FREUD EXPLICA
O velho Freud tem eternas verdades em sua doutrina. Mestre da ciência profunda do cérebro, ele fala, em determinado texto: “o complexo de autoridade superior prevalece na mente de muitos homens. É um conceito teocrático, lembrança de um tempo passado em que o ser humano se julgava Deus. Assim, quando floresce um afastamento entre duas pessoas, uma delas ou as duas, sempre se acham donas das ações e pensamentos da outra. Assim, tudo que a outra pensa, escreve ou fala, é entendido como referência à nova situação, o que causa mais desconforto ainda”.
É verdade e muita verdade.
Uma nova fase de relação pessoal só será positiva se as pessoas se esquecerem .
A FARSA DA CPI DA MERENDA
A quem será que o governo Alckmin pensa que engana? Foi aberta a CPI da Merenda Escolar em São Paulo, para apurar o escândalo patrocinado por áulicos do governo paulista. Apenas um fato: dos nove membros da CPI, nove são ligados ao governador.
É assim que funciona a república dos saruês: pizza de marmelada em fritura.
MBL E PMDB: IRMÃOS SIAMESES NO GOLPE
“Estou saindo da coordenação do Movimento Brasil Livre Espírito Santo representado aqui na figura de sua coordenadora geral Raquel Gerde pelos seguintes fatos. Após a sua confirmação pessoal de filiação ao PMDB e pela sua postura pessoal que vem defendendo de forma aberta escancarada esse partido, usando a mim e as pessoas do movimento para auto promoção política, não compactuo com corrupção e não defendo corrupto, defender o PMDB que é um partido tão corrupto quanto o PT é fazer associação criminosa”.
Esse é um trecho do militante do Movimento Brasil Livre (MBL) ao se desligar da sigla. A matéria mostra o apoio financeiro do PMDB ao MBL no financiamento das manifestações que tiraram Dilma do poder.
Tutti buona gente, como diziam os mafiosos.
CALDERON DE LA BARCA
O poeta e dramaturgo espanhol Calderon de La Barca teve uma frase que pode ser considerada antológica: “Ao rei tudo, menos minha honra”. De La Barca falava sobre um episódio em que o monarca reinante exigia que ele tomasse uma atitude mentirosa e a proclamasse em seus escritos. O poeta preferiu não obedecer e cair nas más graças do rei. Passou fome, quase foi preso, mas resistiu. Hoje, quase ninguém se lembra do rei, mas se lembra de Calderón de La Barca.
O preço da vilania é o esquecimento.
O TEMOR É GRANDE
O medo do governo de uma delação premiada de Eduardo Cunha é imenso. Comenta-se que Cunha foi o operador de figurões maiores no governo anterior, no qual Temer era vice.
Vice e muito mais, é o que se comenta.
DO TÚNEL COM CALDERÓN DE LA BARCA
“Ao rei tudo, menos a honra”. (Calderón de La Barca)
“Na vida não deves dar conselho a quem precisa de dinheiro.” (Calderón de La Barca)
“Eu, que tenho mais consciência, terei menos liberdade!” (Calderón de La Barca)
“O maior delito de determinados homens é ter nascido.” (Calderón de La Barca)