A greve nacional dos bancários, deflagrada nesta terça-feira, dia 27, começou com força em todo país. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários, a paralisação já acontece em 25 estados e no Distrito Federal, paralisando agências de bancos públicos e privados.
O único estado sem greve é Roraima.
Os bancários entraram em greve após a quinta rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorrida na última sexta-feira, dia 23, em São Paulo, quando foi recusada a segunda proposta de reajuste de 8% sobre os salários. Anteriormente, os bancos haviam oferecido reajuste de 7,8%.
Para o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, “a força da greve nacional mostra a enorme insatisfação dos bancários diante da proposta insuficiente da Fenaban, que representa apenas 0,56% de aumento real, não avança no emprego e nas condições de saúde, trabalho e segurança e não melhora o atendimento aos clientes”.
A categoria quer reajuste de 12,8% (5% de ganho real mais a inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros, mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, entre outros itens.
“Com a força da greve, esperamos retomar as negociações com a Fenaban e conquistar uma proposta decente para os bancários. Os bancos obtiveram lucros acima de R$ 27,4 bilhões no primeiro semestre e têm plenas condições de atender as reivindicações da categoria e oferecer contrapartidas sociais para o desenvolvimento do país”, defende Carlos Cordeiro.
A greve também cobra avanços nas negociações específicas com os bancos públicos federais e estaduais.
QUADRO DE GREVE NO EXTREMO SUL DA BAHIA DIA 27/09/2011
Bancos / Agências
Banco do Brasil (09 agências)
Porto Seguro
Eunápolis
Itabela
Prado
Teixeira de Freitas
Medeiros Neto
Alcobaça
Caravelas
Santa Cruz Cabrália
Bradesco (04 agências)
Porto Seguro
Eunápolis
Teixeira de Freitas – Centro
Teixeira de Freitas – Mercado de Caravelas
Caixa Econômica Federal (04 agências)
Alcobaça
Porto Seguro
Eunápolis
Teixeira de Freitas
BNB (04 agências)
Eunápolis
Itamaraju
Teixeira de Freitas
Medeiros Neto
HSBC (03 agências)
Porto Seguro
Eunápolis
Teixeira de Freitas
Itaú (03 agências)
Porto Seguro
Eunápolis
Teixeira de Freitas
Banestes (01 Agência)
Teixeira de Freitas
Fonte: Sormane Sulz Mende / Diretor do SINDIBANCARIOS Extremo Sul da Bahia