Grupo de mães e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália precisa de seu apoio

 

Grupo de mães e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália precisa de seu apoio
Grupo de mães e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália precisa de seu apoio. Fotos reprodução Facebook

O grupo de mães e pais de inclusão (GMPI) de Santa Cruz Cabrália, nasceu em 2017, por iniciativa de uma mãe de uma criança com necessidade especial, que foi à Câmara Municipal da cidade pedir mais políticas públicas e inclusão social para todas as crianças e adolescentes que algum tipo de deficiência. O objetivo do grupo de mãe e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália é de trazer mais inclusão para o município.

Em novembro de 2017, ocorreu primeira Audiência Pública sobre Inclusão Social de Cabrália, que lotou a Câmara Municipal, “um momento histórico, em que os pais e os familiares tiveram a voz de falar para os vereadores e público presente sobre suas reais necessidades e dificuldades enfrentadas nesta Cidade, e que os mesmos saíram de suas casas com seus filhos em busca de solução, e ali naquele momento renasceu a esperança”, conta Andreia Lima Tamikuã, representante e idealizadora do Movimento Grupo de mães e pais de Inclusão de Santa Cruz Cabrália.

Em uma reunião realizada em uma escola que apoiou a causa, as mães e pais de crianças com necessidades especiais formaram um grupo cujo objetivo é viabilizar ações e movimentos em prol das pessoas com deficiência, “dando suporte e até mesmo palestras no intuito de trocas de experiências e informações, deixando os pais e familiares mais unidos, informados, e preparados para saber onde e quando buscar os direitos de seus filhos”, explica Andreia.

Andreia traz uma reflexão pertinente em torno da palavra deficiência. Para ela, “a deficiência começa no meio social, quando uma mãe ou pai sai com seu filho nos braços ou em cadeira de rodas para pedir auxílio nos órgãos públicos e até mesmo no privado, onde muitas vezes a resposta é NÃO. É quando você se depara numa cidade que não tem acessibilidade, quando as escolas não dão as mínimas condições de receber um cadeirante, um dislexo, um deficiente visual, autista, um síndrome de Down, ou alguém com paralisia cerebral, com microcefalia, entre outros. É quando você vai ao posto de saúde onde não se têm prioridade de atendimento para as pessoas com deficiência e idosos e quando o direito ao seu remédio é negado”.

Grupo de mães e pais de inclusão de Santa Cruz Cabrália precisa de seu apoio

O GMPI sempre promove ações a fim de arrecadar fraldas, cadeiras de rodas ou quaisquer outros itens para as crianças e adolescentes com necessidades especiais de Santa Cruz Cabrália. Os interessados em contribuir com a nobre causa podem ligar para (73) 99991- 5511.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui