Hemoba lança campanha de Natal para mobilizar doadores de sangue

Hemoba lança campanha de Natal para mobilizar doadores de sangue
Hemoba lança campanha de Natal para mobilizar doadores de sangue na segunda (21) – Foto: Fernanda Vivas/Ascom

A Fundação Hemoba lança na segunda-feira, 21 de dezembro,, às 9h, a campanha “Presenteie com vida, doe sangue”, que terá 10 dias de mobilização para atender as demandas transfusionais de final de ano. A abertura contará com a presença do Papai Noel, que vai doar sangue e decorar a árvore de natal da sede da Hemoba. O objetivo é celebrar as datas festivas de dezembro, compartilhando amor e solidariedade.

Para isso, a Hemoba fará agendamentos individuais e em grupos, coleta itinerante e estenderá os atendimentos nas unidades fixas de coleta, com horários especiais. As unidades móveis circularão por Salvador, com parada do dia 22 ao dia 24 no hipermercado G Barbosa da avenida San Martin e nos dias 29 e 30 no Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. Os hemóveis atenderão nessas datas das 8h às 17h, com exceção do dia 24, que a unidade móvel do G Barbosa funcionará até às 14h em função do natal.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, nos períodos festivos e nos feriados prolongados, as unidades de coleta da Hemoba têm uma queda expressiva nas doações. “Infelizmente, nessas datas também temos um aumento da demanda transfusional, por conta dos acidentes nas estradas, pacientes com complicações decorrentes da Covid-19 e outras situações de urgência e emergência”, relata.

A coleta itinerante também vai acontecer no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping, com atendimento de segunda a sábado das 11h às 19h. No dia 24 e no dia 31, as unidades funcionarão em esquema especial, das 9h às 14h, e fecharão nos dias 25 e 1º.

Árvore da vida

No hemocentro coordenador, na Vasco da Gama, em Salvador, será instalada uma árvore de natal interativa, onde os doadores poderão pendurar sua gotinha de solidariedade e assinar o próprio nome no enfeite decorativo. A árvore será instalada nessa segunda-feira (21), às 9h, e inaugurada pelo Papai Noel, que vai doar e sangue e dar início a brincadeira.

Os atendimentos na sede da instituição seguirão de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h30. Na unidade do Hospital do Subúrbio, o funcionamento também será nos horários habituais de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Somente nos dias 24 e 31, o atendimento acontecerá das 7h30 às 12h30.

No Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Nos dias 24 e 31 a unidade de coleta estará fechada.

No interior

Todas as 21 unidades funcionarão em seus horários habituais, disponíveis no site da Hemoba, e abrirão nos dias 24 e 31 de dezembro normalmente. Com exceção das unidades de Itaberaba e Seabra, que fecharão nas datas festivas.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui