Robinho, Claudia Oliveira, Raimundinho da JR e Diego Castro são os novos deputados estaduais eleitos do extremo sul da Bahia
Nas eleições do último domingo (02), pela primeira vez na história, o extremo sul baiano terá quatro representantes na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), além de um suplente e de dois deputados federais que estarão representando a região na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O máximo que a região já havia eleito foram três estaduais e três federais. Na atual legislatura, o deputado Robinho está sozinho na ALBA, pois Jânio Natal renunciou em 31 de dezembro de 2020 para assumir a Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Atualmente, são três deputados federais Uldurico Junior (MDB), Ronaldo Carletto (PP) e Valmir Assunção (PT).
Na próxima legislatura 2023-2026, só serão dois deputados federais do extremo sul da Bahia, Valmir Assunção (PT), de Itamaraju, e com o seu domicílio eleitoral no município, reeleito para o seu 4º mandato de federal com 90.148 votos.
E Neto Carletto, também de Itamaraju e com domicílio eleitoral em Eunápolis, eleito pela primeira vez, e na condição de 5º mais bem votado do Estado, o primeiro do seu partido com 164.754 votos.
Os Estaduais
Para a Alba, na próxima legislatura 2023-2026, a região terá quatro deputados estaduais. Carlos Robson Rodrigues da Silva, o “Robinho”, (UB) eleito para o seu 3º mandato com 65.681 votos, sendo que, somente no município de Nova Viçosa, onde foi prefeito duas vezes e a sua esposa Luciana Machado (PP) é a prefeita atualmente, ele recebeu 13.418 votos.
O deputado estadual Carlos Robson “Robinho” disse à imprensa que a chance do extremo sul da Bahia nesta próxima legislatura é bem maior e terá mais força no Estado, porque agora serão quatro representantes trabalhando no mesmo objetivo, de proporcionar investimentos públicos em prol das áreas mais prioritárias dos 21 municípios da região.
“Atualmente, estou sozinho brigando por nossa região, nos próximos quatro anos, eu terei mais três companheiros comigo. A luta será mais confortável e com bem mais chances de conquistarmos grandes vitórias, pois agora não serei apenas um, seremos quatro”.
Pelo extremo sul, foi também eleita deputada estadual, com 49.944 votos, a ex-prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira (PSD), que vai retornar na próxima legislatura a ALBA. Somente na sua cidade, onde foi prefeita duas vezes, foi a mais votada com 16.520 votos. Na cidade do seu esposo Robério Oliveira, Eunápolis, onde foi prefeito três vezes, ela obteve 20.450 votos, também como a mais votada do município.
Porto Seguro elegeu ainda dois outros deputados estaduais. O empresário do ramo de transporte de cargas Raimundo Ramos de Andrade, o “Raimundinho da JR” (PR), foi eleito com 35.188 votos, e somente na sua cidade, em Porto Seguro, obteve 9.239 votos, como o segundo mais votado do município, onde contou com o apoio do prefeito Jânio Natal (PL).
Outro morador de Porto Seguro, eleito deputado estadual foi o jovem advogado Diego Castro Barbosa (PL), de 30 anos, com 33.827 votos. Embora em Porto Seguro ele só tenha tido 827 votos, conseguiu voto na Bahia inteira.
Já o Coronel França, de Teixeira de Freitas, é o 1º suplente do PL na Bahia, pois obteve 33.207 votos.
Fonte: Teixeiranews