Gestores municipais do Sudoeste prestigiam encontro em Vitória da Conquista

Gestores municipais do Sudoeste prestigiam encontro em Vitória da ConquistaMais de 250 participantes compareceram ao CEMAE, em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (18/10), entre prefeitos, técnicos e vereadores da Região Sudoeste, prestigiando o 2º Encontro para Capacitação e Orientação dos gestores municipais, promoção do Tribunal de Contas dos Municípios, em sua segunda edição, com a parceria da União dos Municípios da Bahia – UPB.

Coube ao Conselheiro Substituto, Ronaldo Nascimento de Sant’Anna, representar o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, que enviou uma mensagem de incentivo a todos os participantes, “pois o TCM vai continuar empenhado, com todas as suas disponibilidades de orientação, para contribuir com Prefeituras e Câmaras Municipais para que suas gestões sejam sempre muito competentes na utilização dos recursos públicos”.

Ronaldo iniciou seu discurso como representante da Presidência, falando sobre a importância do evento, principalmente referindo-se a Vitória da Conquista, um município “que tem um nome emblemático e nos leva a um cruzada em busca de soluções vitoriosas em todos os sentidos. O TCM faz parte desta incansável luta, que é a de contribuir com a gestão

pública no cumprimento da Lei”.

O Inspetor da 5ª IRCE, Givonaldo Felício de Jesus, deu todo suporte para que a equipe do TCM, composta ainda pelo Coordenador da CAM, Antônio Dourado Vasconcelos, da Assessora Jurídica, Maria da Conceição Castellucci, e dos Analistas de Controle Externo, Luiz Eduardo Dourado Lopes e Vitor Maciel dos Santos, para que as ações da Corte de Contas tivesse o mais absoluto êxito.

Ao longo do dia serão realizadas cinco palestras: “Aspectos Relevantes na Apuração das Despesas de Pessoal – LRF”, por Antônio Dourado Vasconcelos; “Transparência e Controle”, com Luiz Eduardo Dourado Lopes; “Licitação e Contratos”, apresentada por Maria da Conceição Castellucci; “Prestação de Contas: Principais Orientações”, com Vitor Maciel dos Santos e “Crimes Fiscais: Implicações pelo Descumprimento dos Preceitos Legais”, por Ronaldo N. de Sant’Anna.

A presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, presidiu a mesa dos trabalhos que contou também com o ex-presidente da entidade dos municípios, Luiz Carlos Caetano, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes e vários representantes de outras Prefeituras e Câmaras.

Maria Quitéria foi enfática: “Vamos ter que aproveitar todas as oportunidades de melhorar nossas gestões municipais. A UPB entende que o TCM tem feito tudo à luz da legalidade, além de nos proporcionar ensinamentos muito pertinentes. Afinal é o único TCM do país que sai de seus gabinetes para auxiliar os gestores do interior”.

O ex-presidente da UPB, Luiz Caetano, fez diversos comentários sobre o TCM, as Prefeituras e a análise de contas: “Os prefeitos têm que caminhar dentro das orientações do Tribunal, que criou o SIGA – pois quem não o seguir suas exigências acaba derrotado no processo e com a mais absoluta razão”.

A anfitriã do evento, 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, está sediada em Conquista, englobando mais outros 34 municípios da Região Centro-Sul, também conhecida como Sudoeste Baiano, com mais de 1,5 milhão de habitantes. A população de Vitória da Conquista, segundo o IBGE, é de 336.990 habitantes, sendo a terceira maior cidade e polo de desenvolvida região agroindustrial, destacando-se pela produção de café, indústria moveleira e criação de gado. É a

capital de uma Mesorregião, que conta com cerca de 80 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui