O ano de 2024 já está marcado na história do futebol baiano. A temporada terminou com resultados inéditos, de destaque no cenário nacional.
Neste domingo (8), na última rodada do Brasileirão, o Bahia confirmou seu retorno à Copa Libertadores após 35 anos. O Tricolor venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e garantiu a vaga na competição internacional com a oitava colocação da Série A.
O Esquadrão não disputava a Libertadores desde 1989. Em 2025, o clube fará sua quarta participação. Participou, também, em 1960 e 1964.
Quem também disputará uma competição internacional em 2025 é o Vitória, que se classificou para a Copa Sul-Americana, torneio que não disputava desde 2016. O Rubro-Negro empatou com o Flamengo por 2 a 2 e terminou a Série A na 11ª colocação.
O futebol baiano ainda celebrou as vagas de clubes do Interior do Estado em competições nacionais. Barcelona e Jequié se garantiram na Copa do Brasil, ao lado de Vitória e Bahia. Barcelona, Jequié e Juazeirense disputarão a Série D do Brasileirão 2025. Barcelona e Juazeirense também disputarão a Pré-Copa do Nordeste 2025, competição que Vitória e Bahia já têm vagas na fase de grupos.
A Federação Bahiana de Futebol parabeniza os clubes baianos pelas conquistas em 2024. As vagas de Bahia, na Libertadores, e Vitória, na Copa Sul-Americana, coroaram o ano de sucesso do futebol do Estado e os excelentes trabalhos realizados por suas diretorias e elencos. É um feito histórico e inédito dois clubes da Bahia em competições internacionais em uma mesma temporada.
Há de se destacar, também, Barcelona, Jequié e Juazeirense, que terão protagonismo em 2025 com as disputas de campeonatos nacionais.