Habemus Papam

Habemus PapamA FUMAÇA BRANCA APARECEU NA CHAMINÉ DO Vaticano e indicou que o mundo tinha um novo Papa. Era ele Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires. O resultado foi surpreendente, pois Bergoglio, em momento algum esteve entre os favoritos. A eleição de D. Mario vem em boa hora para a Argentina, que atravessa um duro momento em sua história. Apesar de ter tido, recentemente, divergências públicas com D. Bergoglio, a presidente Cristina Kirchner mandou carta ao novo papa, desejando a ele uma boa gestão.

A Argentina comemora o papado de Francisco e a igreja da América do Sul vê chegar ao pontificado o seu primeiro filho.

CONTENCIOSO PAPAL

Pouco depois da eleição de Bergoglio, a Santa Sé vê estampadas nos jornais as primeiras contestações ao novo papa. Francisco é acusado de ter sido permissivo com a ditadura argentina, principalmente o período de governo do esbirro Videla. Contrapõem-se a isso as virtudes de simplicidade e humildade do novo papa.

A história vai ser contada em detalhes.

FRUSTRAÇÃO

Para quem esperava uma decisão da Câmara municipal, revogando o decreto de aumento de passagem das balsas, a sessão da última quinta-feira decepcionou. Vários vereadores afirmaram antes que a Câmara Municipal de Porto Seguro tinha prerrogativas para reformar o decreto que eles, vereadores, tomariam a iniciativa de propor a revogação. Isso não foi feito e, para a população em geral, ficou a impressão que a coisa não passava de discurso ocasional e que não havia nenhuma intenção de revogar o decreto.

Com a palavra a Câmara.

EXPLODIU

Chegou ao fim a paciência da APLB Sindicato de Porto Seguro com a questão dos salários atrasados dos professores, 2 meses da gestão Abade. O fato é que todas as iniciativas para que o banco Panamericano deposite o dinheiro na conta dos professores vêm sendo adiadas. O acordo prevê um empréstimo dos professores junto ao banco, avalizado pela Prefeitura, que ficaria responsável pelas garantias. Só que o Panamericano, por questões ditas burocráticas, vem adiando o depósito. Os professores estão em estado de penúria total e a APLB cogita até mudar de banco e já está conversando com o Bradesco. O fato é que a situação não pode continuar e os professores precisam receber.

Aguardam-se cenas duríssimas nos próximos capítulos da novela.

PROFESSORA FERREGUETTI

Todo apoio à professora Ferreguetti, da ONG Ser Luz, para a sua luta contra a crueldade aos animais. Era deprimente ver a situação dos bichinhos, presos em jaulas, cubículos apertados, sem qualquer higiene, passando fome e sede, ali em lojas no entorno do Mercadão.

Parabéns, professora.

O ABSURDO DE ALGUNS HUMANOS ANIMAIS

Sobre a atuação da professora Ferreguetti, um chamado “formador de opiniões” comentou que a preocupação com os animais é absurda, pois há crianças morrendo de fome. Ora, uma ONG como a Ser Luz defende a vida. Os animais são seres vivos e não podem ser torturados, da mesma maneira que nossas crianças não podem sofrer qualquer injustiça.

O importante é a defesa da vida.

ROSTO CULTURAL

Esse escriba sempre defendeu que precisamos definir o rosto cultural de Teixeira de Freitas. Discutindo essa questão com o prefeito João Bosco, ouvimos dele: o nosso rosto cultural é a diversidade. O prefeito acertou na mosca. Só falta agora falar em identidade cultural.

A discussão prossegue.

RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA

Quem gosta de boa leitura não pode se furtar do prazer de ler Babitt de Sinclair Lerwis. Elegante, letal, instigante, Lewis, apesar do Nobel que ganhou, não é bem entendido em sua genialidade pelos americanos. Lewis é um escritoressencial. Sempre.

EM TEMPOS DE NOVO PAPA

“Não é preciso templos nem filosofias complicadas. Nosso cérebro e coração são nossos templos e a filosofia é a bondade.” (Dala Lama)

“O que em geral pedimos a Deus não ´[e que seja feita a sua vontade, mas sim que ele aprove a nossa.” (Anônimo)

“A religião está nos corações, não nos joelhos.” (Douglas William Jerrol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui