“Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.” (João 14.2)
É interessante notar que uma das declarações feitas sobre o nascimento de Jesus é que não havia lugar para Ele (Lc 2.7). Mas Ele nos diz que prepararia lugar para nós junto ao Pai. Isaías profetizou que Ele seria desprezado e rejeitado pelos homens (Is 53.3), mas Ele nos torna aceitáveis a Deus. Por meio de Cristo somos acolhidos por Deus e recebidos como filhos. No verso de hoje Jesus está nos abrindo uma porta nova para a vida. Nem tudo terá lugar aqui e não precisamos depender da disposição unicamente das pessoas para conosco. Há um Deus que nos ama e tem lugar para nós juntos a Si.
“Na casa de meu Pai há muitos aposentos”. A presença de Deus é um lugar que nunca alcança a lotação esgotada. A casa de Deus tem lugar para todos nós. E não ocupamos o lugar uns dos outros, pois cada um de nós tem o seu lugar. Creio que essa expressão de Jesus também significa que, junto ao Pai, há lugar para as mais diversas pessoas. Há muitos aposentos. Não somente para os que se saem bem, para os que não enfrentam vícios, para os que enquadram-se nas exigências religiosas. Há lugar para todo que crê. Para todo que crê no amor de Deus e entrega-se a esse amor. Pois entregar-se ao amor de Deus muda tudo, ainda que aos olhos dos outros nada tenha mudado.
Jesus não nos diria que há lugar para nós se não fosse verdade. Precisamos crer e nos apegar às verdades ditas por Jesus. Na casa do Pai há muitos aposentos e Ele disse que prepararia para nós um lugar. E quando Ele diz, Ele faz. Na verdade, já fez. Podemos viver na presença de Deus porque Jesus é o caminho e por meio dele vamos ao Pai (Jo 14.6). Podemos ter certeza de que, ao morrer, estaremos na presença de Deus, não pelo bom desempenho como cristãos, mas pela graça que nos torna aceitáveis a Deus. Talvez não haja lugar adequado para você entre as pessoas, mas há na presença de Deus. Talvez você precise se esconder dos outros, mas não precisa se esconder de Deus. Creia e deixe que o amor de Deus mude tudo em sua vida!