Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas

Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer municípios atingidos pelas chuvas
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Com o estoque em situação de alerta, a Fundação Hemoba intensifica a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia.

A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

“Apesar das chuvas intensas, nossas unidades de coleta em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras estão funcionando normalmente, porém com um número reduzido de doadores devido à dificuldade de mobilidade nesses municípios. Temos postos da Hemoba em todas as macrorregiões da Bahia, por isso peço aos doadores que nos ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenhamos um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pelas chuvas”, afirma o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Nesta semana, excepcionalmente, os voluntários poderão realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea em Salvador, na sede da Hemoba, na Av. Vasco da Gama, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h; na sexta-feira (31), o atendimento ocorre das 7h às 12h30.

Os postos de coleta nos shoppings Salvador e Salvador Norte atendem os doadores de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; na sexta-feira (31), o atendimento será das 9h às 13h. Já as unidades localizadas no Hospital Ana Nery e Hospital do Subúrbio funcionarão de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h. Todos os postos de coleta estarão fechados no feriado do dia 01/01.

As demais unidades no interior do estado também funcionarão em horários especiais. Outras informações, como endereços das unidades, estão disponíveis no site da Hemoba.

Campanha Bahia Solidária

Em apoio à Campanha Bahia Solidária, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Hemoba instalou dois pontos de arrecadação de donativos, para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes em todo o estado.

Alimentos não perecíveis, água, roupas e materiais de higiene e limpeza poderão ser entregues, de segunda a quinta-feira, na sede da Fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, das 7h30 às 18h, e na unidade da Hemoba no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 16h. As doações serão encaminhadas para a sede da VSBA, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui