Fórum discute desenvolvimento local e turismo com lançamento de livro na Fasb

Fórum de Desenvolvimento Local realizado na Fasb. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na noite desta quinta-feira, 12 de setembro, a Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) sediou o “Fórum de Desenvolvimento Local: oportunidades e desafios para o extremo sul da Bahia”, no auditório do campus I em Teixeira de Freitas.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do livro “Turismo, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente”, de autoria do dr. Wilson Alves de Araújo, pela editora Appris.

Wander Noronha, do Prado,;Flávio Guimarães, de Teixeira de Freitas; Alex Brito, do Sebrae, e o autor do livro, dr. Wilson Araújo

A programação contou com a palestra de abertura, promovida pelo Sebrae, acerca de “MPEs e o turismo no extremo sul da Bahia” e, antes do término, um debate com a participação dos convidados Wander Noronha, Alex Brito e Flávio Guimarães de Pádua, com a mediação do dr. Wilson Alves de Araújo.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae

O fórum ofereceu, logo de início, uma apresentação musical com crianças do projeto Dando Corda Paz e Bem. Em seguida, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, trouxe um panorama sobre as oportunidades e desafios dentro do recorte de turismo.

É sempre muito bacana voltar à Fasb como egresso daqui. É sobre essa complexidade que é o turismo que abordamos nessa noite. Agradeço ao Wilson pela oportunidade e à Fasb por estar aqui novamente“, disse Alex.

Palestra central com o dr. Wilson Araújo

Segundo o doutor Wilson Araújo, o ponto de partida para escrever o livro foi o seu compromisso como cidadão e professor vivendo em Teixeira, na região extremo sul, em trazer a ciência como contribuição para o desenvolvimento local.

O que teve um papel fundamental foi o Prodema, que é um programa de doutorado que pude cumprir, em que, ao cinco anos nós identificamos esse tema para uma pesquisa aprofundada, passando por quatro zonas turísticas“, disse  o escritor.

O livro “Turismo, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente” esteve disponível no evento

O livro lançado traz um levantamento sobre os temas citados desde o Prado, na Costa das Baleias, até Morro de São Paulo, na Costa do Dendê.

Esse é um debate que não se esgota. O sentimento é de realização. Essa instituição é muito éria e que propaga o bem-estar das pessoas e já discute esses assuntos. Tive aqui centenas de alunos e a gente compartilha com eles“, completou.

O professor Nelson Mota, diretor-executivo da Fasb

Para o professor Nelson Mota, diretor-executivo da Fasb, “o professor Wilson é uma prata da casa e tem uma história de ligação muito forte com a Fasb. O lançamento coroa um trabalho de longa data feito com dedicação e de forma muito apurada, podendo nos brindar com essa pesquisa“.

A Fasb insere em cada curso a questão ambiental de forma transversal, raciocinando com o enfoque no impacto causado pelo desenvolvimento local. No curso de Direito, há até mesmo disciplina específica sobre.

Os convidados em debate

Wander Noronha, secretário de Turismo do Prado, falou sobre a felicidade do autor em sua linha de pesquisa. Ele esteve acompanhado pelo diretor de Cultura, Eujácio Muniz, e o empresário de hospedagem João Morgado.

É um momento de muita alegria estar junto, podendo colaborar com alguma coisa. Esse livro traz uma grande contribuição para o turismo não só da Costa das Baleias, mas toda Bahia e Brasil“, disse Wander.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães, externou agradecimento a Deus por participar do evento.

Teixeira tem muito a se orgulhar. Não é qualquer cidade que comporta hoje o lançamento de um livro como esse. O nosso turismo é de negócios, é mais desafiador e nosso maior desafio nesse aspecto é nossa infraestrutura e capacitação profissional“, comentou Flávio.

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante a tese e a preocupação c/meio ambiente e sua sustentabilidade atual e futura, o Livro tem indicadores que irá ajudar para dúvidas, coinhecimento e habilidades para alunos,empresariais em todos os segmentos, fantastico!!!!

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui