Galo comemora criação de universidades e institutos de educação na Bahia

O anúncio da criação de duas novas universidades federais e nove institutos de educação (Ifet) nas regiões Sul e Oeste baiano foi comemorado, nesta quarta-feira (17), pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). A iniciativa faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. “Com esta medida, a presidenta Dilma Rousseff demonstra respeito e compromisso com a educação pública e faz justiça à Bahia que, durante muitos anos, foi preterida na distribuição das Universidades Federais”, avalia o deputado.

Para o deputado, essa iniciativa já representa um avanço significativo, mas ainda há muito a fazer. “Esta é uma grande notícia que vai ajudar a incorporar milhares de jovens na educação superior e contribuir para o desenvolvimento da Bahia, mas ainda temos o que lutar. A criação de mais duas universidades, uma no sudoeste e outra no semiárido, além da expansão da universidade do Sul da Bahia para Itamaraju e Eunápolis deve ser pensada”.

A Universidade Federal do sul da Bahia terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e a do Oeste campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Os nove Ifets serão instalados em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.

 
Fonte: Keila Ramos Pereira / Ascom do deputado Marcelino Galo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui