Em agenda nesta quinta-feira (27), na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o investimento de R$ 111,6 milhões do Governo Federal para macrodrenagem e adequação viária das Avenidas Dilson de Oliveira e Carmelita Drumond Diniz, além da construção de três estações do BRT, pelo Novo PAC. O projeto de macrodrenagem prevê ainda a implantação de duas bacias para a contenção de inundações.
As duas propostas foram apresentadas pelo município no processo do Novo PAC Seleções, no eixo Mobilidade Grandes e Médias Cidades, que visa apoiar a melhoria da infraestrutura da mobilidade urbana de transporte público coletivo.
Entre os impactos positivos para a população da região metropolitana está a redução dos recorrentes alagamentos e inundações registrados nestas avenidas, ou até mesmo a eliminação dessas ocorrências. Também haverá a eliminação dos riscos de desastres provocados por inundações em uma área de aproximadamente 451 mil metros quadrados, com uma população a ser diretamente beneficiada de 4,8 mil habitantes e indiretamente de aproximadamente 150 mil habitantes.
Nova avenida na região metropolitana
O presidente Lula ainda realizou visita a uma importante obra para a infraestrutura urbana de Contagem, que está sendo executada com investimentos do Governo Federal, dentro do Novo PAC, a construção da Avenida Maracanã. Composta por dois projetos, um de mobilidade e outro de macrodrenagem, a avenida irá diminuir o tempo de deslocamento entre a região de Nova Contagem até a área central do município e amenizar os problemas de inundações na cidade.
A intervenção favorece ainda os moradores das cidades de Betim, Ribeirão das Neves e de Esmeraldas e da capital Belo Horizonte, por ser uma obra metropolitana, que é considerada o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso na cidade de Contagem. Cerca de 220 mil pessoas serão beneficiadas, incluindo os moradores do bairro Nova Contagem, a região mais carente do município.
Com 4,5 km de extensão, o sistema viário da Av. Maracanã contará com um corredor exclusivo de ônibus, calçada, pista para caminhada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia, além de um Parque Linear ao longo do leito do Córrego, com arborização e calçamento para pedestre. Além disso, estão previstas cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água. Uma das consequências quando a avenida for concluída será o desafogamento do tráfego na região do centro histórico da cidade e a melhoria do acesso ao metrô. O tráfego diário esperado para a avenida é de 6 mil veículos.
Já a obra de macrodrenagem, inclui a implantação de 3,5 km de canal do córrego Maracanã – Matadouro e a construção do parque linear. Além disso, serão implantados 15,5 km de redes de drenagem superficial e dispositivos de coleta das águas pluviais. O valor total do investimento da União é de R$ 223,6 milhões. Estima-se que o investimento já tenha movimentado cerca de 1,1 mil empregos na cadeia econômica em geral.