo a paciência. Com quarenta segundos, em média, já estamos nervosos e agitados, um estado de espírito que mantemos dentro do elevador, quando a porta “demora” a fechar. A “demora” costuma ser de quatro segundos. Incapazes de esperar, apertamos o botão de fechar a porta. Às vezes, ocorre que alguém se aproxima correndo para ver se alcança o elevador. O que fazer? Apertar o botão que mantém a porta aberta, para dar chance ao retardatário, ou fingir que não o vemos e pressionar o outro botão? Desnecessário dizer qual é a escolha mais frequente.

Nem os ciclos naturais da vida escapam. Duzentos anos atrás, um porco levava, em média, cinco anos para atingir 65 quilos. Hoje, com seis meses, já pode pesar 110 quilos, e é abatido antes de perder os dentes de leite. O dado está no livro do canadense Carl Honoré e mostra que a máxima “tempo é dinheiro” se aplica; a pressa é particularmente valorizada.

Sair da versão mobile