Discutir o desenvolvimento do extremo sul, seus arranjos produtivos e necessidades é o objetivo do fórum “Desenvolvimento Regional: oportunidades e desafios para o extremo sul da Bahia”, que acontece no próximo dia 9, no Campus I da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb), em Teixeira de Freitas, com participação do Sebrae. O evento contará ainda com a presença do professor Wilson Alves Araújo, que ministrará a palestra “Desenvolvimento econômico e arranjo produtivo local: uma relação necessária”.
O fórum começa às 19 horas, com convidados especiais, entre eles o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro. A ideia é identificar atividades aglomerativas no extremo sul que contribuam para a geração de emprego renda. A palestra será um aprofundamento do livro publicado por Wilson Araújo, a partir de tese de mestrado, que analisa e critica o desenvolvimento econômico regional. Segundo ele, diante das mudanças no cenário mundial globalizado, os arranjos produtivos locais são a alternativa eficaz para o desenvolvimento social e econômico.
O coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha, acredita que há a necessidade de se estabelecer um novo modelo de desenvolvimento da produção que seja capaz de proporcionar o desenvolvimento social e econômico por meio do aproveitamento das vocações regionais locais. Esse modelo deve se orientar pelas inter-relações empresariais, pela cooperação nos micro, pequenos e médios negócios e pelo acesso a novos mercados.
“A globalização está provocando mudanças em diversos aspectos econômicos e sociais. Diante dessas transformações, e da necessidade de inclusão social, devemos discutir novos modelos produtivos, com base nas vocações regionais que proporcionem o efetivo desenvolvimento econômico e social da nossa região”, avaliou.
Após a palestra, um debate orientado pelo professor Araújo discutirá os problemas e oportunidades enfrentados pela região.
Programação
19h00: Abertura
19h20: Apresentação do Fórum, pela Prefeitura de Teixeira de Freitas e Sebrae
19h40: Palestra: “Desenvolvimento Econômico e Arranjo Produtivo Local – uma relação necessária”, com Wilson Araújo
20h30: Pronunciamento do secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro
21h00: Debate
Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae