Guaratinga: Secretaria de Agricultura apresenta balanço de 2021

Guaratinga: Secretaria de Agricultura apresenta balanço de 2021
Guaratinga: Secretaria de Agricultura apresenta balanço de 2021. Foto: Ascom

A Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Guaratinga apresentou nesta quarta-feira, 19 de janeiro, um balanço dos serviços gratuitos feitos durante o ano de 2021. De acordo com a pasta, o serviço veterinário para os pequenos produtores foi o mais procurado, onde cerca de 800 vacas foram inseminadas durante o ano passado.

“Atendemos mais de 40 propriedades com o serviço veterinário, a maioria foi Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Estamos muito felizes que os pequenos e médios produtores tenham aceitado muito bem esse novo projeto que tem mostrado resultado. Os animais melhorados, frutos dessas inseminações, já estão nascendo. O que fomenta o comércio bovino”, disse o Clebson Pereira, veterinário e secretário da pasta.

Segundo a Secretaria de Agricultura, houve também cerca de dez atendimentos em fazendas de agricultores com até 10 hectares de terra e produtores de leite com o trator para serviços de roçagem, plantio, preparo do solo para pasto e capineira. O serviço com o maquinário foi implantado em novembro.

“Muitos produtores não tinham condições de alugar maquinário e com o serviço do trator ganharam tempo para preparação do solo trazendo maior rentabilidade”, explicou Clebson.

Os serviços citados acima são gratuitos. Os interessados devem procurar a secretaria, localizada na Rua Nova, n° 36, de segunda a sexta das 8h às 13h para agendar o serviço portando os seguintes documentos: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e um documento oficial com foto do proprietário da fazenda.

Em 2022, a secretaria iniciou as atividades de implantação do Selo do serviço de Inspeção Municipal (SIM) que dá garantia aos vendedores que comprem produtos de origem animal em Guaratinga, que todas as etapas de higienização estão dentro dos padrões exigidos pelos órgãos sanitários para comercialização.

Em uma parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e BahiaTer, realizou um levantamento em janeiro para elaboração de políticas públicas de médio e longo prazo para os produtores afetados pelas fortes chuvas que atingiram o município em dezembro.

Realizou ainda, junto com técnicos do estado, a entrega, emissão e renovação de DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) aos agricultores. Documento que reconhece os agricultores familiares como aptos para que possam participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), onde é oferecido algumas vantagens para os agricultores familiares, uma dessas vantagens é a obtenção do crédito rural.

Assim, a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio mostra que na gestão da prefeita Marlene Dantas está preocupada com a vida no campo e tem busca iniciativas para melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui