HGRS recebe neurocirurgião Paulo Niemeyer para cirurgia inédita no SUS da Bahia

HGRS recebe neurocirurgião Paulo Niemeyer para cirurgia inédita no SUS da Bahia
HGRS recebe neurocirurgião Paulo Niemeyer para cirurgia inédita no SUS da Bahia. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A primeira neurocirurgia para tratamento de Parkinson na Bahia pelo SUS foi realizada na última segunda-feira, 06 de julho, no Hospital Geral Roberto Santos, pelo neurocirurgião Leonardo Avellar, com a presença dos neurocirurgiões Paulo Niemeyer Filho e Paulo Luiz Cruz, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro. O procedimento, que está na fase piloto, visa controlar os sintomas da doença, possibilitando melhor qualidade de vida ao paciente. A primeira paciente a se submeter à neurocirurgia de Parkinson na Bahia tem 68 anos e sofre da doença há 20 anos. O procedimento não é indicado para todos as pessoas acometidas pelo Parkinson, apenas para alguns casos específicos.

A subsecretária da saúde do Estado, Tereza Paim, afirmou que hospitais de referência, como é o caso do Roberto Santos, devem estar cada vez mais especializados para compor a rede de atenção à saúde. “Esta é uma cirurgia altamente especializada que vem compor a rede de atenção à saúde. Claro que ainda vamos avançar bastante, mas o Hospital Roberto Santos pertence à rede própria do Governo do Estado, e grandes avanços têm que acontecer a cada momento para que o paciente tenha acesso e acolhimento para a sua patologia. Então, é muito importante nós avançarmos em tecnologia e essa é uma neurocirurgia com avanços tecnológicos e que fazem a melhoria da qualidade de vida do paciente”.

Paulo Niemeyer, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro, destacou que “o Hospital Roberto Santos é muito bom, muito bem equipado, a Bahia tem uma tradição já na neurocirurgia e tem toda a possibilidade de desenvolver a cirurgia funcional, que é uma subespecialidade da neurocirurgia que vem crescendo muito, e isso inclui a cirurgia do Parkinson. Essa é uma cirurgia que nós já fazemos há muitos anos e temos uma experiência grande com ela. O dr. Leonardo Avellar nos convidou para participar dessa cirurgia que estão iniciando aqui no hospital e nós viemos numa tentativa de colaborar e passar um pouco da nossa vivência”.

O neurocirurgião Leonardo Avellar, que realizou o procedimento, enfatizou a importância do SUS. “Essa cirurgia mostra que o serviço público de referência consegue fazer qualquer coisa, como é o caso aqui do Hospital Roberto Santos, como é na nossa área de neurocirurgia e eu estendo também para as outras especialidades, pois eu sei que o hospital é de qualidade”. Para ele, com recursos humanos e financeiros, consegue-se fazer o que for necessário para atender à comunidade. “Eu acho que a grande importância da cirurgia de hoje é atender à comunidade. O implante de eletrodos que foi realizado é o primeiro do SUS na Bahia, e isso é bastante simbólico pelo valor agregado disso”.

A estreia vem junto com o novo Centro Cirúrgico do Roberto Santos, entregue recentemente pelo governador Rui Costa, e com nova administração, capitaneada pelo diretor-geral Adil Duarte. Ele destacou a presença do Dr. Paulo Niemeyer. “Contamos hoje com a presença de uma das maiores autoridades do País no assunto. Esse mesmo professor há dez anos esteve aqui falando sobre as possibilidades futuras da realização de procedimentos como o que hoje nós estamos realizando. Para nós, que estamos em um hospital que está ligado também à ciência e à pesquisa, à inovação, além da assistência, a materialização desse procedimento vem exatamente somar todas as expectativas da nossa direção, contribuindo e continuando as gestões anteriores, no sentido da inovação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui