Gestantes recebem orientações em mutirão do programa Acolher

alt

No terceiro mês de gestação, a dona de casa Edlaine Alves se disse satisfeita com as palestras sobre os cuidados com a própria saúde e do bebê e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A temática estava incluída no programa de serviços oferecidos gratuitamente às gestantes cadastradas pelo programa Acolher, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Foram oferecidos os serviços de aferição de pressão, testes de glicemia, medição da circunferência da barriga da gestante, pesagem, orientações sobre dietas com nutricionista, massagem corporal e técnica de Shantala, além de auscultar o coração do bebê e cadastramento no Programa Bolsa Família. As gestantes puderam fazer testes rápidos de doenças virais executados pelos técnicos do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).

A psicóloga do Acolher Maria Cristina da Silva Nunes abordou em palestra o tema “Bebê e o inconsciente”, quando destacou as reações recíprocas da mãe com o feto ao longo da gestão. “Gostei da palestra, pois, agora que estou grávida tenho que estar bem informada, principalmente sobre as doenças até para proteger meu bebê. Gostei também de receber o resultado imediato do teste rápido sobre doenças virais”, disse a dona de casa Edlaine Alves.

A gestante estava acompanhada da mãe dela, dona Eliene Alves, moradora do Bairro Zizo. “O mutirão foi uma coisa muito boa e aproveitei muito das atividades”, concluiu. No total foram atendidas 65 mulheres durante todo o dia no Programa Acolher, cujo principal objetivo é acompanhar as gestantes oferecendo-lhes orientações e informações que venham contribuir com a erradicação da mortalidade neonatal e materna.

A coordenadora do Acolher Cassia Mello destacou que o mutirão serviu para melhorar o atendimento à mulheres e gestantes cadastradas pelo programa que foi reestruturado pela gestão do prefeito Claudevane Leite para assegurar assistência às gestantes do município durante os nove meses de gestação e acompanhamento até seis meses após o parto. Ao fim do ciclo de nove meses elas recebem kit com enxoval para os primeiros dias do bebê.

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui