Frutos do Mar serão as estrelas do Festival Raízes de Porto Seguro

Frutos do Mar serão as estrelas do Festival Raízes de Porto Seguro
  Um reflexo da relação histórica de lazer e subsistência entre os indígenas da região com o mangue, rios e mar. Foto: Divulgação

O Festival Raízes de Porto Seguro está a uma semana do seu início, e continua a divulgação da lista de pratos e estabelecimentos participantes. No instagram oficial do evento, @raizesdeportoseguro, é notória a diversidade e quantidade de produções autorais e de releituras que trazem os frutos do mar como protagonistas.

Considerando o tema do evento, não poderia ser muito diferente. Com mais de 90 pratos inscritos entre Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, o Festival nasceu com o propósito de celebrar e homenagear as heranças da culinária indígena, incentivando uma junção entre o tradicional e contemporâneo do que se considera as “raízes” gastronômicas da região.

Dentro deste conceito, a pesca não poderia ficar de fora, considerando a relação entre os Pataxós do litoral e esta atividade. Para a tribo, o mangue, o rio e o mar são historicamente uma das principais fontes de subsistência e lazer. A partir de materiais como ripas, linha da palha do tucum, cipós, embira e conhecimentos sobre o mês, a fluência da lua, a maré, até mesmo o horário, esses ambientes eram desbravados para garantir os peixes e mariscos utilizados na alimentação diária.

No Festival Raízes, os estabelecimentos inscritos refletiram a atividade através de belas moquecas mistas, filés em crostas crocantes, camarões ora empanados ora grelhados ou em molhos e muitos mariscos. Tem até peixes assados inteiros e/ou em folhas, refletindo o tradicional peixe na patyoba da culinária Pataxó. Também não ficaram de fora os petiscos como bolinhos, acarajés, iscas e casquinha de siri.

Mas não são só frutos do mar que se vive o Festival. A versatilidade de ingredientes como a mandioca e banana da terra garante que apareçam tanto em pratos doces como salgados, quanto em pratos principais e acompanhamentos. Sejam cozidas, fritas, assadas, em farofas, chips ou purês, também são uma presença marcante no inventário de pratos para o Festival.

Para não perder estes e outras dezenas de pratos, fiquem atentos à data do Festival: de 30 de junho a 17 de julho de 2021. Será em formato híbrido, acontecendo tanto nos restaurantes quanto via delivery, conforme disponibilidade de cada estabelecimento. O Festival também conta com o próprio site, http://raizesdeportoseguro.com.br/, onde estarão disponibilizadas outras informações como contato e endereço dos estabelecimentos, e também os preços de cada prato. O evento contará ainda com uma programação online no Instagram e YouTube do festival, com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui