Galo defende implantação de Centro de Saúde na Universidade do Sul da Bahia

Um Centro de Saúde com cursos da área, além do bacharelado em Turismo, Engenharia Agronômica e outros cursos apropriados para o desenvolvimento socioeconômico da região, foi o que defendeu o deputado estadual Marcelino Galo (PT), na audiência pública que debateu a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). O evento foi realizado nesta quinta-feira (6) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no município de Teixeira de Freitas, e contou com a participação de professores, estudantes, lideranças políticas regionais e locais, além de 14 deputados estaduais, três federais, juízes e advogados.

A Ufesba é uma das quatro novas Universidades Federais criadas pelo Ministério da Educação do governo Dilma. Dessas quatro, duas serão implantadas na Bahia, uma no Sul, com campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e a reitoria em Itabuna e a outra no Oeste do estado. O petista Marcelino Galo, também salienta sobre a importância da instituição de ensino para a região. “Uma Universidade pode ser e deve ser muito mais do que um espaço de acúmulo de conhecimento e formação. Este momento deve ser visto, por todos, como uma oportunidade histórica de formar para o Extremo Sul a inteligência capaz de ajudar a realizar as profundas transformações sociais que precisamos ter aqui”.

As demandas de desenvolvimento regional e as potencialidades foram destaques na fala de Galo. “O turismo, a saúde, a cultura, a pesca, a produção agrícola e a atração de novos investimentos comerciais e industriais podem ser extremamente facilitados se a nova Universidade contemplar a formação de profissionais para estas demandas que já existem e outras que possam existir”.

Participantes

A audiência pública foi aprovada pela Comissão de Educação da Alba e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo e dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, Temóteo Brito, Coronel Santana, Deraldo Damasceno, José Raimundo, Bira Coroa, Luizinho Sobral, Ângela Souza, Ivana Bastos, Nelson Leal, Ronaldo Carleto, Marcelino Galo, Maria Del Carmem e Cláudia Oliveira. Participaram também os deputados federais Maurício Trindade, Edson Pimenta e Valmir Assunção.


Fonte: Ascom do deputado Marcelino Galo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui