Fogo consome Parque Nacional da Chapada Diamantina

A seca que castiga os municípios da Chapada Diamantina começou a causar estragos na região. Fora as perdas constantes de plantações, a população agora passa a temer os incêndios florestais, que continuam sem combate e prevenção. Internautas flagraram, no final da tarde deste sábado (11), labaredas em grandes proporções e que estão consumindo parte do Parque Nacional da Chapada, próximo a Lençóis, na divisa com Palmeiras. Segundo informações, o fogo segue em direção ao Rio Mucugezinho, nas imediações da BR 242.

“Hoje na verdade é o sexto dia de combate, temos muitos brigadistas, tanto contratados do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), quanto voluntários. A situação de combate ao fogo destes homens tem sido desumana, mas precisamos de mais reforços como a ajuda Defesa Civil, helicópteros, aeronaves que jogam água e todo o apoio”, ressalta Carolina Montanari, proprietária de uma pousada na região.

As imagens mostram que a fumaça provocada pelos incêndios já atrapalha a visibilidade dos motoristas e pode provocar acidentes. Espera-se a atuação da Defesa Civil e de órgãos do Governo do Estado para conter os incêndios para não deixar que se espalhe como aconteceu em 2008, com o grande incêndio, que atingiu 31 municípios da região e o fogo destruiu, aproximadamente, 75 mil dos152 mil hectares da mata.


Fonte: Jornal da Chapada

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui