Geladeiroteca, do Motirô, é entregue no Colégio Estadual Machado de Assis, em Teixeira de Freitas

Geladeiroteca, do Motirô, é entregue no Colégio Estadual Machado de Assis, em Teixeira de Freitas
Fotos: Ascom

No último dia 19 de novembro, o projeto geladeiroteca, do Coletivo das Artes Motirô, realizou mais uma entrega especial. A iniciativa, que transforma geladeiras fora de uso em pontos de leitura, busca contribuir tanto para a preservação do meio ambiente quanto para o incentivo à leitura.

Desta vez, a entrega aconteceu no Colégio Estadual Machado de Assis (Cemas), localizado no bairro São Lourenço, durante as comemorações e reflexões do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro como feriado nacional.

O evento contou com a presença de personalidades importantes, como o escritor, doutor, jornalista e membro fundador da Academia Teixeirense de Letras, Átila Borborema; o escritor e professor Marcos Sousa; o escritor, professor, ator e artista plástico Elizeu Matias; a professora, escritora e membro da Academia Teixeirense, Arolda Figueiredo; o professor e ator Ednildo; a professora, psicanalista e presidente da ONG Escuta Mente, Joselia Sousa; além do rapper, MC, poeta e escritor Joab 3, e o artista angolano Alberto Funda.

A programação incluiu leituras, declamações, apresentações musicais e discursos sobre resistência e a importância da leitura.

A iniciativa contou com o apoio da coordenação e direção escolar do Colégio Estadual Machado de Assis, que convidaram o Coletivo Motirô com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

A ação reafirma o compromisso da escola com a promoção da leitura e a valorização da cultura, em parceria com projetos culturais e a comunidade escolar.

Segundo Katia Aslene, presidente do Motirô, o projeto encanta pela sua simplicidade e importância na vida das pessoas.

Além do Cemas, as geladeirotecas também estão presentes em diversos pontos da cidade, incluindo o Mercado Municipal, o IF Baiano, a ONG Escuta a Mente, o CEO Cultural, a UMMI, a Escola D. Pedro Primeiro no Duque de Caxias, a escola em São José, outra escola municipal em Alcobaça e o Espaço Motirô.

Muitas dessas geladeiras foram pintadas em parceria com o artista Velho Suka.

Quem quiser participar do projeto pode ajudar doando livros e, assim, contribuir para transformar o mundo através da leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui