Fórum discute desenvolvimento local e turismo com lançamento de livro na Fasb

blank
Fórum de Desenvolvimento Local realizado na Fasb. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na noite desta quinta-feira, 12 de setembro, a Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) sediou o “Fórum de Desenvolvimento Local: oportunidades e desafios para o extremo sul da Bahia”, no auditório do campus I em Teixeira de Freitas.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do livro “Turismo, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente”, de autoria do dr. Wilson Alves de Araújo, pela editora Appris.

blank
Wander Noronha, do Prado,;Flávio Guimarães, de Teixeira de Freitas; Alex Brito, do Sebrae, e o autor do livro, dr. Wilson Araújo

A programação contou com a palestra de abertura, promovida pelo Sebrae, acerca de “MPEs e o turismo no extremo sul da Bahia” e, antes do término, um debate com a participação dos convidados Wander Noronha, Alex Brito e Flávio Guimarães de Pádua, com a mediação do dr. Wilson Alves de Araújo.

blank
Alex Brito, gerente regional do Sebrae

O fórum ofereceu, logo de início, uma apresentação musical com crianças do projeto Dando Corda Paz e Bem. Em seguida, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, trouxe um panorama sobre as oportunidades e desafios dentro do recorte de turismo.

É sempre muito bacana voltar à Fasb como egresso daqui. É sobre essa complexidade que é o turismo que abordamos nessa noite. Agradeço ao Wilson pela oportunidade e à Fasb por estar aqui novamente“, disse Alex.

blank
Palestra central com o dr. Wilson Araújo

Segundo o doutor Wilson Araújo, o ponto de partida para escrever o livro foi o seu compromisso como cidadão e professor vivendo em Teixeira, na região extremo sul, em trazer a ciência como contribuição para o desenvolvimento local.

O que teve um papel fundamental foi o Prodema, que é um programa de doutorado que pude cumprir, em que, ao cinco anos nós identificamos esse tema para uma pesquisa aprofundada, passando por quatro zonas turísticas“, disse  o escritor.

blank
O livro “Turismo, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente” esteve disponível no evento

O livro lançado traz um levantamento sobre os temas citados desde o Prado, na Costa das Baleias, até Morro de São Paulo, na Costa do Dendê.

Esse é um debate que não se esgota. O sentimento é de realização. Essa instituição é muito éria e que propaga o bem-estar das pessoas e já discute esses assuntos. Tive aqui centenas de alunos e a gente compartilha com eles“, completou.

blank
O professor Nelson Mota, diretor-executivo da Fasb

Para o professor Nelson Mota, diretor-executivo da Fasb, “o professor Wilson é uma prata da casa e tem uma história de ligação muito forte com a Fasb. O lançamento coroa um trabalho de longa data feito com dedicação e de forma muito apurada, podendo nos brindar com essa pesquisa“.

A Fasb insere em cada curso a questão ambiental de forma transversal, raciocinando com o enfoque no impacto causado pelo desenvolvimento local. No curso de Direito, há até mesmo disciplina específica sobre.

blank
Os convidados em debate

Wander Noronha, secretário de Turismo do Prado, falou sobre a felicidade do autor em sua linha de pesquisa. Ele esteve acompanhado pelo diretor de Cultura, Eujácio Muniz, e o empresário de hospedagem João Morgado.

É um momento de muita alegria estar junto, podendo colaborar com alguma coisa. Esse livro traz uma grande contribuição para o turismo não só da Costa das Baleias, mas toda Bahia e Brasil“, disse Wander.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães, externou agradecimento a Deus por participar do evento.

Teixeira tem muito a se orgulhar. Não é qualquer cidade que comporta hoje o lançamento de um livro como esse. O nosso turismo é de negócios, é mais desafiador e nosso maior desafio nesse aspecto é nossa infraestrutura e capacitação profissional“, comentou Flávio.

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante a tese e a preocupação c/meio ambiente e sua sustentabilidade atual e futura, o Livro tem indicadores que irá ajudar para dúvidas, coinhecimento e habilidades para alunos,empresariais em todos os segmentos, fantastico!!!!

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui