Morre em São Paulo Francistônio Pinto

 

Morre em São Paulo Francistônio PintoO Extremo Sul amanheceu de luto nessa quarta-feira

Na tarde de ontem, 16, às 15h, Francistônio Alves Pinto, ex-prefeito de Teixeira de Freitas e ex-deputado federal, faleceu vítima de câncer, no Hospital AC Camargo, São Paulo, onde estava internado há sete dias na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Francistônio teria sido vítima de um erro médico: durante a realização de uma biopsia – retirada de uma amostra do tecido em questão para realização de exames mais detalhados – em uma glândula no intestino, o médico teria perfurado seu esôfago. Esse ferimento serviu de entrada para uma bactéria rara, mediatinite, o que trouxe maiores complicações para o político.

Em uma conversa recente com Ramiro Guedes, colunista e jornalista do jornal O Sollo, Fransistônio desabafou sobre a doença. “Estava lutando contra a morte, Ramirão”! E pelo que ele contou, a luta foi duríssima. Na ocasião, o ex-prefeito estava mais magro, mas muito bem disposto, pronto para continuar lutando, que foi o que sempre fez em sua vida.

 

Trajetória

Francistônio Pinto, 66 anos, nasceu em Felisburgo, no Vale do Rio Jequitinhonha, MG. Contudo, foi adotado pela Bahia, quando ainda muito jovem ajudou a promover a emancipação política do município de Teixeira de Freitas, onde iniciou sua carreira política sendo o segundo prefeito do município, 1988 a 1992. Sete anos mais depois foi eleito deputado federal pela Bahia.

Antes de ser acometido da doença, Fransistônio vivia no Maranhão. Em suas palavras: “Encontrei o meu lugar. Gosto muito daqui, tenho muitos amigos aqui (Teixeira de Freitas), mas meu espaço é lá (Maranhão)”.

O ex-prefeito era viúvo e pouco tempo sofreu a perda de um filho, Tony Pinto, 36 anos, também político, ex-prefeito de Ibirapuã, vítima de afogamento no interior do município de Mucuri.

 

Velório e Sepultamento

O corpo de Francistônio está em translado e chegará a Teixeira de Freitas no início de tarde de hoje, 17, onde será velado do Ginásio Municipal durante toda tarde.

O avião que fez o translado do corpo chegou ao aeroporto de Porto Seguro, aproximadamente às 11h30min e seguiu para Teixeira de Freitas no carro na funerária às 13h:30min.

O sepultamento será amanhã, 18, às 8h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui