Governador Rui Costa e Josias Gomes tranquilizam moradores da Vila São João, em Teixeira

Governador Rui Costa e Josias Gomes tranquilizam moradores da Vila São João, em Teixeira
Foto: reprodução

Recentemente, um ofício encaminhado ao presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados dizia que a Prefeitura de Teixeira de Freitas iria executar uma ação de despejo dos moradores da Vila São João.

Entretanto, no dia 28 de outubro, por meio de nota oficial, a Prefeitura negou tal informação. “A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa através desta nota que não fará nenhuma ação de despejo dos moradores da Vila São João, como erroneamente foi colocado em ofício encaminhado ao Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A Prefeitura não tem responsabilidade de atuar neste sentido em área particular”, diz a nota.

Em outro trecho, o Município afirma que “o que houve e já foi informado ao público é a revogação do decreto que pedia a desapropriação de área particular de 32 hectares. O município não dispôs da área para cumprir a finalidade da desapropriação, e o preço ofertado não foi aceito pelos proprietários, decidindo-se pela revogação do decreto expropriatório e da ação judicial de desapropriação” [Leia nota na íntegra].

Na última sexta-feira, 5 de novembro, durante a visita do governador em Teixeira de Freitas, Rui Costa se comprometeu com moradores e lideranças da Associação Vila São João, que temem por perder suas residências, em analisar a questão detalhadamente.

O secretário de Desenvolvimento Rural Josias Gomes acompanhou a visita de Rui Costa. Na ocasião, o deputado licenciado disse que “No dia 22 de outubro tomei conhecimento do drama vivido pelos integrantes da Associação de Moradores da Vila São João em Teixeira de Freitas. Duas centenas de famílias corriam o risco de perder suas casas, construídas com o trabalho de uma vida. De imediato, abracei a causa e começamos a trabalhar pra tentarmos encontrar a solução”.

Segundo Josias Gomes, Rui também “abraçou a causa da comunidade e se comprometeu em resolver a desapropriação da área para garantir a moradia dos associados, além de preparar a infraestrutura da Vila e levar água até à comunidade. O governador devolveu a estas centenas de famílias o sonho de manter a casa própria”, comentou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A presidente da Associação de Moradores da Vila São João, Michele Souza, falou da importância de o governador defender o direito à moradia destas famílias: “É de grande importância a intervenção e ações assumidas pelo governador Rui Costa”.

Michele destacou que a ação de Rui reascendeu a esperança das 187 famílias da Vila São João e das demais que estão construindo suas casas no local. “Agradeço ao governador Rui Costa por mais este compromisso firmado com o povo de Teixeira de Freitas”, concluiu Michele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui