Galeria Motirô apresenta trabalhos com alunos da Escola Clélia no Shopping PátioMix

Galeria Motirô apresenta trabalhos com alunos da Escola Clélia no Shopping PátioMix
Imagem: Divulgação

O Coletivo das Artes Motirô, em parceria com o Shopping PátioMix, apresenta na Galeria Motirô a exposição Expressões: eu sou de vanguarda, com estudantes do 9º ano da Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto.

A exposição é resultado de um projeto desenvolvido nas aulas de Artes no 2º trimestre de 2019, sob orientação da professora Kátia Aslene Dutra, sobre os movimentos das vanguardas europeias: expressionismo, fauvismo, cubismo, dadaísmo, futurismo, surrealismo, abstracionismo.

Os movimentos

Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial, desde a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura, entre outros.

As releituras foram produzidas pelos estudantes a partir das obras de renomados artistas da História da Arte, com o objetivo de conhecer os movimentos artísticos culturais do início do século XX, fazendo um comparativo com a sociedade da época com a sociedade atual.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos.

No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

A mostra conta com 35 telas, de 80x120cm, fruto da parceria com o artista Giberto Bahia na confecção dos chassis.

A Escola

A Escola Clélia possui 7 turmas de 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, totalizando mais de 250 estudantes envolvidos no projeto.

As turmas foram divididas em grupos. Cada um estudou um movimento das vanguardas, estabelecendo relações com a sociedade atual. Vários temas foram abordados, entre eles, o meio ambiente e as novas tecnologias.

O projeto contou com o apoio das diretoras Leiliane Chaves, Sirleth Santos e Magda Rocha e das coordenadoras pedagógicas Maria Bethania e Helena Apolônio, dos professores e demais funcionários da escola.

A abertura da exposição será às 19 horas do dia 25, até as 22 horas. A Galeria Motirô está localizada no Shopping PátioMix, com horário de funcionamento

  • no sábado (dia 26): das 14h às 22h;
  • no domingo (dia 27): das 15h às 22h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui