Governo firma parceria com a Prefeitura de Ilhéus para fortalecer atenção básica e rede de urgência e emergência

Serão investidos cerca de R$ 14 milhões entre obras e equipamentos para transformar o hospital Regional Luiz Viana Filho em uma maternidade de referência de alto risco. Foto DivulgaçãoUm acordo firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a prefeitura de Ilhéus, nesta sexta-feira (19), durante a visita do governador Rui Costa ao município, garantirá a abertura de duas unidades de urgência e emergência, com funcionamento 24 horas. Além de ceder cerca de 200 profissionais de saúde para o fortalecimento da rede de atenção municipal, o Governo do Estado construirá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Malhado, e iniciará em março a reforma e ampliação do hospital Regional Luiz Viana Filho, que será transformado em uma unidade materno-infantil.

De modo imediato, o Governo do Estado está auxiliando o município de Ilhéus a ampliar significativamente a cobertura de postos de saúde, seja através da construção de novas unidades, seja por meio da cessão de servidores estaduais. Entre as novidades está a instalação de uma unidade de emergência onde hoje funciona a policlínica Municipal Halil Medauar. “A unidade será reformada e totalmente equipada, incluindo uma sala de suporte avançado de vida. O funcionamento será 24 horas para pacientes clínicos e pequenos procedimentos cirúrgicos, com servidores estaduais cedidos pela Sesab”, garante o secretário estadual da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, ao pontuar que o atual pronto atendimento da zona sul terá a equipe reforçada, com pediatras e ortopedistas, além de novos equipamentos.

O secretário pontuou ainda que o governador Rui Costa também se ofereceu para apoiar financeiramente o município na conclusão das reformas de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão fechadas.

Ainda de acordo com Villas-Boas, serão investidos cerca de R$ 14 milhões entre obras e equipamentos para transformar o hospital Regional Luiz Viana Filho em uma maternidade de referência de alto risco. “Ele contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico”, garante o secretário.

Outra novidade é a construção de uma UPA no município. “O processo de implantação está em fase avançada, visto que os recursos do Ministério da Saúde estão garantidos. O prazo para conclusão é de um ano”, detalha o titular da pasta estadual da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui