Há muito mais!

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4.22-24)

Preciso ficar ainda hoje nestes versos. Eles ainda não me deixaram, então não consegui deixa-los. Eles nos ensinam três lições sobre a recriação que Deus realiza. Em primeiro lugar a recriação de Deus em nós envolve propósito. O propósito não está em termos um fim definido, embora possamos ter. O propósito se realiza na experiência de ter na vida a presença de Deus e ser por Ele guiado. O segredo do propósito para a vida não é a total clareza do “para onde”. É a segurança do “com quem”. Viver com e por propósitos é viver com e para Deus!

Em segundo lugar a recriação que Deus opera produz resultado éticos. Ética é adequação, é justiça, é sabedoria, é beleza. A presença de Deus produz senso ético que por sua vez alimenta critérios de escolha e melhora a capacidade para o arrependimento e a contrição. Semelhança com Deus é também aperfeiçoamento ético. Sua graça nos refina, Seu amor nos torna sensíveis e Seu caráter promove uma visão ética e não apenas estética da vida. O certo define o belo. Ausência de ética é ausência de Deus ou desvio dele!

Em terceiro lugar, a recriação que Deus promove coloca-nos de prontidão na busca pela verdade. Ser verdadeiro é mais que ser apenas real. A verdade é tudo que se harmoniza com Deus. Não podemos experimentar a verdade se não crermos e andarmos com Deus. A mentira não é apenas o oposto da verdade, é também todo e qualquer paralelo à verdade. Deus não nos dá a verdade – não saberíamos o que fazer com ela! Ele nos guia em toda verdade. A fé cristã é muito mais que uma crença. É recriação de Deus operada em nós pela fé no Filho de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui