Mais 5 mil jovens de comunidades carentes de Salvador serão beneficiados com cursos de capacitação para atuarem em diversas áreas. A iniciativa será implementada pelo Governo do Estado por meio de convênios que serão assinados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) com entidades do movimento social negro da capital. A solenidade de assinatura será nesta segunda-feira (28), às 19h, na Senzala do Barro Preto (Curuzu).
A ação deve contemplar os projetos do Programa Trilha/Jovens Baianos como o Educar para Construir, Didá Alamojú – Escola da Sabedoria, Pracatum – Música e Comunicação, TV Curuzu, Tambor Cidadão e Na Trilha da Cidadania, para os quais a Sedes vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 8 milhões.
Assinam os convênios as seguintes entidades: Cooperação para Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Núcleo Omi Dúdù Artes, Associação Pracatum, Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum e Associação Fábrica Cultural.
Os projetos
Ganhador dos prêmios 5º Top Social 2008, na categoria Educação para a Cidadania e Inclusão Social, e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) 2009/2010, na categoria Responsabilidade Social, o Educar para Construir objetiva promover a inclusão sócio-produtiva de 1.215 jovens das comunidades de Novos Alagados, Moradas da Lagoa, Recanto Feliz, Paraíso Azul (Costa Azul), Massaranduba, Uruguai e Bairro da Paz, por intermédio da qualificação profissional no setor da Construção Civil (Pedreiro, Hidráulica, Elétrica e Pintura), do desenvolvimento de práticas desportivas e da inclusão digital.
O projeto Didá Alamojú – Escola da Sabedoria: Uma experiência voltada para arte educação da juventude baiana é direcionado a jovens alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, moradores de comunidades carentes de Salvador. Os beneficiários tem acesso a ações de qualificação profissional, aliando as atividades de arte-educação a busca do resgate da identidade étnico-cultural e de reforço a autoestima dos jovens para a construção da cidadania.
No projeto Pracatum Música e Comunicação, o objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de 1000 jovens de 16 a 24 anos, oriundos de comunidades carentes de Salvador, especialmente do Candeal de Brotas, nas áreas de reciclagem, rádio comunitária, comunicação e tecnologia, oportunizando a atuação como agentes de desenvolvimento comunitário.
O TV Curuzu visa capacitar 100 jovens do Curuzu e adjacências em situação de risco e extrema pobreza, através de oficinas de roteiro, fotografia, técnica de áudio/vídeo/iluminação/edição, computação gráfica, comunicação em rádio e web design. A iniciativa pretende explorar o potencial artístico e cultural, promover a elevação da autoestima e do nível de consciência, utilizando-se da linguagem televisiva como fonte geradora de renda.
Já o Tambor Cidadão tem a finalidade de promover a capacitação de jovens afro-descendentes do Centro Histórico e adjacências, por meio da prática de defesa dos direitos humanos, visando a melhoria da qualidade de vida com atividades de arte-educação profissionalizante e inclusão digital. O projeto promove a capacitação de 240 jovens para o mercado de trabalho, por meio de oportunidades de geração de renda. A intenção é ocupar de forma produtiva o tempo ocioso de jovens afro-baianos, afastando-os da vulnerabilidade social.
Outro projeto do governo do Estado é o Na Trilha da Cidadania que tem o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva de 1000 jovens oriundos das comunidades da Península de Itapagipe e adjacências, expostos a riscos sociais, nas áreas de manufatura de aço, artesanato, produção cultural, comunicação e tecnologia, oportunizando também a atuação como agentes de desenvolvimento comunitário.
Serviço
O quê: Solenidade de assinatura de convênios para implementação de projetos do Programa Jovens Baianos
Quando: Dia 28 de junho (segunda-feira), às 19h
Onde: Senzala do Barro Preto (Curuzu)
Promoção: Sedes/SIAA/CPE/PJB