Formação de ciclone ao sul da Bahia pode trazer até 100mm de chuva por dia

Teixeira recebe volumes de chuva consideráveis nesta sexta (23). Foto: OSollo

A Marinha do Brasil esclareceu por meio de nota à imprensa que há condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone com características subtropicais no Oceano Atlântico, a partir da noite de domingo, 25 de outubro, sobre o norte do estado do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e ao sul da Bahia.

Conforme o texto, as condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais e há a possibilidade de ocorrência de ventos sustentados sobre o mar de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre a noite do dia 25, dias 26 e 27.

O mar também poderá ficar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros.

A convergência de umidade associada à formação da área de baixa pressão sobre o oceano poderá ocasionar chuva intensa, com previsão de acumulados entre 80 mm e 100 mm/dia nos dias 26 e 27 sobre a área marítima mencionada e o litoral adjacente.

A evolução deste cenário para o início da próxima semana será acompanhado e avisos necessários serão emitidos aos navegantes e à população em geral.

Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

O texto é divulgado por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

Se confirmado, esse será o décimo ciclone catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ter o nome de Mani.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui